PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS - XERÉM (RJ)

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS - XERÉM (RJ)
"Como são amáveis tuas moradas, Senhor dos Exércitos!"

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Coroação de Nossa Senhora - Maio de 2013




     No mês de maio deste ano, fizemos uma bela Coroação de Nossa Senhora, em nossa Comunidade! Foi na última terça-feira do mês. Chovia muito! Eu disse para os pequeninos que era chuva de graça! Como sempre, não consigo participar da missa, pois tenho que ficar com as crianças, preparando tudo para o momento da Coroação. O salão paroquial  não fica distante da igreja, mas temos que andar fora da cobertura um trechinho para chegar até lá. E como disse, chovia torrencialmente! 
     Fiquei apreensiva, pensando como chegaríamos até lá, debaixo de toda aquela chuva! Faltavam poucos minutos para o início da coroação e, de repente, a chuva parou. Eu  já devia saber que Nossa Senhora estava na frente de tudo e não nos deixaria na mão! rsrs 
    Agora vou falar um pouquinho sobre o tema da coroação. Eu já havia visto num blog de uma catequista uma sugestão para coroação que falava em meninas vestidas de Maria com denominações diferentes. Gostei da ideia, por imaginar que ficaria muito lindo, mas principalmente porque vislumbrei a oportunidade de ensinar para quem não sabia, que  Maria é chamada carinhosamente por muitos nomes, pelas aparições e por outras razões, mas que é a mesma Mãe de Deus e nossa Mãe.  Isso  meus catequizandos sabem, pois sempre falei disso para eles. Pode parecer absurdo, mas muita gente  não sabe disso!  Muitas vezes percebi que existem pessoas que pensam se tratar de santas diferentes. Já ouvi adulto dizendo que simpatiza, por exemplo, por Nossa Aparecida e que Nossa Senhora de Lourdes não lhe diz nada! rsrs
     Foi engraçado que, ao escolher os mantos e as roupas das meninas, pensando estar preparando a roupa de Nossa Senhora de Fátima, eu acabei vestindo uma menina com a característica da imagem do Imaculado Coração de Maria. E só descobri o equívoco quando o padre, ao terminar a coroação, foi identificando cada uma, e indicou a que eu pensava ser Nossa Senhora de Fátima, como sendo Imaculado Coração de Maria. Não sei porque, não me liguei que Nossa Senhora de Fátima não tinha o detalhe do coração!  Não consegui entender porque cometi um engano tão bobo! Parecia que eu estava cega!  A roupa ficou linda,  mas igualzinha a da imagem do Imaculado Coração de Maria! Só posso pensar que  Nossa Senhora quis que fosse assim!  E acabou ficou tão lindo, muito melhor do que eu havia pensado!
     Estou postando o vídeo, onde dá para ver quase tudo, mas para não haver dúvidas, vou digitar todo o roteiro da Coroação.


          ,




                                               COROAÇÃO DO MÊS DE MAIO DE 2013

                          "TODAS AS NOSSAS SENHORAS SÃO A MESMA MÃE DE DEUS"


  • Convidei seis meninas para representarem Nossa Senhora (Nossa Senhora de Fátima que, como disse, acabou sendo Imaculado Coroação de Maria, Nossa Senhora Aparecida,  Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Lourdes e Nossa Senhora da Rosa Mística.
  • Seis  anjos: quatro levavam cestinhos com pétalas e os demais levavam terços, lírios brancos e rosas. 
  • Dois adolescentes para recitar os versos da música "Todas as Nossas Senhoras", do Roberto Carlos.
  • Figurino:   Pode ser visto nas fotos abaixo (a partir da foto 7,  porque nas fotos anteriores,  as meninas ainda não estavam vestidas com os mantos).


ENTRADA DAS CRIANÇAS 

  • Iniciar a música Ave Maria (instrumental).
  • Entram os anjos, dois a dois, que irão subir ao altar e se posicionar ao redor da imagem que será coroada (como apareceu mais uma criança querendo ser anjo, acabei ficando com sete anjos, então a coloquei por último, levando uma rosa).
  • Os adolescentes iniciam a leitura da mensagem.
  • Quando os anjos estiverem quase chegando ao altar, entram as meninas, uma a uma, bem devagar. Cada uma, ao chegar ao degrau que antecede  o altar, vai se posicionando, ficando de frente para a comunidade.
  • Terminada a leitura da mensagem, os adolescentes sobem ao altar e se posicionam para iniciar a coroação. A seguir, as meninas vestidas de Maria também sobem e ficam um pouco afastadas dos anjos, uma ao lado da outra, três de um lado e três do outro.


COROAÇÃO

  • Inicia-se a coroação com a parte final da música "Perfeito foi quem te criou".


FINAL

  • Música "Imenso Amor", da Banda  Dominus.
  • As crianças saem, na mesma ordem que entraram. Os rapazes que coroaram Nossa Senhora saem por último.



                                       NO SALÃO PAROQUIAL, NOS PREPARANDO
                                       PARA A COROAÇÃO.

(foto 1)

(foto 2)

(foto 3)

(foto 4)

(foto 5)



NO HALL DA IGREJA, NOS PREPARANDO PARA A ENTRADA


(foto 6)

(foto  7)

(foto 8)

(foto 9)

(foto 10)

(foto 11)

(foto 12)




                                                       MOMENTO DA COROAÇÃO


(foto 13)

(foto 14)

(foto 15)


ORAÇÕES FINAIS,   JUNTO  COM  O 
NOSSO  PÁROCO, PADRE VANILDO


(foto 16)

(foto 17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário