...

...
...

domingo, 10 de setembro de 2023

"Sejam praticantes da Palavra, e não apenas ouvintes."


 Nosso encontro de hoje: SETEMBRO, MÊS DA BIBLIA


Antes mesmo de Jesus nascer, o povo de Israel já procurava viver a Palavra de Deus. Essa Palavra foi escrita e transmitida de geração em geração. Quando Jesus nasceu muitos textos já haviam sido escritos. Depois da morte de Jesus outros foram escritos. Nós chamamos a esses dois conjuntos de textos de Bíblia Sagrada ou Sagrada Escritura.

A Bíblia é o conjunto de livros escritos pelo povo de Israel e pelas primeiras comunidades cristãs, no espaço de muitos séculos.
A Bíblia não é como qualquer outro livro que nós lemos e deixamos de lado. A Bíblia é a Palavra de Deus. Por meio dela Deus fala às pessoas. Quando nós lemos e ouvimos a Palavra de Deus, devemos tentar colocá-la em prática. Na Carta de Tiago, que faz parte da Bíblia, lemos assim: "Sejam praticantes da Palavra, e não apenas ouvintes."

A Bíblia fala do povo escolhido por Deus. A Bíblia nos ajuda a viver conforme o desejo de Deus. Ela nos orienta e nos mostra o caminho de Deus. Ela nos faz compreender nosso passado, ilumina nosso presente e nos apronta para o futuro. A Bíblia é o livro mais conhecido no mundo inteiro.

Usando os recursos visuais, falamos sobre algumas comparações.
1. LÂMPADA:
A Bíblia é como a luz para guiar, orientando-nos no que temos de fazer e escolher. “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra, e luz para o meu caminho”. Salmo 119,105
2. ESPELHO:
A Bíblia pode ser comparada com um espelho onde podemos contemplar o que somos e fazemos. É o que nos diz Tiago em sua carta: “Porque, se alguém é ouvinte da Palavra, e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla num espelho o seu rosto natural”. Tiago 1,23
3. MARTELO:
Assim como o martelo quebra as pedras, os ensinos da Bíblia podem quebrar o pecado nos corações. “Não é a minha Palavra fogo, diz o Senhor, e martelo que esmiuça a pedra?” Jeremias 23,29
4. ÁGUA:
A Bíblia foi comparada a água (Ef 5.25-27). A Bíblia é como a água pura: a água é fonte da vida. Sem água a terra fica deserta e seca. Deus criou a água para dar a vida. "O homem bom é como a árvore que cresce perto da fonte." (Sl 63,2). Como a água tem o poder de limpar, assim também a Bíblia purifica os nossos corações.
5. ESPADA:
Paulo diz que a Palavra de Deus é a espada do Espírito. “Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus.” Efésios. 6,17
6. MEL:
O salmista diz que os ensinamentos da Bíblia são “mais doces do que o mel”. Salmo 19,10
7. SEMENTE:
Jesus comparou a Palavra de Deus à semente (mostrar) que, caindo em terra boa, produz muito fruto (mostrar). A Bíblia é uma semente: Deus semeia a semente de sua Palavra no coração de cada um de nós. Deus não quer que a semente seja semeada e não cresça. Quando ouvimos a Palavra de Deus, ele quer que ela brote e aprofunde suas raízes. (Lc 8,4-15)
8. FOGO:
O Senhor compara a sua Palavra com o fogo: “Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra?” Jeremias 23,29
9. PÃO:
A Palavra de Deus é pão para os famintos: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.” Mateus 4,4
10. LEITE:
A Palavra de Deus é comparada ao leite para aqueles que estão aprendendo de Deus. Hebreus 5,12 - "... ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento.”

Terminada as comparações encontradas na Bíblia, usando plaquinhas, fizemos dois tipos de maratona bíblica:

1. "COM CERTEZA" ou "FALA SÉRIO!";
2. ANTIGO TESTAMENTO ou NOVO TESTAMENTO.

Encerrando, rezamos juntos:
"Meu Deus, a tua Palavra é luz no meu caminho. Derrama, Senhor, sobre mim a água do teu santo Espírito, para que o meu coração se torne solo fértil, para que a tua Palavra nele semeada, germine, crie raízes, cresça e produza muitos frutos. Obrigada, Senhor!"

Em seguida, rezamos uma Ave-Maria lembrando o aniversário da nossa Mãezinha do Céu, celebrado no dia de ontem.







































Nenhum comentário:

Postar um comentário