...

...
...

terça-feira, 3 de outubro de 2023

Moisés, um dos líderes mais importantes da Bíblia


 

MOISÉS, O LIBERTADOR DE SEU POVO

Hoje nós conhecemos mais um pouco da história de Moisés, um dos líderes mais importantes da Bíblia.

No último encontro, lembramos a história de Abraão, que teve com Sara um filho de nome Isaac. Isaac casou-se com Rebeca e teve dois filhos: Saul e Jacó. Jacó, filho de Isaac, casou-se com Lia e Raquel e teve doze filhos, sendo que quatro desses filhos foi com as escravas de suas esposas.

Jacó gostava muito de seus filhos e tratava a todos com muito carinho. O tempo foi passando, e os filhos foram crescendo. E com o tempo, começaram a surgir encrencas entre os filhos de Jacó. Eles, depois de grandes, começaram a brigar uns com os outros. Discutiam, faziam coisas erradas, falavam mal uns dos outros. Tudo virou uma grande confusão. Só José continuou sendo um bom filho. Jacó gostava muito de José, pois ele era um rapaz muito dedicado, muito responsável e bondoso. É claro que ele gostava dos outros também, mas os outros viviam arrumando confusão, por isso, Jacó confiava mais em José que nos outros, e isso despertou os ciúmes e a inveja dos irmãos, e eles acabaram vendendo José para alguns comerciantes e mentiram para Jacó, dizendo que José havia morrido.

Foi assim que José foi morar no Egito, e depois de ter sido até preso, no final acabou se tornando o governador do Egito. Ele ajudava o faraó em tudo e Deus o abençoava. José vivia feliz. Ele havia entrado no Egito, vendido como escravo pelos seus irmãos, mas superou todas as dificuldades e tornou-se um homem famoso e importante, o mais importante de todo o Egito.
Passado algum tempo, começou a faltar comida no lugar onde Jacó morava. Jacó então pediu aos filhos que fossem ao Egito comprar comida, pois ficou sabendo que lá no Egito havia comida para vender. Foi assim que os irmãos de José o reencontraram. José perdoou os irmãos, e levou toda a família para morar no Egito, terra de muita fartura e sucesso.

E assim a família de Jacó foi morar no Egito. Naquele tempo, o Egito era o melhor lugar do mundo para se viver, a terra onde havia mais fartura, riqueza, liberdade e bem-estar. Mas vejam como é a vida. As coisas mudam com o tempo. E o Egito se tornou um grande pesadelo, um lugar de escravidão. O povo de Deus, sempre em busca de uma vida melhor, agora vai ter que lutar pela liberdade.

Depois que Jacó e sua família se mudaram para o Egito, o povo cresceu muito. Por isto, foi escravizado, sendo obrigado a executar trabalhos pesados e sofrendo muito. O povo orava, pedindo a Deus que o libertasse. O faraó, que não era mais do tempo de José, começou a oprimir o povo hebreu e não queria que as mulheres israelitas tivessem filhos homens, com medo de que eles se tornassem mais fortes do que os egípcios. Deu ordem, então, para que os meninos fossem mortos pelas parteiras, ao nascerem. Foi durante esta opressão que Moisés nasceu, e sua mãe o escondeu durante três meses. Não podendo mais ocultá-lo, colocou o menino num cesto à beira do rio. O cesto foi encontrado pela filha do faraó, que tomou o menino nos braços e o levou para o palácio, criando-o como seu próprio filho. Deu-lhe o nome de Moisés, que significa "salvo das águas".

Quando Moisés cresceu, abandonou o palácio do rei e foi viver com os israelitas. Ajudou-os no trabalho e protegeu-os contra os egípcios. O faraó soube disso e procurava Moisés para matá-lo. Ele, porém, fugiu para um país estrangeiro. Ali cuidava de cordeiros.

Uma vez, Moisés, com seu rebanho, entrou muito pelo deserto. Então lhe apareceu o Senhor numa chama de fogo que saía de uma sarça. A sarça ardia mas não se consumia. Ao aproximar-se para ver o fenômeno, Deus o chamou: "Moisés, Moisés, não te aproximei, tira as sandálias, pois o lugar onde estás é terra santa." Moisés cobriu o rosto e não se atrevia a olhar para Deus.

Moisés foi ao Faraó, rei do Egito, pedir a libertação de seu povo. O Faraó não concordou em deixar o povo partir. Depois de muitos sinais do poder de Deus, chegou o momento da partida do povo hebreu.

No dia marcado para a saída, Deus pede que eles façam uma ceia, matando um cordeiro por família, para alimentar-se, e que usem o sangue para marcar suas portas. Diz ainda que o anjo de Deus passará pelo Egito para manifestar o poder de Deus que salva o oprimido.

Na noite da passagem do Anjo, aconteceu a Páscoa dos judeus. E todos os anos eles ainda comemoram a Páscoa, lembrando a passagem da escravidão do Egito para a liberdade da Terra Prometida.

Saindo do Egito, os hebreus atravessaram o Mar Vermelho e caminharam pelo deserto, permanecendo nele 40 anos. Durante esta caminhada para a Terra Prometida, Deus esteve sempre presente, mas agora, de modo especial, quer fazer aliança com todo o povo, através de Moisés.

Hoje paramos por aqui, vou deixar pra falar sobre a manifestação de Deus no Monte Sinai em outro momento, quando o tema for os Dez Mandamentos.

Em seguida, fizemos as atividades do livrinho, e encerrando, rezamos juntos: "Obrigado, meu Deus, porque o Senhor nos ensina a perdoar sempre. Obrigado, pois o Senhor quer que o nosso coração esteja sempre cheio de paz. Não queremos ficar com raiva de ninguém. Queremos viver em paz com todas as pessoas. Queremos ser bondosos e simpáticos com nossa família. Obrigado, Senhor, por tudo o que aprendemos neste encontro. Amém!"

No final, tivemos bolo com sorvete para festejar os aniversários do mês.


















































Nenhum comentário:

Postar um comentário