...

...
...

sábado, 30 de março de 2019

Creio no Espírito Santo, Terceira Pessoa da Santíssima Trindade

Desde os dois últimos encontros estamos refletindo sobre a nossa profissão de fé: o Creio. Já falamos sobre Deus Pai, primeira parte do Creio; sobre Jesus Cristo, filho de Deus Pai (segunda parte); e hoje chegamos à terceira parte, onde professamos a nossa fé na terceira pessoa da Santíssima Trindade: "Creio no Espírito Santo".
Nós cremos em um Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Os três juntos são um único Deus. É a Santíssima Trindade. Quando somos batizados, o batismo é realizado em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
"Deus Pai é o Grande Amante. Tudo o que existe na imensidão do Universo é manifestação do seu amor criador. Deus Filho é o Amado por excelência, a quem o Deus Pai ama desde toda a eternidade. Por último, Deus Espírito Santo é o amor de Deus em pessoa. Ele se manifestou na criação e na vida de Jesus, e continua a se manifestar na vida da Igreja e na nossa própria vida."
Em alguns encontros falamos sobre a ação do Espírito Santo na vida de Jesus e da Igreja. Quis saber das crianças: Vocês se lembram de algumas dessas ações? O Espírito Santo aparece nessas ações como uma pessoa humana como Jesus? Qual é a sua aparência? Como ele é representado?
Deixei que falassem. Em seguida lembramos de várias passagens em que a Bíblia mostra a atuação e as manifestações do Espírito Santo de Deus, no Antigo e no Novo Testamento.
Vimos também no encontro de hoje quais são os símbolos do Espírito Santo. O Catecismo da Igreja nos ensina sobre os símbolos do Espírito Santo (cf par. 694ss). É preciso entender que são apenas símbolos que procuram nos fazer entender a pessoa e a obra do Espírito Santo.
Relembramos os dons do Espírito Santo e falamos sobre os frutos do Espírito Santo.
Vimos que o fruto do Espírito é uma seleção de virtudes produzidas pelo Espírito Santo na vida daqueles que foram feitos novas criaturas. Esse fruto resulta em uma conduta de vida íntegra e de acordo com a vontade de Deus. O fruto do Espírito Santo é descrito pelo apóstolo Paulo em Gálatas 5,22-23.
Encerrando, invocamos o Divino Espírito Santo para que Ele nos ajude a discernir a vontade de Deus, a saber: "o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito" (Rm 12,2).
Roteiro completo deste encontro na página
https://mgathe.blogspot.com/2016/11/creio-no-espirito-santo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário