...

...
...

domingo, 15 de setembro de 2013

As Maravilhas de Deus


    Como sempre, nosso encontro de hoje foi tudo de bom! O tema foi "As  Maravilhas de Deus". 
    Preparei tudo durante a semana e no programa incluí para o momento das atividades, um filme infantil que conta como Deus criou o mundo.  Levei a TV e o DVD para a sala, mas não deu para passar o filminho,  porque esqueci o controle da TV em casa.  Ainda bem que quando separei o DVD para levar, encontrei um CD que fala sobre a Criação, e juntei ao material de hoje. Eu ainda não havia ouvido esse CD, mas resolvi levar por levar, não custava nada!
    Como não foi possível ver o filme (as crianças disseram que não dava pra ligar a TV  sem o controle),  eu resolvi colocar o CD  para tocar. Qual não foi a minha surpresa!  Logo no início percebi que as crianças ficaram atentas e interessadas no que ouvia. 
     Iniciava assim: Duas crianças, de nomes Bruno e Luciana, brincavam no quintal. Elas implicavam uma com a outra, como irmãos costumam fazer.  As vozes eram de crianças pequenas (a menina tem seis anos e o menino parece ter um pouco mais). Corriam, brincavam, subiam em árvores, sempre um provocando o outro. De repente, a menina disse que não queria mais brincar porque já estava cansada; o menino ficou bem zangado e reclamou com a mãe. A mãe os convida para entrar, dizendo que preparou um suco para eles. Eles começam a conversar com a mãe, fazendo a brincadeira do "Hoje é domingo do pé de cachimbo ....", que termina com a frase "acabou-se o mundo!". Aí a menina  pergunta à mãe se o mundo vai acabar mesmo e diz que  tem muito medo disso acontecer. 
     Então a mãe conversa com eles dizendo que isso não vai acontecer e explica porque. Eles querem saber como tudo começou.  O menino argumenta, falando da ciência, com o que aprendeu na escola. A mãe fala que existem várias explicações sobre o início da criação, que cada povo tem um modo de contar como tudo foi criado e dá como exemplo, o entendimento dos índios. Depois ela os convida para irem até a sala, para que conheçam um livro que conta a História da Criação. A mãe pega a Bíblia e fala com as crianças o que ela contém, ressaltando a história da criação. Depois, ela sugere que, usando a imaginação, eles viajem até o início de tudo. Eles fecham os olhos e são levados até o momento em que tudo foi criado. Lá chegando, ficam cheios de medo da escuridão.
      Ouve-se então uma voz grossa, mas suave (como imagino a voz Deus), que diz: "Ei, tem alguém aí? Eeeeei! Tem alguém aí? Claro que não! Eu estou sozinho!"  Aí Deus faz um comentário sobre o eco que ele criou. Depois tropeça no escuro. E continua falando, até que diz que está tendo um ideia brilhante, e decide criar a luz.  E Deus continua tendo suas ideias divinas e vai criando coisas. Eles ouvem aquela voz e falam também coisas entre eles, até que são descobertos ali, ao falarem "saúde" depois dos espirros de Deus.  Ao dizer que vai criar mais alguma coisa, a menina diz que ele antes de qualquer coisa, precisa cuidar da saúde, porque está com uma gripe daquelas! (rs) Foi quando Deus mandou que as  águas se ajuntassem num mesmo lugar, deixando secos os outros lugares.
     As crianças conversam animadamente com Deus, encantados com tudo que Deus vai criando. É muito engraçada a conversa deles! O menino, vendo tudo o que lhe encantava, exclamou: "Meu Deus!" Deus responde: "Alguém me chamou?" (rs)  O menino responde: "Não! É só um maneira de falar!"  Num outro momento, o menino disse que estava achando tudo "um barato!". Aí Deus disse: "Não fale isso, que me arrepio todo! " As crianças perguntam: "Por que?" Deus então cria a barata. Aí o menino diz:  "Ah, já sei! O Senhor criou as baratas para assustar as mulheres!" Deus ri e diz: "Não,  a barata veio antes da mulher!" 
      E Deus cria tudo o que existe diante dos três, que participam extasiados com tudo que vêem. Tudo criado, chega o momento de Deus descansar. Eles falam que também estão cansados e que chegou a hora de voltar. Eles se despedem de Deus e voltam para casa. Em casa, quando o pai chega do trabalho, eles contam tudo o que viveram. E o pai canta com eles uma canção que fala das maravilhas criadas por Deus.
     É muito interessante o CD! É muito mais do que eu descrevi aqui. Reforçou o que eu havia falado para eles no encontro, tudo numa linguagem que eles entendem, com brincadeiras de crianças e diálogos comuns entre irmãos. E o mais importante, é que a conversa de Deus com os três (com a mãe e as crianças), confirma a imagem do nosso Deus, amoroso, carinhoso, muito próximo e preocupado com a nossa felicidade. 
     Amei! Que bom que não consegui  passar o filminho para eles!  Não foi por acaso! É coisa de Deus mesmo, gente!
    Muitas outras coisas bacanas aconteceram durante o nosso encontro! Abaixo conto mais detalhes.





Objetivos:

  • Ressaltar que a natureza e tudo o que nossos sentidos percebem de belo e bom é criação de Deus;
  • Incentivar o catequizando a amar e cuidar de tudo o que foi criado por Deus.


Ambiente:  


  • Bíblia, Velas e Flores


Recursos:
  • Providenciar alguns objetos que representam a criação (um copo com água, algumas flores, plantas, estrelas, sol, lua, bonequinhas simbolizando pessoas), bichinhos de pelúcia etc.


1. Acolhida e Oração
  • Receber a turma com alegria e satisfação.
  • Cantar uma música que relembre o encontro anterior.
  • Convidá-los a formar um cenário no centro da sala, com os objetos que representam as coisas criadas por Deus.
  • Silenciar a turma para a oração.
  • Peça aos catequizandos para que formem um círculo em volta dos objetos que se encontram no centro da sala.
  • Motivar: Vocês lembram o assunto do encontro passado? (Deixar que falem). No nosso último encontro falamos sobre um dos mais belos segredos de Deus: o Mistério da Santíssima Trindade. Vimos que nosso Deus é comunidade de amor: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. São Três Pessoas num só Deus. Sempre que fizermos o sinal da cruz, ao pronunciar as palavras: "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo", devemos pensar: "Pertenço ao Deus Uno e Trino. A Santíssima Trindade habita em mim". Vamos começar o nosso encontro com o sinal da cruz. Vocês sabem por que fazemos o sinal da cruz? É para lembrar a presença de Deus junto de nós. Nós nos reunimos em nome de Deus,  porque sabemos que ele está presente em nosso meio. Esse é o sentido do sinal da cruz: lembrar a presença amiga de Deus em nosso encontro.
  • Fazer o sinal da cruz: "Estamos reunidos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!" 

2. Desenvolvendo o tema

Pedir aos catequizandos que olhem para os objetos que se encontram no centro da sala e que observem atentamente o cenário. Questione-os sobre a beleza das flores e a importância da água, essencial para a vida de todos os seres. 






  • Perguntar: Quem foi o criador de beleza tão perfeita? Dê alguns minutos para que reflitam sobre isso.

  • Fazer com as crianças uma lista de coisas feitas pelo homem. Após essa listagem, perguntar: 

     - Observando a natureza em nosso bairro, descobrimos que existem coisas que não foram feitas pelo homem. Que coisas são estas? (Preparar outra listagem).  Ao final, perguntar novamente: Quem fez as coisas que homem nenhum consegue fazer?

Só Deus é capaz de criar, produzir algo a partir do nada. Os Anjos, o céu, a terra, o sol, as estrelas, as plantas, os animais, os rios, os mares, as montanhas... Tudo foi feito por Deus e o seu trabalho é maravilhoso.

Na Bíblia lemos a história de como Deus criou o mundo. Perguntar: Quem sabe em que livro está escrita a história da Criação? (Aguardar a resposta). O relato da história da criação encontra-se no primeiro livro da Bíblia, o "Gênesis",  que quer dizer "origens" do mundo e do homem.

Deus, em seu amor, criou o universo inteiro de modo inteligente e organizado. E criou a vida para ser bela. O texto de hoje, que narra a história de como Deus criou o mundo, vai mostrar por que somos pessoas tão especiais aos olhos de Deus. No meio de todas as criaturas, o ser humano ocupa um lugar especial.



3. Texto: Gn 1, 1-31

No princípio, Deus criou  o céu e a terra. A terra estava sem forma e vazia, envolvida em trevas. Deus disse: "Faça-se a luz". E a luz foi feita. Deus viu que a luz era boa e separou a luz das trevas. Deus chamou à luz "dia" e às trevas, "noite". Sobreveio a tarde e depois a manhã. Foi o primeiro dia.

Deus disse: "Faça-se a atmosfera, com ar puro envolvendo toda a terra". E assim se fez. Sobreveio a tarde e depois a manhã. Foi o segundo dia.

Deus disse: "Que as águas se ajuntem num mesmo lugar, deixando secos os outros lugares". E assim se fez. Deus chamou os lugares secos de "terra" e o ajuntamento de água de "mar". Deus viu que isso era bom e disse: "Que a terra produza todo tipo de plantas e árvores frutíferas". E assim foi feito. Deus viu que isso era bom. Sobreveio a tarde e depois a noite. Foi o terceiro dia.

Deus disse: "Façam-se luzeiros - astros e estrelas - para iluminar o céu e a terra". E assim se fez. Apareceram o sol, a lua e as estrelas.  E Deus viu que isso era bom. Sobreveio a tarde e depois a manhã. Foi o quarto dia.

Deus disse: "Que as águas se encham de seres vivos e voem aves sobre  terra". Deus criou as multidões de seres vivos que vivem na água e as que voam pelos ares. E Deus viu que isto era bom. Sobreveio a tarde  e depois a manhã. Foi o quinto dia.

Deus disse: "Que a terra produza animais de todos os tipos: domésticos, répteis e selvagens". E assim se fez. Deus viu que isto era bom.

Então, Deus disse: "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra". Deus criou o homem à sua imagem, criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher. Deus os abençoou, dizendo: "Cresçam  e se multipliquem, encham a terra e a governem. Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra". E assim se fez. Deus contemplou toda a sua obra  e  viu que tudo era muito bom. Sobreveio a tarde e depois a manhã. Foi o sexto dia.

Assim foram feitos o céu, a terra e todos os seus habitantes. Tendo Deus terminado no sétimo dia a obra que tinha feito, descansou do seu trabalho. Ele abençoou o sétimo dia e o consagrou, porque nesse dia repousara de toda a obra da criação.

Esta é a história da criação do céu e da terra.

                                      - Palavra do Senhor.
                                      - Graças a Deus!



Conversando:

Neste momento, vamos esquecer as modificações, transformações e poluições que o homem realizou. Há muita coisa destrutiva, mas há também muita coisa boa.


Temos o sol que produz luz e calor e que ajuda as plantas a crescer; e quantas frutas gostosas: manga, acerola, laranja, banana, mamão e tantas outras! (Perguntar se conhecem outras e deixar que falem). E as variedade de flores que possuímos, suas cores maravilhosas! E a água limpa que mata a nossa sede!

Devemos cuidar muito dos animais, das plantas e dos pássaros. Como é interessante observar a vida dos animais, sua pele, seus hábitos: a preguiça com seu movimento dócil; a raposa com sua pele muito bonita; o preá corre cheio de vida. Você conhece outros animais? (Deixar que falem). Muitas espécies de aves, de animais e de peixes já desapareceram. Vamos respeitar a natureza.


E quem fez tudo isso para nós? Quem criou, enfim, tudo e todas as coisas que existem no mundo? Foi Deus que criou e nós sempre devemos dizer-lhe: "Muito obrigado, Senhor!"


Agradecemos a Deus por todas as coisas vivas, pela terra e pela água.Vamos agradecer a Deus, também, pela criação do homem e da mulher.


Deus criou o céu, a terra, o sol, a lua, as estrelas, a água, o mar, a erva verde com sementes, as árvores frutíferas, os répteis, as aves, os peixes, os animais domésticos, os animais selvagens e, finalmente, criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança, como a obra mais perfeita e grandiosa.


Somos semelhantes a todos os seres vivos e a toda a natureza, pois fomos criados por Deus, como todas as coisas que existem. Tudo é obra de arte de Deus. Nós também. Comemos e bebemos, como fazem outros animais. Dormimos e acordamos, respiramos o mesmo ar.  Mas em todos nós há algo de especial. Deus nos fez à sua imagem e semelhança. Por enquanto, vamos ressaltar  três semelhanças mais importantes: a capacidade de amar, de pensar e de decidir. Temos desejo de amar e nos sentir amados. Para nós, é muito importante o afeto, o carinho, a ternura, a amizade. Herdamos de Deus, que é amor, a capacidade de amar. Mas não é só isso. Não somos só afeto e emoção. Temos uma inteligência que pensa, que constrói, que realiza coisas maravilhosas. Herdamos de Deus, que é criador, essa inteligência criativa, que nos faz transformar a natureza, arquitetar planos, estudar, aprofundar. E somos também um ser livre, capaz de decidir, de escolher. E isso herdamos também de Deus, que é livre: nada e ninguém obriga Deus a fazer alguma coisa. Por exemplo: ninguém obriga Deus a nos amar. Ele, que é amor, escolheu nos amar, escolheu nos criar. Então, somos muito parecidos com Deus, como um filho é parecido como pai: somos capazes de amar, de pensar e de escolher. E isso é muito bom!


Deus criou o ser humano à sua semelhança e lhe confiou o mundo. Ao criar o ser humano, Deus o abençoou de um modo todo especial e confiou a ele toda a criação para que cuidasse dela com amor. É maravilhoso saber que tudo que Deus criou foi pensando em nós, em nossa felicidade!




                            

Deus tomou o homem e o colocou no jardim do Éden para cultivar e o guardar (Gn 2,15). Eis a grande responsabilidade do ser humano: proteger e cuidar de toda a criação, como missão divina que lhe foi confiada. Dominar a natureza significou para muitas gerações apenas destruir e gastar as reservas naturais para grupos econômicos obterem lucros e vantagens.

Hoje, tornou-se imprescindível valorizar a água, proteger os mananciais e não poluir os rios com esgotos e detritos da cidade, além de tentar diminuir a emissão de gás causador do efeito estufa, para que a camada de ozônio continue a nos proteger dos raios ultravioletas, evitando o aquecimento global.


Deus criou, por amor, tudo o que existe; criou tudo com perfeição e carinho. Deus quer que cada um de nós colabore para que o mundo se torne  cada vez melhor. Como você pode ajudar a Deus, tornando este mundo mais bonito e melhor de se viver?




4. Atividades


  • CD Nos Tempos da Criação (Paulinas);
  • Resolver as atividades do Livro do Catequizando.


5. Oração Final e Encerramento


  • Estando a turma em silêncio, meditar: Deus criou tudo com muita sabedoria, para o nosso bem. E viu que tudo era bom e útil para a nossa felicidade. A terra, a água, o ar, as plantas, os animais, a inteligência e a liberdade humanas - tudo é importante para a nossa felicidade.
  • Convidar a turma para rezar o Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis (distribuir a oração, para ser rezada em dois coros).

       Altíssimo, onipotente e bom Senhor.
       A ti louvor, glória e toda bênção!
       Só a ti ele convêm, ó Altíssimo,
       e nenhum homem é digno de te nomear.

      Louvado sejas, meu Senhor, em todas as criaturas,
      especialmente em nosso irmão Sol, 
      por quem nos dás o dia, a luz;
      ele é belo, radioso, de grande esplendor.

      Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã Lua e pelas Estrelas!
      No céu as formastes, claras, preciosas e belas.
      Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmãos Vento.
      E pelo Ar e pelas Nuvens, pelo azul do céu, 
      e por todos os tempos através dos quais sustentas toda criatura.

      Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã Água,
      tão útil e tão humilde, preciosa e pura!
                               
      Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão Fogo,
      através do qual iluminas a noite!
      Ele é belo e jubiloso, indomável e forte!

      Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa mãe, a Terra.
      Que nos apóia e nutre, que produz a infinidade de frutos,
      com as flores e as folhas.

       Louvai e bendizei ao meu Senhor,
       dai-lhe graças e servi-o com toda a humildade.


  • Depois da oração, o catequista diz: Louvado sejas, meu Senhor! O catequizando completa espontaneamente  frase. O catequista poderá iniciar, fornecendo o modelo. Por exemplo: "Eu te louvo, Senhor,  pelo ar que respiramos".
  • Encerrar a oração, cantando uma música que fale do tema.










Fontes:

  • Bíblia Sagrada
  • Fé - Vida - Comunidade (Ed. Paulus)
  • Deus é Amor - Pe. Orione Silva e Solange Maria do Carmo
  • Iniciação à Eucaristia - Nucap (Paulinas)





2 comentários:

  1. Onde encontro esse áudio? ou CD que vc passou para as crianças?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Natália! Esse CD foi adquirido nas Lojas Paulinas, aqui do Rio de Janeiro. Na verdade, ele foi um presente que ganhamos do nosso pároco, já faz um tempinho. É a história de duas crianças que conversam com Deus, enquanto Ele cria tudo que existe. É muito interessante! Talvez você encontre na internet, na página da Paulinas.

      Excluir