...

...
...

domingo, 10 de setembro de 2023

Jesus disse: "Façam isto em minha memória."


Hoje o tema do nosso encontro foi EUCARISTIA: "Façam isto em minha memória", mas como estamos no mês vocacional, iniciamos o o nosso encontro rezando pelas vocações e falando mais um pouco sobre esse assunto, que foi tema de encontro anterior. 

Todo ano, sempre no mês de agosto, a Igreja Católica celebra o Mês Vocacional. Dedicado à oração, assim é conhecido o mês de agosto, com reflexões e olhares voltados para as vocações. De domingo a domingo, em forma de oração, a intenção é pedir a Deus que prepare boas pessoas para cumprir e aceitar o chamado de Deus na Terra, tornando o discernimento como algo essencial em nossa vida. Por isso, o mês de agosto é tão importante: é um tempo de esperança e de entendimento sobre o que Cristo quer para a vida de cada um de nós.

Dividida por domingos, a celebração do Mês Vocacional acontece da seguinte forma:

Na primeira semana, são reforçadas as vocações dos diáconos, presbíteros e bispos (ministérios ordenados).

Na segunda semana, são recordadas a vocação do pai, da mãe e dos filhos (da família) e a vocação matrimonial. Nesse caso, em específico, a Pastoral Familiar celebra a Semana Nacional da Família.

Na terceira semana, é lembrada a vocação das pessoas da vida consagrada (aqueles que fazem votos de castidade, pobreza e obediência).

Na quarta semana, a vocação dos cristãos leigos e leigas e seus diversos serviços na comunidade (ministérios não ordenados) são lembrados.

Amanhã, segundo domingo, comemoramos o dia dos pais, então levei a imagem da Sagrada Família, e falei para as crianças sobre o exemplo de paternidade de São José, pai adotivo de Jesus.

Em seguida, passamos para o nosso tema de hoje.

A palavra "memória" (ou memorial) foi a palavra-chave desse encontro. Perguntei: O que significa fazer memória "? (Deixei que respondessem e depois complementei).

Desenvolvendo o tema, disse-lhes a seguir: Jesus deixou muitos exemplos de vida e ensinamentos. Queremos neste encontro lembrar um pedido que ele fez: "Façam isto em minha memória". Quando Jesus fez o pedido? O que estava fazendo? Com quem estava? 

Vejamos os textos bíblicos: Lc 22, 1-20; 1Cor 11,23-26.

Partilhamos a leitura da passagem bíblica e em seguida, cada um montou o recurso sobre a Eucaristia que eu preparei para este momento (hóstia consagrada - ver modelo no final da página). Depois resolvemos as atividades do livrinho.



Finalizando, disse-lhes: Hoje vamos refletimos sobre a Eucaristia, que é um sacramento por meio do qual Jesus fortalece e anima seus discípulos para que consigam cumprir fielmente sua missão. O mesmo Jesus, que confia a nós uma missão, acompanha-nos e fortalece-nos por meio desse sacramento. Por isso, dizemos que a Eucaristia é um alimento que nos traz força e coragem para seguir Jesus.

De mãos dadas, rezamos: "Senhor, aumente nossa amizade. Ajude-nos a viver unidos e amigos, como um verdadeiro grupo de seguidores seus. Aumente nossa comunhão e fortalece nossos laços e fraternidade."

Ainda de mãos dadas, rezamos um Pai-Nosso e uma Ave-Maria.















































































































Copiei essa ideia da página Catequista Curioso. Eu recortei e levei para as crianças terminarem, ou seja, para colorir e montar.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário