...

...
...

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

A Palavra de Deus na Vida da Igreja


    Já na Pré-Catequese, apresentei a Bíblia Sagrada para os pequeninos. Poucos tinham a Bíblia, até porque nessa  fase não é cobrado isso deles. Porém, fui percebendo o interesse dos catequizandos  em manusear a Palavra de Deus. E o mais interessante, é que eles manifestavam a vontade de ter uma Bíblia igual à minha, não a de crianças.
    Então tive uma ideia. No aniversário das crianças, eu as presenteava com uma Bíblia.  Enquanto não chegava a vez de ganhar a sua, aquele que não tinha lia com o coleguinha. Hoje todos já possuem a Bíblia.
    Quando tomei essa iniciativa, fiquei em dúvida se já era o momento certo de iniciar com eles a descoberta do Livro Sagrado. Hoje, tenho certeza que podemos fazer isso, já na fase inicial, pois o resultado foi muito bom. Agora, já na Catequese, todos sabem procurar os livros, os capítulos e versículos.
    Em todos os nossos encontros tem o momento da leitura. É um problema sério! Todos querem ler! Então, eu faço assim: lê aquele que não leu na semana passada, aquele que não falta  à Catequese ou o que está faltando muito e assim por diante. O critério que uso depende muito daquilo que penso rapidamente (creio que é inspiração do Espírito Santo! rsrs). Mas, no final, dá tudo certo,  pois todos sabem que terão o seu momento de fazer a leitura.
   Sempre digo que uma das coisas que mais me deixam feliz na Catequese, é ver os meus catequizandos lendo a Bíblia, comentando os textos com a maior desenvoltura e, a cada dia, mais apaixonados pela Palavra de Deus.

    Já falei  sobre a Bíblia com os pequeninos, em diversas ocasiões. Sendo esse mês dedicado à Bíblia, separei algum material que usei em encontros passados,  para postar aqui no meu blog.





Objetivo:
  • Conhecer e entender o significado da Bíblia para nós, cristãos.


Ambiente:  Bíblia, flores, toalha e vela.

Recursos:   Potinhos em formato de coração (pode ser de Danoninho); terra; sementes.



1. Acolhida e Oração

      
  •  Acolher os pequeninos com muita alegria.
  • Iniciar o encontro, cantando com alegria a música Reunidos Aqui
                 Reunidos aqui, só pra louvar o Senhor (mãos para o alto)
                 Novamente aqui, em união (segurar as mãos dos colegas)
                            Algo bom vai acontecer (sinal positivo)
                     Algo bom Deus tem para nós (apontar para o céu)
                Reunidos aqui, vou abraçar os irmãos (abraçar os colegas)
  • Terminada a música, acalmar as crianças para oração.
  • Motivar: Hoje vamos falar sobre algo "muito precioso, muito poderoso, que ilumina o nosso caminho mais que a lua e as estrelas e é  mais doce que um favo de mel". Vamos conhecer um pouco mais sobre a Bíblia, sobre a Palavra de Deus, que nos revela todo o amor de Deus, que é nosso Pai e nos ama muito. 
  • Vamos iniciar, invocando o Espírito Santo, para que nos ilumine, que nos dê sabedoria para saber ouvir, entender e acolher no coração a Palavra do Senhor (entregar a cada um a oração Vinde Espírito Santo ...)
  • Terminada a oração, cantar uma música apropriada para o tema.
       

2. Introdução:


     Além da criação, Deus fala conosco na história e nos acontecimentos  de nossa vida. Deus fala conosco também por meio de sua Palavra deixada nos livros da Bíblia. Deus fala conosco continuamente. Ele quer nos acompanhar em nossa vida.

      Para começar a entender, vou contar uma historinha:


3. História: A Carta


     Seu Antônio enviou uma carta ao seu filho Zé, que foi viver em outra cidade, para trabalhar. Mas, quando o carteiro lhe entregou a carta, Zé estava assistindo ao jogo de futebol, na televisão. Deixou a carta sobre o armário e lá a esqueceu. Ele só se lembrou de seu pai meses depois, quando ao arrumar o armário, encontrou a carta.

    Assim mesmo acontece na nossa vida. Nós recebemos a carta de Deus, nosso Pai. Recebemos com alegria, mas os negócios da vida nos fazem guardá-la no armário. E a poeira toma conta e deixamos sem resposta a carta de Deus.

     Isso mesmo. A Bíblia é também uma carta. Uma Carta de Amor de Deus aos homens. Por isso dizemos que a Bíblia é a Palavra de Deus,  pois ela contém as principais mensagens que o Senhor quer nos ensinar.

    A palavra Bíblia vem do grego = (Bíblia-pl. de biblíon). Por isso não é um livro, mas uma coleção de livros (setenta e três), que nos revelam a mensagem de Deus.

      A Bíblia é formada de:
  • Antigo Testamento - Conta a criação do mundo e a História do povo de Deus, antes do nascimento de Cristo. Contém quarenta e seis livros.
  • Novo Testamento - Narra a vida de Jesus, dos Apóstolos e o início da Igreja. Contém vinte e sete livros.
    Como disse, a Bíblia é uma Carta, escrita por diversos autores, mas inspirada por Deus. Sendo assim, devemos lê-la sempre para saber o que Deus quer de nós.


4. Desenvolvendo o tema


     A Bíblia não é como qualquer outro livro que nós lemos e deixamos de lado. A Bíblia é a Palavra de Deus. Por meio dela, Deus fala às pessoas. Quando nós lemos e ouvimos a Bíblia, devemos tentar colocá-la em prática. Na Carta de Tiago, que faz parte da Bíblia, lemos assim: "Sejam praticantes da Palavra, e não apenas ouvintes."

     A Bíblia fala da história do povo que foi escolhido por Deus. A Bíblia nos ajuda a viver conforme o desejo de Deus. Ela nos orienta, nos ensina e nos mostra o caminho de Deus. A Bíblia é o livro mais conhecido no mundo inteiro.

       Podemos fazer algumas comparações:
  • A Bíblia é como uma lâmpada: quem ouve e lê a Palavra de Deus, será ajudado na sua caminhada de vida. O livro de Apocalipse chama Jesus "lâmpada de Jerusalém celeste" (Ap 21,23). Se você aceita a Palavra de Deus, ficará sendo luz de unidade para os outros.
  • A Bíblia é como a água pura: a água é fonte da vida. Sem água a terra fica deserta e seca. Deus criou a água para dar a vida. O homem bom é como a árvore que cresce perto da fonte (Sl 63,2).
  • A Bíblia é como a chuva: quando a chuva cai sobre a terra, ela não volta sem deixar um sinal. Do mesmo modo a Palavra de Deus. Quando você deixa a Palavra de Deus entrar no seu coração, os seus sentimentos bons reflorescem. Você faz o bem rezando: "Ó Deus, minha alma tem sede de ti; minha carne te deseja com ardor, como a terra seca esgotada e sem água" (Sl 63,2).
  • A Bíblia é uma semente: Deus semeia a semente de sua Palavra no coração de cada um de nós. Deus não quer que a semente seja semeada e não cresça. Quando ouvimos a Palavra de Deus, ele quer que ela brote e aprofunde suas raízes. Vamos ver como Jesus nos explica isso?

     Vamos acolher, com alegria, a Palavra de Deus.

    O catequista entroniza a Bíblia, passando na frente de cada catequizando para que coloquem a mão sobre ela e façam o sinal da cruz, enquanto cantam o refrão:

                                                         Em vim para escutar
                                                     Tua Palavra, tua Palavra,
                                                        Tua Palavra de amor.

4.  Leitura: Lc 8,4-15


    (Terminada a leitura, colocar a semente na terra, no potinho em formato de coração e passar a mensagem da Palavra).

    A Palavra de Deus é como a semente que o semeador saiu para semear. Se o nosso coração for terra boa, a Palavra de Deus que é amor a ele, aos irmãos, a nós mesmos e ao mundo que ele criou.


6.  Atividades:


     Preparar uma folha para cada um, com as seguintes perguntas:

     1) O que é a Bíblia?
     2) Quantas partes tem a Bíblia?
     3) Quantos livros contém cada parte?


7.  Oração Final e Encerramento:

  • Todos juntos rezarão: "Meu Deus, a tua Palavra é luz no meu caminho. Derrama, Senhor, sobre mim a água do teu santo Espírito, para que o meu coração se torne solo fértil, para que a tua Palavra nele semeada, germine, crie raízes, cresça e produza muitos frutos. Obrigada, Senhor!
  • Em seguida, rezar uma Ave-Maria.






Fontes:
  • Bíblia Sagrada
  • Livro Caminhando com Jesus - 2º ano, de Gabriel Benedito e Issaac Chalita (Ed. Santuário)









              





Nenhum comentário:

Postar um comentário