...

...
...

domingo, 10 de setembro de 2023

A Arca de Noé


 O DILÚVIO


Vimos no encontro passado que tudo o que Deus criou é bom. Hoje vamos conhecer um pouco do que aconteceu depois que Deus criou todas as coisas. Mas primeiro vamos entender o que é uma aliança.

Vimos que a aliança representa um compromisso de amor e fidelidade entre duas pessoas que se amam. Assim como duas pessoas se casam, se comprometem a unir suas vidas e caminhar juntas (o uso da aliança é sinal deste compromisso), Deus também fez um.acordo com seu povo para caminhar com Ele. Um acordo é um compromisso entre duas pessoas, no qual cada uma deve fazer a sua parte. Deus fez muitos acordos com o seu povo, que chamamos de alianças.
Quando Deus criou o mundo, Deus fez uma aliança, estabelecendo as leis naturais que regem a criação. Ele também colocou o homem como governador de todos os seres vivos e abençoou a terra. Deus deu bênçãos especiais ao homem mas também avisou do castigo da desobediência. Hoje vamos conhecer a aliança que Deus estabeleceu com Noé, seus descendentes e todos os seres vivos.

Logo após o relato da Criação, o livro de Gênesis nos conta que os seres humanos que foram criados desobedeceram a Deus e um de seus filhos matou o próprio irmão. Este texto nos ensina que o mal entrou no mundo através das escolhas que o ser humano faz. Podemos escolher o bem e o mal. Quando escolhemos o mal escolhemos o pecado.

Encontramos também no livro de Gênesis uma história que traz um grande ensinamento para o povo que fazia o mal. Esta história nos mostra que Deus quer que o ser humano escolha o bem.

Leitura: Gn 6,5-9,17.

A história do dilúvio nos mostra como a maldade dos seres humanos desagrada a Deus. Por isso veio a decisão de acabar com tudo o que criou. Mas no mundo há pessoas que escolhem fazer o mal e outras que escolhem fazer o bem. No texto que vimos, Noé era um homem bom, por isso Deus o preserva juntamente com sua família. O dilúvio não matou a Noé e sua família, pelo contrário, a partir das águas do dilúvio eles começaram uma vida nova. Deus selou então uma aliança com eles e o arco-íris tornou-se o símbolo dessa aliança.

Encerrando, conversamos sobre as atitudes do mundo que eles gostariam que fossem destruídas; Se há alguma atitude deles mesmos que gostariam que fosse destruída ou modificada; Nós somos capazes de achar graça diante de Deus (a importância de se praticar o bem em casa, na escola, na comunidade...); Somos capazes de ser obedientes como Noé foi?; Somos capazes de fazer a diferença no mundo?; E queremos ser essa diferença?

Em seguida, convidei as crianças para ficarem em círculo, numa atitude de silêncio, respirando pausada e profundamente. Motivei-os a se colocarem nas mãos de Deus sempre fiel e que deseja restabelecer sua aliança conosco, por meio de Jesus.

De mãos dadas, repetimos juntos: Meu bom Deus, obrigada por sua fidelidade e seu amor. Quero sentir seu carinho e sua proteção em toda a minha vida. Quero me alegrar com a sua presença e festejar sua bondade. Quero permanecer firme junto do Senhor, pois acredito que o Senhor me ama e me dá o seu amor. Por isso, meu Deus, não quero me separar do Senhor, para que seu amor ilumine sempre a minha vida. Amém.




]






















Nenhum comentário:

Postar um comentário