...

...
...

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

O que é Vocação?


Com muita alegria, acolhi as crianças no nosso retorno, depois de um breve recesso na Catequese, provocando para que dissessem o que fizeram nesse tempo de descanso.

Depois oramos, fazendo preces entregando-nos a Jesus. Depois de cada prece, rezamos juntos: "Receba nossa vida, Jesus!" A seguir, de mãos dadas, rezamos juntos a oração do Pai-Nosso.

Terminada a oração, fizemos uma breve recordação dos nossos encontros anteriores, onde vimos que o Domingo é o Dia do Senhor e aprendemos um pouco sobre a Igreja de Jesus.

Em seguida, anunciei o tema de hoje: Estamos no mês de agosto, mês das vocações. Hoje vamos entender melhor o que é vocação.

Pedi que olhassem o cenário que montamos no chão e perguntei o que elas achavam que ele representa. A seguir, quis saber das crianças o que pensam quando ouvem a palavra VOCAÇÃO.

Conversamos então sobre vocação que é a capacidade ou interesse natural por quaisquer coisas, a disposição natural e espontânea que orienta uma pessoa no sentido de uma atividade, uma função ou profissão; vocação pelo talento: vocação para a música, vocação para o canto, vocação para a escrita... Vocação pela aptidão natural: um médico, por exemplo.

O significado da palavra vocação é bastante amplo e tem sua origem no verbo latino "vocare", que significa "chamar ou chamamento".

Ao depararmos com o termo vocação, geralmente ligamos logo essa palavra com as imagens do padre e freira, ou até mesmo a confundimos com a escolha profissional, porém são duas coisas diferentes.

Precisamos distinguir bem vocação religiosa de vocação profissional, pois não são a mesma coisa, ficando claro que muitos bons profissionais, usando os seus dons, aptidões e talentos contribuem com o seu trabalho digno para o bem da sociedade.

Contei-lhes então a história "A Vocação de Pierre", e conversamos sobre o que foi narrado, quando aproveitei para fazer a distinção entre a vocação e profissão.

No âmbito religioso, vocação quer dizer um chamado de Deus para um trabalho a ser feito na sociedade, no mundo. Trata-se de um chamado que provém da boca daquele que tudo criou pela força de sua Palavra: Deus. Vocação é dizer sim a Deus, pela fé, descobrir o próprio lugar no mundo, na Igreja de hoje e no serviço aos irmãos.
Todos nós temos uma vocação. A vocação é um chamado de Deus. Deus nos chama para a vida e o serviço. Dentro dessa vocação, há chamados específicos, alguns são chamados para a vida religiosa, como os padres, freiras e consagrados, e outros para o casamento e mesmo como leigos a serviço da Igreja, como os catequistas. Cada um recebe um dom e é com ele que vamos realizar nossa missão no mundo.

Quando respondemos ao chamado de Deus estamos colaborando com a construção do Reino. Na Bíblia há muitos chamados: Noé, Abraão, Moisés, Jonas, Samuel, Elis e os apóstolos. Foi Jesus quem chamou os primeiros colaboradores. Pedro era pescador e Jesus convidou-o dizendo: - "Não tenhas medo! Doravante serás pescador de homens." (Lc 5,19)

Mas ao convite de Jesus houve uma resposta de Pedro. Não basta apenas ter uma vocação, ou ser chamado. É necessário dar uma resposta.

No momento das atividades, distribuí os álbuns e entreguei uma figurinha para cada catequizando, explicando-lhes que em cada encontro e a cada missa que participaram, ganharão uma figurinha para colarem no álbum. Aquele que primeiro preencher o álbum ganhará um brinde. Gostaram muito da ideia, ficaram muito animados. (Estou postando abaixo o álbum que copiei do Blog Catequese com Crianças).

Encerramos com uma festinha de boas vindas, quando cantamos parabéns para os aniversariantes presentes.
Nos próximos encontros continuaremos falando sobre o mês das Vocações.
















































Essa ideia do Álbum de Figurinhas, copiei do Blog Catequese com Crianças. Deu muito certo! As crianças ficaram muito animadas! Para cada frequência na Catequese e cada participação nas missas, elas ganhavam uma figurinha. Para a brincadeira ficar mais interessante, eu embaralhava as figurinhas, e quando tiravam repetidas podiam trocar com os coleguinhas. 










































Nenhum comentário:

Postar um comentário