...

...
...

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Dinâmica: A graça santificante do Batismo

Já falei sobre o Batismo com as crianças, na Pré-Catequese. Levei uma boneca vestida com roupa branca, vela, água, óleo, uma túnica branca e uma faixa imitando a estola do padre. Perguntei quem queria ser o padre, os pais e os padrinhos. Definidos os personagens, simulamos um Batismo. 
   
Foi muito legal! As crianças amaram! As que participaram do encontro lembram da brincadeira até hoje! 

Hoje eu vou postar uma dinâmica muito interessante, que encontrei na Internet, e que apliquei num encontro recente, em que falei aos pequeninos sobre os Sacramentos. 




Material para a dinâmica: Iodo ou Povidini;  água sanitária ou cloro; água; uma vasilha transparente e bonequinho feito de papel branco, preso a um palito grande.

Como desenvolver a dinâmica:

Na vasilha transparente, colocar um pouco de água e diluir algumas gotas de iodo até a água ficar escura. Reserve.
Relembrar a história da criação, de como Deus criou os nossos primeiros pais.  Explicar que,  por causa da desobediência deles, entrou o pecado no mundo e, por isso, nascemos com a mancha do pecado.
Peça às crianças para observarem como a água está escura. Mergulhe o bonequinho na vasilha. O bonequinho fica manchado.  Mostre o que o pecado de nossos primeiros pais nos causaram. A seguir, coloque um pouco de água sanitária na água escura e o que acontece? A mistura faz a água escura ficar clarinha como antes. Mergulhe novamente o bonequinho nessa água e ele ficará limpinho.
Explicar que é isso que o Batismo nos faz; ele apaga totalmente a mancha do pecado original e nos faz filhos de Deus. 
Lembrar que o Batismo é único, que não devemos em hipótese alguma pedir novamente o Batismo em qualquer outra doutrina.



                         
Continue explicando que:

"O Batismo nos concede a graça do novo nascimento em Deus Pai por meio do seu Filho no Espírito Santo."

"O Santo Batismo é o fundamento de toda a vida cristã e a porta da vida no Espírito. Pelo Batismo somos  libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus; tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de sua missão."

Na água e no Espírito Santo, recebemos o dom da vida nova. Aquele que é mergulhado nas águas do Batismo, ressuscita com Cristo para um vida nova. O Batismo apaga o pecado original e qualquer outro pecado atual, se houver, e nos faz renascer, não como simples criaturas de Deus, mas como filhos adotivos de Deus.

Os homens todos são criaturas de Deus, os batizados são filhos, herdeiros do Céu.

"Quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus."   (Jo 3,5).

O padre batiza, derramando água na cabeça do batizando, como sinal de fonte de Graça. E pronuncia a forma do Batismo: "Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo."

O Batismo nos torna: Filhos de Deus, irmãos de Jesus, membros da Igreja, morada do Espírito Santo, herdeiros do céu!



       

7 comentários:

  1. 14. Mas Jesus lhes ordenou: “Deixai vir a mim as crianças, não as impeçais, pois o Reino dos céus pertence aos que se tornam semelhantes a elas”.
    (Mateus, 19)
    Criança é inocente, o batismo vem depois do conhecimento da palavra e a pessoa se arrepende...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse de fato era o de João Batista, mas, somos cristãos e NÃO Batistas...

      Excluir
  2. O Catecismo da Igreja Católica, em seus números 1250 e seguintes, explica claramente o motivo pelo qual a Igreja tem o costume de batizar as crianças, mesmo das que não chegaram à idade da razão:

    "Por nascerem com uma natureza humana decaída e manchada pelo pecado original, também as crianças precisam do novo nascimento no Batismo, a fim de serem libertadas do poder das trevas e serem transferidas para o domínio da liberdade dos filhos de Deus, para a qual todos os homens são chamados. A gratuidade pura da graça da salvação é particularmente manifesta no Batismo das crianças. A Igreja e os pais privariam então a criança da graça inestimável de tornar-se Filho de Deus se não lhe conferissem o Batismo pouco depois do nascimento." (1250)

    ResponderExcluir