...

...
...

domingo, 10 de setembro de 2023

Abraão, o Pai da Fé



Ambiente: Mesa forrada com toalha branca; em seu centro, um crucifixo e uma flor. De um lado, uma Bíblia; de outro, uma vela e apenas o Novo Testamento. Preparei dois círculos de papel crepom: Coloquei um na Bíblia e o outro na vela e no Novo Testamento.


Acolhida e Oração Inicial:

Após a acolhida, rezamos juntos: Senhor, eu quero te entregar a minha vida. Por isso, estou aqui. Sei que o Senhor me ama e quer me ver feliz. Quero te entregar, Senhor, tudo o que sou e tudo o que eu tenho. E quero pedir que o Senhor conduza minha vida sempre no caminho do bem. Amém!


Desenvolvendo o tema:

Após o pecado de Adão e Eva, Deus não abandonou a humanidade, mas prometeu um Salvador. Este Salvador nasceu de um povo especial, formado por Deus.

A Bíblia nos conta que Deus fez uma aliança com um homem chamado Abraão. Este homem foi chamado por Deus a sair de sua terra para que seus filhos formassem um povo numeroso. Assim começa a história do povo de Israel: Abraão aceitou o convite, o chamado de Deus, e caminhou com a sua família até a Terra Prometida.

Nessa etapa, nós vamos conhecer um pouco mais da história desse povo, que viveu antes de Cristo. Com disse, essa história começa com Abraão.

Abraão era caldeu, vivia na cidade Ur, na Caldeia (hoje é a região do Iraque), quando foi chamado por Deus, por volta de 1850 a.C. Em Ur prestava-se culto aos deuses do céu; as divindades eram identificadas com os astros. Cada cidade, e até cada família tinha seu deus protetor. Abraão já tinha idade avançada, mas não tinha filho, pois sua mulher Sara era estéril.

Deus se apresenta a Abraão como o Todo-Poderoso. Abraão sabe por experiência que precisa de Deus. Deus pede a Abraão que ande sempre na Sua presença e seja íntegro. Abraão se prostra diante de Deus. Prostrar-se é sinal de humildade. A pessoa que tem consciência do seu nada se prostra diante do Criador, do Deus Todo-Poderoso. Abraão nada tem para dar a Deus, mas Deus faz uma aliança, um pacto com Abraão.

Promete-lhe dar uma descendência mais numerosa que as areias da praia ou que as estrelas do céu. Como sinal desta aliança, deste contrato, Deus muda o nome de Abrão para Abraão e de Sarai, sua mulher, para Sara (Gn 17).

A Aliança se estende para Isaac, que vai nascer e ser abençoado. Abraão ri da promessa por ser velho: ele tem 99 anos e Sara tem 90 (Gn 17,15-17). Isso significa que eles humanamente falando, não tem mais possibilidade de ter filhos. Mas Deus é o Todo-Poderoso. Abraão acredita. Deus é fiel e cumprirá a promessa. Quando Deus escolhe uma pessoa e faz uma aliança com ela, a vida dessa pessoa se modifica assim que ela aceita e é fiel à aliança feita.

Muito tempo depois Deus pôs Abraão à prova e pediu que ele sacrificasse seu filho Isaac. Abraão foi obediente e o Senhor enviou um anjo que lhe disse para não matá-lo. Deus disse que por causa de sua obediência, Abraão seria abençoado e ele lhe daria uma descendência tão numerosa quanto às estrelas do céu e quanto à areia que está na praia. E assim nasceu o povo de Deus.

Encerrando, rezamos pedindo ao Senhor uma fé e uma fidelidade como a de Abraão.










Nenhum comentário:

Postar um comentário