...

...
...

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

O Povo de Deus Escravo no Egito




Nosso encontro de hoje: ÊXODO

No encontro passado terminamos a história de Abraão falando sobre seu filho Isaac. Um dos filhos de Isaac chamado Jacó teve doze filhos. Um deles era José. Seus irmãos tinham inveja de José e resolveram vendê-lo. José foi levado para o Egito. Lá ele foi parar na prisão do rei. Certo dia, o Faraó teve um sonho e José foi chamado para interpretá-lo. A partir daí José ganhou a confiança do Faraó. José passou a ser o administrador do palácio. A família de José estava passando por muitas dificuldades em sua terra. Ao saber disso, José mandou chamar a todos para morar no Egito. A cada dia aumentava o número de descendentes da família de José. Depois que José morreu e todos os seus irmãos, o povo chamado povo de Israel se tornou numeroso e poderoso. O novo faraó ficou com medo que eles se tornassem mais numerosos e poderosos que os egípcios, por isso tomou várias medidas para comandá-los: forçou-os a fazer trabalhos duros como escravos, mandou matar todos os meninos que nascessem e depois mandou que os jogassem no Rio. Nesse período nasceu Moisés.

Com Moisés iniciamos um novo capítulo de nossa história. Moisés foi colocado dentro de uma cestinha no rio. A filha do Faraó encontrou a cestinha com o menino. Sem saber ela o entregou para a mãe do menino e pediu que o criasse para ela. Quando o menino estava crescido, a mãe o entregou e ele foi morar no palácio. A filha do Faraó lhe deu o nome de Moisés. Quando Moisés cresceu, viu seu povo sofrer a escravidão e viu também um egípcio ferir um de seus irmãos hebreus. Moisés o matou e o enterrou. Depois fugiu para não ser morto pelo Faraó. Moisés foi morar. Moisés foi morar num lugar chamado Midiã. Lá ele casou-se. Um dia, quando estava conduzindo o rebanho de seu sogro viu uma chama de fogo no meio de uma sarça que se consumia. Ali Deus pediu a Moisés para libertar o seu povo da escravidão.

Neste encontro, começamos a ver como o Êxodo aconteceu, mas como o tema é muito extenso, vamos continuar o assunto na próxima semana.

No final do encontro as crianças quiseram brincar com o "Moisés" bebê. 😄




































Nenhum comentário:

Postar um comentário