...

...
...

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Coroação de Nossa Senhora - Mês de Maio de 2012

    

     Que pena que não consegui fazer o upload do vídeo! Vou continuar tentando e, se conseguir, edito este texto para  incluí-lo. Mas vou explicar direitinho tudo que fizemos na Coroação, no mês de maio do ano passado.




    Para a entrada das crianças, escolhemos o canto "Mãezinha do Céu" e para a coroação, a música "Coroação da Virgem Maria", de Maria Sandenberg.  A escolha da música Mãezinha do Céu, foi pensando em resgatar os cantos que nossas mães nos ensinavam quando pequenos, e que hoje muitas crianças não conhecem mais. 

      Convidar quatro crianças para a coreografia do andor; uma para levar o manto; uma ou duas para as rosas, para os ramos de lírios brancos, para os ramos de oliveira e para o terço; e uma para o cetro. A coroa já pode ficar próxima à imagem para o momento da coroação. 

     Todas as crianças ficam na porta da igreja, já preparadas para a entrada. Quatro crianças ficam à frente, duas a duas,  segurando cada uma um lenço de tecido bem fininho, tipo voal, para fazer a coreografia do andor. Atrás deles, uma outra criança leva o manto. Atrás dessa criança com o manto, seguem em fila dupla: as que levam as rosas; as dos ramos de lírios; as das folhas de oliveira; as dos terços e finalmente, sozinha, a que leva o cetro de rainha. 

    Inicia a música "Mãezinha do Céu" e as crianças entram bem devagar. As quatro da frente se antecipam, deixando uma distância entre elas e a menina que entra com o manto.

     A menina do manto pára  e deixa que os quatro se aproximem do altar. Os que vem atrás, fazem o mesmo. Ficam todos no corredor, enquanto cantam o "Mãezinha do Céu". Terminada o canto da entrada, inicia a música "Coroação da Virgem Maria".

  • Antes do altar, abaixo dos degraus, as quatro crianças que levam os lenços nas mãos, começam a coreografia. Iniciado o primeiro verso, elas levantam os lenços, imitando um andor feito de  nuvens brancas, e circulam no espaço antes dos degraus de subida do altar. Terminado o primeiro verso, eles voltam à posição anterior e sobem ao altar, ficando ao redor da imagem de Nossa Senhora.
  • A menina (ou menino) que leva o manto se adianta e fica no lugar onde estavam os quatro.  Iniciado o segundo verso, ela também gira, mostrando para a assembléia o manto que está levando. Terminado o segundo verso, ela sobe para o altar, e se posiciona para a coroação.
  • A seguir, seguindo o mesmo esquema, entram as duas meninas com as rosas. Elas giram e voltam à posição inicial. Terminado o verso que fala das rosas, elas também sobem para o altar e se juntam às demais crianças. E assim, todas as outras, que entram em duplas.
  • No final, entra a criança que leva o cetro. Iniciado o verso, ela gira, mostra o que leva e sobe para o altar e se junta aos demais.
  • Todos posicionados ao redor da imagem, com o último verso, coroa-se Nossa Senhora. Pode coroar, a mesma menina que entrou com o manto. 

          Letra da Música: "Coroação da Virgem Maria", de Maria Sardenberg

  1. Num andor de nuvens brancas, queremos te carregar. Rainha dos Anjos para te coroar. (Usei a coreografia dos lenços para imitar o andor de nuvens brancas).
  2. Num manto de céu azul, queremos te agasalhar. Rainha dos apóstolos, para te coroar. 
  3. Com rosas sob teus pés, queremos te perfumar. Rainha dos mártires, para te coroar.
  4. Com ramos de lírios brancos, queremos te circundar. Rainha das Virgens, para te coroar.
  5. Com folhas de oliveira, o altar vamos enfeitar. Rainha da paz, para te coroar. (Usei folhas de outra planta, parecidas com as folhas de oliveira, pois essa árvore não é comum em nossa região).
  6. Centenas de ave-marias, sorrindo vamos cantar. Rainha do Rosário, para te coroar.
  7. Um cetro de amor perfeito, queremos te entregar. Rainha do céu, da terra, para te coroar. (Fiz o cetro com um pedaço de madeira roliço e um bolinha de isopor. Cobri a bolinha de isopor com glitter e o pedaço de madeira com papel dourado. Ficou muito parecido com um cetro.)
  8. Recebe esta coroa, Rainha de todos os homens. Rainha do mês de maio, Maria Virgem, Maria Luz. E dá-nos a tua bênção, Maria, Divina Mãe. Nos somos todos teus filhos, Mãe nossa, Mãe de Jesus!


Josiane foi uma das crianças  que  fizeram
 a coreografia que lembra o andor (foto 1).

(foto 1)


                                                              Kailane e Kaiky  (foto 2) 

(foto 2)

                                               Kaiky, Giovani, João Victor e Kailane (foto 3) 

(foto 3)


                                                                      Kaiky (foto 4)

(foto 4)







3 comentários:

  1. Faremos da mesma forma neste 12 de Outubro aqui em nossa Paróquia, em Piedade-SP.
    Pensei a mesma coisa, só não imaginava como fazer um cetro.
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir