...

...
...

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Creio no Espírito Santo


Objetivo:

- Entender o que quer dizer a Igreja quando professa: “Creio no Espírito Santo”.


Material:

Cartaz com o Creio, usado nos encontros anteriores, onde está escrito em três cores diferentes as partes do Símbolo Apostólico (verde: Creio em Deus Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra; (azul) e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos; ressuscitou  ao terceiro dia; subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos. (vermelho) Creio no Espírito Santo; na santa Igreja Católica; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna. Amém.


1. Acolhida e Oração Inicial

MÚSICA: Vem, vem, vem, Espírito Santo / Transforma a minha vida, quero renascer / Vem, vem, vem, Espírito Santo / Transforma a minha vida, quero renascer
Quero abandonar-me em seu amor / Encharcar-me em seus rios, Senhor / Derrubar as barreiras do meu coração / Quero abandonar-me em seu amor / Encharcar-me em seus rios, Senhor / Derrubar as barreiras do meu coração.

PREPARAÇÃO: 
Acolha as crianças com alegria, dê-lhes um abraço aconchegante.
Perguntar como foi a semana. Perguntar como foi a celebração dominical da comunidade. 

ORAÇÃO INICIAL:
Rezar juntos: Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra. 
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém!

· Motive algumas crianças a fazerem a oração inicial (pedidos, intenções, agradecimentos…).


2. Recordando o encontro anterior
Vimos que desde o início da Igreja, depois da morte de Jesus, os cristãos se reuniam para rezar. Em suas orações repetiam o que Jesus havia falado para eles.  Eles diziam em que acreditavam. Uma dessas orações muito antigas e importantes dizia quem é Deus é Pai, quem é Jesus Cristo e quem é o Espírito Santo, isto é, o Deus em que os cristãos acreditam. Essa oração chegou até nós hoje e a rezamos principalmente a cada domingo na missa ou na celebração. A chamamos de “profissão de fé”. Também a  chamamos de “credo” ou “creio” para nomear esta oração. O creio é uma oração muito antiga que apresenta o que nós cristãos católicos acreditamos, por isso se tornou a nossa profissão de fé. Professar a fé significa dizer para todos que cremos no que estamos anunciando. Esta oração recebeu o nome de Símbolo apostólico, porque é a herança que os apóstolos nos deixaram. Depois que esta oração já era conhecida e rezada nos primeiros séculos, os representantes dos cristãos se reuniram e fizeram uma nova profissão de fé. Essa profissão de fé é um pouco mais longa e mais explicada. Ela recebeu o nome dos dois lugares onde os cristãos se reuniram para refletir sobre o que acreditavam: Niceia e Constantinopla. Assim, essa oração ficou conhecida como Símbolo niceno-constantinopolitano.
Estamos vendo mais de perto,  desde os dois últimos encontros o Símbolo apostólico. Para começar, vamos lê-lo juntos (apresentar o cartaz e fazer a leitura).

3. Anúncio do tema

Desde os dois últimos encontros estamos refletindo sobre a  nossa profissão de fé: o Creio. Já falamos sobre Deus Pai, primeira parte do Creio; sobre Jesus Cristo, filho de Deus Pai (segunda parte); e hoje chegamos à terceira parte. Nela, professamos a nossa fé na terceira pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo: “Creio no Espírito Santo;”
“Deus Pai é o Grande Amante. Tudo o que existe na imensidão do Universo é manifestação do seu amor criador. Deus Filho é o Amado por excelência, a quem o Pai ama desde toda a eternidade. Por último, Deus Espírito Santo é o Amor de Deus em pessoa. Ele se manifestou na Criação e na vida de Jesus, e continua a se manifestar na vida da Igreja e na nossa própria vida. (Padre Luís González-Quevedo, sj – Blog Catequese Hoje).

Em alguns encontros falamos sobre a ação do Espírito Santo na vida de Jesus e da Igreja. Vocês se lembram de algumas dessas ações? O Espírito Santo aparece nessas ações como uma pessoa humana como Jesus? Qual é a sua aparência? Como ele é representado?
(Deixar que falem).

Ajuda para o catequista:
“No Antigo Testamento, o Espírito - em hebraico ruah (sopro, vento, alma) – manifestou-se como força, energia, princípio de vida e ação. No Novo Testamento, ele se manifestou em plenitude na pessoa de Jesus de Nazaré. 
O livro dos Atos dos Apóstolos é chamado “o evangelho do Espírito Santo”, por narrar a efusão do Espírito em Pentecostes e a expansão da Igreja, por meio da pregação e do testemunho apostólico. Animados pelo Espírito, os Apóstolos davam testemunho de Jesus com toda confiança, liberdade e destemor (em grego, parresia)
A “vida segundo o Espírito” se caracteriza pela liberdade (cf. 2 Cor 3,17). Entre os frutos do Espírito, São Paulo cita, em primeiro lugar, o amor (ágape:Gl 5,22-23). Ele fala também dos diversos carismas que existiam na Igreja primitiva. Os carismas são dons particulares, que Deus concede gratuitamente de acordo com a vocação de cada um, mas São João diz que devem ser examinados “para ver se são de Deus”, pois sempre houve “falsos profetas” (1 Jo 4,1).
Em outros tempos, o Espírito Santo foi chamado de o “Grande Desconhecido”. Mas, nos nossos dias, as Igrejas e comunidades cristãs,  bem como os movimentos apostólicos, redescobriram a sua importância na vida da Igreja. Já os Santos Padres diziam que “onde está a Igreja, ali está também o Espírito de Deus” (Santo Irineu).
O Concílio Vaticano II fala do Espírito Santo como princípio que constrói, anima e vivifica o corpo de Cristo, que é a Igreja. É o Espírito quem garante a fidelidade da tradição e a verdade dos pronunciamentos solenes do magistério. Ele habita na Igreja e nos corações dos fieis (cf. 2 Tm 1,14)."
Padre Luís González-Quevedo, sj – Blog Catequese Hoje).
Quais são os símbolos do Espírito Santo?
Professor Felipe Aquino

“O Catecismo da Igreja nos ensina sobre os símbolos do Espírito Santo (Cf. §694ss). É preciso entender que são apenas símbolos que procuram nos fazer entender a Pessoa e a Obra do Espírito Santo.

A água é um dos símbolos que significa a ação do Espírito Santo no Batismo, pois após a invocação do Espírito Santo ela se torna o sinal sacramental eficaz do novo nascimento: a água batismal significa que nosso nascimento para a vida divina, nos é dado o Espírito Santo. O Espírito Santo é “água viva” que jorra de Cristo crucificado como de sua fonte e que em nós jorra em Vida Eterna.

A unção com o óleo é outro símbolo do Espírito Santo. Na iniciação cristã, ela é o sinal sacramental da confirmação. Cristo (“Messias” no hebraico) significa “Ungido” do Espírito de Deus. Jesus é o Ungido de Deus de uma forma única: a humanidade que o Filho assume é totalmente “ungida do Espírito Santo”. Jesus é constituído “Cristo” pelo Espírito Santo.

O fogo simboliza a energia transformadora dos atos do Espírito Santo. João Batista anunciou o Cristo como aquele que “batizará com o Espírito Santo e com o fogo” (Lc 3,16), esse Espírito do qual Jesus disse: “Vim trazer fogo à terra, e quanto desejaria que já estivesse acesso (Lc 12,49). É sob a forma de línguas “que se diriam de fogo” o Espírito Santo pousa sobre os discípulos na manhã de Pentecostes e os enche Dele. São Paulo diz: “Não extingais o Espírito” (1Ts 5,19).

A nuvem e a luz também são símbolos do Espírito. Estes sinais aparecem nas  manifestações do Espírito Santo desde o Antigo Testamento. A Nuvem, ora escura, ora luminosa, revela o Deus vivo e salvador, escondendo a transcendência de sua Glória: com Moisés sobre a montanha do Sinai, na Tenda de Reunião e durante a caminhada no deserto. O Espírito Santo paira sobre a Virgem Maria e a cobre “com sua sombra”, para que ela conceba e dê à luz Jesus. No monte da Transfiguração, é ele que “sobrevêm na nuvem que toma” Jesus, Moisés e Elias, Pedro, Tiago e João “debaixo de sua sombra”; da Nuvem sai uma voz que diz: “Este é meu Filho, o Eleito, ouvi-o sempre” (Lc 9,34-35). É  essa Nuvem que “esconde Jesus aos olhos” dos discípulos no dia da Ascensão e que o revelará Filho do Homem em sua glória no Dia de sua Vinda.

O selo é um símbolo parecido  com a unção. É Cristo que “Deus marcou com seu selo” (Jo 6,27) e é nele que também o Pai nos marca com seu selo. O selo significa o efeito indelével (inapagável) da unção do Espírito Santo nos sacramentos do batismo, da confirmação e da ordem. Por isso, esses três sacramentos não podem ser repetidos.

A imposição das mãos é usada como símbolo porque é impondo as mãos que Jesus cura os doentes e abençoa as criancinhas. Em nome dele, os apóstolos farão o mesmo. É pela imposição das mãos dos apóstolos que o Espírito Santo é dado. A Igreja conservou este sinal da efusão do Espírito Santo em suas epicleses (invocação) do Espírito Santo na Consagração da Missa.

O dedo é um símbolo do Espírito porque “É pelo dedo de Deus que (Jesus) expulsa os demônios.” A Lei de Deus foi escrita em tábuas de pedra “pelo dedo de Deus” (Ex 31,18), a “letra de Cristo”, entregue aos cuidados dos apóstolos” é escrita com o Espírito de Deus vivo não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, nos corações” (2Cor 3,3). O hino “Veni, Creator Spiritus” (Vem, Espírito criador) invoca o Espírito Santo como “dedo da direita paterna”.

A pomba é outro belo símbolo do Espírito. No fim do dilúvio a pomba solta por Noé volta com um ramo novo de oliveira no bico, sinal de que a terra é de novo habitável. Quando Cristo volta a subir da água de seu batismo, o Espírito Santo, em forma de uma pomba, desce sobre Ele e sobre Ele permanece. Em algumas igrejas, as Hóstias são conservadas em um recipiente metálico em forma de pomba (o columbarium) suspenso acima do altar.”


4. Leitura da passagem bíblica: At 2, 1-13

Compreendendo o texto:

- O que a Palavra de Deus fala para mim, para nós?
No texto que acabamos de ouvir, o Espírito Santo é o personagem principal. Ele aparece a partir de um ruído como se fosse um vento forte, em forma de línguas de fogo e as pessoas que estavam ali reunidas, que eram de locais diferentes e de línguas diferentes começaram a se entender. Em outros textos como no batismo de Jesus aparece em forma de pomba. São todas imagens que mostram como o Espírito Santo é a força de Deus e que ninguém pode prendê-lo. Essa força age nas pessoas e faz com que a Igreja tenha a coragem de seguir a Jesus e a viver como ele viveu.
Nós cremos em um Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Os três juntos são um único Deus. É a Santíssima Trindade. Quando somos batizados, o batismo é realizado em nome do Pai. Do Filho e do Espírito Santo.
O Espírito Santo sempre esteve presente: na criação do mundo; na vida pública de Jesus e continua presente na vida da Igreja.

5. Oração Final e Encerramento:
·    Resposta à Palavra
   - O que a Palavra de Deus me leva a dizer a Jesus, a Deus?
É importante incentivar as crianças a falar com Jesus (em casa e no encontro), propondo também orações espontâneas.
·   Invoquemos o Divino Espírito Santo, para que Ele nos ajude a discernir a vontade de Deus, a saber, “o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito” (Rm 12,2).


Oração ao Divino Espírito Santo

(Cardeal Verdier)


Ó Espírito Santo,

Amor do Pai e do Filho!

Inspirai-me sempre aquilo que devo pensar, aquilo que devo dizer, como eu devo dizê-lo, aquilo que devo calar, aquilo que devo escrever, como eu devo agir, aquilo que devo fazer, para procurar a Vossa glória, o bem das almas e minha própria santificação.

Ó Jesus, toda a minha confiança está em Vós.Ó Maria, Templo do Espírito Santo, ensinai-nos a sermos fieis àquele que habita em nosso coração. Amém!

ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO






































ENSAIANDO PARA A COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA...












Nenhum comentário:

Postar um comentário