Que pena que não consegui fazer o upload do vídeo! Vou continuar tentando e, se conseguir, edito este texto para incluí-lo. Mas vou explicar direitinho tudo que fizemos na Coroação, no mês de maio do ano passado.
Para a entrada das crianças, escolhemos o canto "Mãezinha do Céu" e para a coroação, a música "Coroação da Virgem Maria", de Maria Sandenberg. A escolha da música Mãezinha do Céu, foi pensando em resgatar os cantos que nossas mães nos ensinavam quando pequenos, e que hoje muitas crianças não conhecem mais.
Convidar quatro crianças para a coreografia do andor; uma para levar o manto; uma ou duas para as rosas, para os ramos de lírios brancos, para os ramos de oliveira e para o terço; e uma para o cetro. A coroa já pode ficar próxima à imagem para o momento da coroação.
Todas as crianças ficam na porta da igreja, já preparadas para a entrada. Quatro crianças ficam à frente, duas a duas, segurando cada uma um lenço de tecido bem fininho, tipo voal, para fazer a coreografia do andor. Atrás deles, uma outra criança leva o manto. Atrás dessa criança com o manto, seguem em fila dupla: as que levam as rosas; as dos ramos de lírios; as das folhas de oliveira; as dos terços e finalmente, sozinha, a que leva o cetro de rainha.
Inicia a música "Mãezinha do Céu" e as crianças entram bem devagar. As quatro da frente se antecipam, deixando uma distância entre elas e a menina que entra com o manto.
A menina do manto pára e deixa que os quatro se aproximem do altar. Os que vem atrás, fazem o mesmo. Ficam todos no corredor, enquanto cantam o "Mãezinha do Céu". Terminada o canto da entrada, inicia a música "Coroação da Virgem Maria".
- Antes do altar, abaixo dos degraus, as quatro crianças que levam os lenços nas mãos, começam a coreografia. Iniciado o primeiro verso, elas levantam os lenços, imitando um andor feito de nuvens brancas, e circulam no espaço antes dos degraus de subida do altar. Terminado o primeiro verso, eles voltam à posição anterior e sobem ao altar, ficando ao redor da imagem de Nossa Senhora.
- A menina (ou menino) que leva o manto se adianta e fica no lugar onde estavam os quatro. Iniciado o segundo verso, ela também gira, mostrando para a assembléia o manto que está levando. Terminado o segundo verso, ela sobe para o altar, e se posiciona para a coroação.
- A seguir, seguindo o mesmo esquema, entram as duas meninas com as rosas. Elas giram e voltam à posição inicial. Terminado o verso que fala das rosas, elas também sobem para o altar e se juntam às demais crianças. E assim, todas as outras, que entram em duplas.
- No final, entra a criança que leva o cetro. Iniciado o verso, ela gira, mostra o que leva e sobe para o altar e se junta aos demais.
- Todos posicionados ao redor da imagem, com o último verso, coroa-se Nossa Senhora. Pode coroar, a mesma menina que entrou com o manto.
Letra da Música: "Coroação da Virgem Maria", de Maria Sardenberg
- Num andor de nuvens brancas, queremos te carregar. Rainha dos Anjos para te coroar. (Usei a coreografia dos lenços para imitar o andor de nuvens brancas).
- Num manto de céu azul, queremos te agasalhar. Rainha dos apóstolos, para te coroar.
- Com rosas sob teus pés, queremos te perfumar. Rainha dos mártires, para te coroar.
- Com ramos de lírios brancos, queremos te circundar. Rainha das Virgens, para te coroar.
- Com folhas de oliveira, o altar vamos enfeitar. Rainha da paz, para te coroar. (Usei folhas de outra planta, parecidas com as folhas de oliveira, pois essa árvore não é comum em nossa região).
- Centenas de ave-marias, sorrindo vamos cantar. Rainha do Rosário, para te coroar.
- Um cetro de amor perfeito, queremos te entregar. Rainha do céu, da terra, para te coroar. (Fiz o cetro com um pedaço de madeira roliço e um bolinha de isopor. Cobri a bolinha de isopor com glitter e o pedaço de madeira com papel dourado. Ficou muito parecido com um cetro.)
- Recebe esta coroa, Rainha de todos os homens. Rainha do mês de maio, Maria Virgem, Maria Luz. E dá-nos a tua bênção, Maria, Divina Mãe. Nos somos todos teus filhos, Mãe nossa, Mãe de Jesus!
Josiane foi uma das crianças que fizeram
a coreografia que lembra o andor (foto 1).
(foto 1) |
Kailane e Kaiky (foto 2)
(foto 2) |
(foto 3) |
Kaiky (foto 4)
(foto 4) |
Faremos da mesma forma neste 12 de Outubro aqui em nossa Paróquia, em Piedade-SP.
ResponderExcluirPensei a mesma coisa, só não imaginava como fazer um cetro.
Deus te abençoe!
Queria ver o vídeo
ResponderExcluirInfelizmente não consegui publicar.
ExcluirAbraço fraterno!