...

...
...

sábado, 21 de setembro de 2013

Somos Filhos de Deus


    No encontro anterior falamos sobre as maravilhas de Deus, de como tudo foi criado. Vimos que a pessoa humana é a mais perfeita e a mais importante de todas as coisas que Deus criou, pois fomos criados à sua imagem e semelhança.  Hoje conhecemos mais sobre o amor de Deus e refletimos sobre quais atitudes devemos ter para retribuir esse amor. Entendemos como podemos viver como filhos de Deus.
    Estava aqui pensando na resposta que me foi dada por uma criança, quando perguntei à turma se existia diferença entre ser filho de Deus e viver como filho de Deus, e se todos viviam como filhos de Deus.
    Embora todos falassem juntos, querendo mostrar que sabiam a resposta, deu para ver que todos haviam entendido a diferença. Uma menina, depois que todos falaram, disse assim: "Tia, nem todos vivem como filhos de Deus, tem gente que não tá nem aí pra Deus, vive da maneira que quer.  E outros, nem acreditam que Deus existe!"  Então, eu disse que mesmo assim, mesmo não obedecendo, Deus ama a todos os seus filhos, com suas qualidades e defeitos, porque o amor de Deus não é como o nosso, que é cheio de limitações; o amor de Deus é perfeito!  Durante o encontro fui falando para eles, de como Deus nosso Pai é bondoso e que nos ama com amor infinito. Disse-lhes também que,  para sermos felizes, devemos viver bem unidos a Deus, ouvindo o que ele nos ensina por meio de sua Palavra e praticando seus ensinamentos. Sendo o nosso Deus tão bom, não temos razões para nos afastar dele!






Objetivos:

  • Ressaltar a grandeza do ser humano, máxima criação de Deus; a complementaridade do homem e da mulher, que juntos revelam a imagem e semelhança de Deus;
  • Reconhecer o amor  de Deus por todas as pessoas, criadas à sua imagem e semelhança;
  • Identificar o Anjo da Guarda como o amigo que Deus dá a cada um de nós para ajudar a fazer o bem.

Ambiente:  Bíblia, vela e flores.


Recursos: Um coração grande, feito de cartolina; bonequinhos de papel, lápis de cor e cola.




1. Acolhida e Oração Inicial
  • Receber a turma com muita animação.  (Ouvimos uma música que fala sobre São Francisco de Assis, para relembrar o encontro anterior).
  • Convidar cada um para acolher os companheiros com um forte abraço, desejando-lhes a paz de Deus, pois somos todos irmãos.
  • Criar clima de silêncio para conversar com Deus.
  • Fazer o sinal da cruz.
  • Colocar a mão no ombro da pessoa da direita e repetir juntos: Senhor, Deus, mais uma vez, estamos aqui, com o coração cheio de paz e de alegria. Estamos felizes, pois sabemos que o Senhor é um pai bondoso, que sempre cuida de nós com amor. Por isso, queremos viver como seus filhos amados, sempre unidos ao Senhor. Amém!

Relembrando:

      No encontro anterior falamos sobre as maravilhas de Deus, de como Deus criou o mundo. Vimos que Deus criou tudo com muito amor e viu que tudo era muito bom. Deus criou um mundo maravilhoso, pensando em nós, em nossa felicidade. Hoje vamos conhecer mais sobre o amor de Deus e vamos refletir sobre quais atitudes devemos ter para retribuir esse amor. Vamos entender como podemos viver como filhos de Deus.

      Como já dissemos, só Deus é capaz de criar,de produzir algo a partir do nada. Deus criou o céu, a terra, o sol, a lua, as estrelas, a água, o mar, a erva verde com sementes, as árvores frutíferas, os répteis, as aves, os peixes, os animais domésticos, os animais selvagens e, finalmente, criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança, como a obra mais perfeita e grandiosa.

        Perguntar aos catequizandos:
  • Se nessa semana eles se lembraram de Deus ao olhar as coisas que nos rodeiam.
  • Para quem Deus fez tantas coisas bonitas?
  • Por que o homem é diferente das plantas e dos animais?
          (Deixar que falem).


2. Introdução

      Como já dissemos, Deus, em seu amor, criou o universo inteiro de modo inteligente e organizado. e criou a vida para ser bela. Criou todas as maravilhas que vemos, pensando em nós, em nossa felicidade. Deus criou o o ser humano à sua semelhança e lhe confiou o mundo. Ao criar o ser humano, Deus o abençoou de um modo todo especial e confiou a ele toda a criação, para que cuidasse dela com amor.



        


     Depois  do que falamos, o que você acha que é mais importante para Deus, o homem ou os animais? É certamente o homem, porque ele é semelhante a Deus. No meio de todas as criaturas, o ser humano ocupa um lugar especial. Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, isto quer dizer que o homem tem algumas coisas que o animal não tem. 

     Somos semelhantes a todos os seres vivos e a toda a natureza, pois fomos criados por Deus, como todas as coisas que existem. Tudo é obra de arte de Deus. Nós também. Comemos e bebemos, como fazem outros animais. Dormimos e acordamos, respiramos o mesmo ar. Mas em nós há algo de especial: Deus nos fez à sua imagem e semelhança. E porque somos semelhantes a Deus, somos capazes de amar, de pensar e de decidir.




Para pensar:

    O  homem e a mulher são a máxima criação de Deus,  porque têm inteligência, vontade, consciência e liberdade. Deus modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito e o homem se tornou um ser vivente (Gn 2,7). Deus sopra o seu espírito de vida no ser humano, que traz consigo o espírito divino, o traço divino que marca a sua alma, o princípio espiritual e imortal de sua vida.

     O homem "não foi feito de barro". Na Bíblia, esta linguagem é poética. Explica que Deus colocou tudo de si, que foi modelando como o oleiro (ver Is 29,15-16; 45,9-13; Jr 18,1-10).

     Deus viu que não era bom que o homem estivesse só. Deus criou o homem à sua imagem (...) homem e mulher ele os criou (Gn 1,27). A unidade homem e mulher forma a imagem e semelhança de Deus. 

    Diz-se também que  mulher nasceu da costela de Adão (Gn 2,21-23). Segundo a mentalidade dos judeus, esse modo de contar revela a condição de igualdade entre a mulher e o homem. Ela não lhe é superior, porque não nasceu de sua cabeça; nem lhe é inferior, porque não lhe foi tirada dos pés.

    Enfim, o homem reconhece que ela é "carne de minha carne". Os dois foram constituídos igualmente em dignidade, direitos, deveres e capacidades. Homem e mulher formam a imagem de Deus; Deus criou o homem à sua imagem (...) homem e mulher ele os criou (Gn 1,27). Por isso foram constituídos igualmente em dignidade, direitos, deveres e capacidades.


3. Desenvolvendo o Tema

      Vimos que a pessoa humana é a mais perfeita e a mais importante de todas as coisas que Deus criou. Deus pensou com amor em cada um de nós. Deus nos amou e quis que existíssemos. Preparou para nós as coisas bonitas do mundo e cuida pessoalmente de cada um. Cada pessoa é muito importante ao coração de Deus.

     Todo esse mundo que vemos, terra e tudo o que ela contém, são coisas dadas por Deus, como um pai que dá presentes a seus filhos. Mas, o presente maior que Deus nos dá é o seu amor a cada pessoas.

     O amor é aquilo de que a gente mais precisa para ser feliz. Toda pessoa gosta de se sentir amada, bem-aceita, bem acolhida por todos. Seria horrível se ninguém gostasse de nós. Nós nos sentiríamos desprezados e sem valor. Mas quando nos sentimos amados, nosso coração fica em paz.

   Precisamos do amor dos nossos familiares, dos nossos amigos, da paciência e compreensão das pessoas com quem convivemos. Mas há um amor muito especial em nossa vida: o amor de Deus. Deus nos ama profundamente, mais que qualquer pessoa. Ele nos ama com um amor tão grande e tão forte que nada pode nos separar dele. Sentir esse amor de Deus é muito importante para a nossa felicidade. O amor de Deus nos traz paz e tranquilidade e nos faz sentir felizes.

      Vamos ouvir, agora, a leitura de um texto da Bíblia que no fala do amor de Deus:


4. Texto: Is 49, 14-16

      Houve um tempo em que o povo estava sofrendo muito. Era um tempo de grandes dificuldades. As pessoas se sentiam abandonadas, tristes e confusas. Então, elas começaram a reclamar da vida, dizendo: "Deus nos abandonou. Ele se esqueceu de nós".  Deus, então, disse ao povo: "Pode uma mãe esquecer-se de seu filho e não ter carinho por aquele que ela gerou? E mesmo que isso acontecesse, eu jamais abandonaria vocês. O nome de vocês está guardado em meu coração. Eu estarei por perto, para socorrê-los nas horas difíceis".

         - Palavra do Senhor.
         - Graças a Deus.


Partilha:

  • Como o povo  se sentia diante das dificuldades? O que as pessoas começaram a pensar?
  • Qual foi a resposta de Deus para o seu povo?
  • Vocês acham que é comum a mãe se esquecer dos seus filhos?
  • E Deus, será que ele esquece de seu povo?

Aprofundamento:
  • O texto de Isaías - um grande profeta que viveu há muito tempo - nos fala do amor de Deus. Isaías estava observando que as pessoas, de tanto sofrer na vida estavam pensando que ninguém as amava nem cuidava delas. As pessoas estavam duvidando do amor de todo mundo, até do amor de Deus. Então, Isaías, que era muito amigo de Deus e que sabia que Deus não deixa de nos amar, encontrou um modo profundo de falar do amor de Deus para aquela gente. Ele comparou o amor de Deus com o amor da mãe. Dizem que o amor da mãe é a forma de amor mais profunda que pode haver neste mundo. 
  • Mas Isaías foi além. Ele fez questão de mostrar que o amor de Deus é ainda maior que o amor de uma mãe. Por isso, disse: ainda que uma mãe abandone um filho seu - o que é raro, mas infelizmente pode acontecer - Deus  jamais nos abandonaria.
  • Deus nos ama muito. Mais que nosso pai. Mais que nossa mãe. Mais que tudo e que todos. O amor das pessoas é maravilhoso, mas limitado e fraco. Nossa mãe pode até perder a paciência conosco e ficar nervosa, quando estiver cansada. Deus, porém, nunca perde a paciência, nem fica nervoso, nem se cansa. Seu amor por nós é especial. Ele nunca nos abandona, nunca nos despreza. Ao contrário, fica sempre ao nosso lado, como um amigo fiel de todos os momentos.
  • Quando falamos do amor de Deus, estamos falando de um amor todo especial. Nós também amamos muitas pessoas, mas o nosso amor é cheio de limitações. Nós costumamos amar as pessoas que nos amam e fazemos cara feia para outras pessoas. Por qualquer razão, deixamos de amar alguém e ficamos de mal, se essa pessoa nos aborrecer. Nosso amor é muito limitado. Mas o amor de Deus é infinitamente superior ao nosso. É um amor perfeito. Por isso, dizemos que Deus nos ama do jeito que somos. Com as nossas qualidades e os nossos defeitos.
  • É uma alegria imensa saber que temos esse alguém que nos ama de um jeito todo especial e quer nos ver felizes. Ainda que, às vezes, a gente passe por momentos difíceis; ainda que a gente se sinta triste e aborrecido; a gente tem certeza de sempre contar com o amor de Deus. Esse cuidado nunca vai nos faltar. Podemos ter uma certeza absoluta e inabalável: existe alguém que nos ama de um jeito muito especial. Esse alguém é Deus. Não o vemos, não o tocamos com nossas mãos. Mas pela fé podemos experimentar o seu amor por nós.
  • Depois de aprender que Deus é amor e de ver que ele tudo criou por amor e nos fez semelhantes a ele, cheios de qualidades e virtudes, e nos deu uma vida cheia de possibilidades, entendemos agora por que chamamos Deus de Pai. Ele é o autor da vida. O criador das coisas. Está sempre junto de nós, como um pai que cuida com carinho de seus filhos.

Perguntar:
  • O que vocês acham da ideia de ser filho de Deus?
  • Existe diferença entre ser filho de Deus e viver como filho de Deus? Será que todo mundo vive como filho de Deus? 
  • Como podemos viver como bons filhos de Deus?

     Se Deus é nosso Pai, somos filhos de Deus. E então precisamos viver unidos a ele, como um filho gosta de viver unido a seu pai, principalmente quando se trata de um pai tão especial como Deus. Seremos bons filhos de Deus, quando vivemos bem unidos a ele, ouvindo o que ele nos ensina por meio de sua Palavra, praticando seus ensinamentos, trazendo-o conosco em nossos corações. Se Deus é tão bom, não teremos razões para nos afastar dele.

       A Palavra de Deus nos mostra também que ele ainda tem muita coisa boa para realizar em nossa vida. Quem vive sempre unido a Deus, como filho dedicado e atento, conquista toda essa felicidade que ele nos promete, mesmo em meio às dificuldade da vida, que sempre vão existir. Deus não promete um mar de rosas para ninguém, mas promete seu carinho e cuidado de pai.

      Deus é nosso Pai, e nos ama com amor infinito. Para retribuir esse amor, precisamos obedecer e viver de acordo com a sua vontade. Deus nos criou à "sua imagem e semelhança", por isso somos inteligentes, capazes de fazer o bem e livres para amar a Deus e aos irmãos e irmãs. Deus ama todos e cada um dos homens e quer que nós amemos como irmãos uns aos outros. Todas as pessoas são meus irmãos e irmãs. É muito fácil amar aqueles que nos amam e que são parecidos conosco. Mas o complicado é amar aqueles que não nos querem bem, aqueles que são diferentes de nós. Sabemos que muitas vezes não é fácil ser bom. Mas não estamos sozinhos. Além do amor de Deus, temos um Anjo da Guarda que nos ajuda a andar no caminho do bem. Precisamos pedir seu auxílio todos os dias.





5. Atividades

  • Colar em um painel um grande coração. Explicar que representa o coração de Deus, que nos ama de modo especial. Escrever no painel a frase: DEUS NOS AMA DE UM JEITO ESPECIAL.
  • Repartir com a turma bonequinhos de papel que depois possam ser colados no painel. Cada criança colore o seu boneco e escreve nele o seu nome. 
  • Depois, fazer a montagem do painel. Cada criança vai à frente e cola o seu boneco no grande coração, que representa o coração de Deus.
  • Cantar a música No Coração de Deus (CD do Livro Deus é Amor), que fala justamente o que estamos comentando, ou outra apropriada.




Concluindo:

      Alguém nos ama de um jeito especial. É Deus que, na bondade do seu coração, acolhe a todos nós. Estamos meditando, em nossa catequese, essa primeira e grande verdade da nossa fé: Deus nos ama. Por isso, vamos ao encontro de Deus, buscando e encontrando nele o amor que necessitamos para ser felizes e realizados em nossa vida. É por isso que tanto se diz que a fé nos ajuda a ser felizes. Quem crê em Deus e entende que Deus é amor  será mais feliz. Em nossa vida, vamos experimentar esse amor maravilhoso de Deus. Esse é o primeiro fundamento de nossa fé. Vamos acabar com aquela visão de que Deus é alguém que fica nos vigiando, que nos pune e castiga e fica cobrando um montão de coisas. Vamos guardar apenas isto: Deus, nosso Pai, nos ama de um modo muito especial.


6. Oração Final e Encerramento

  • Ensinar a turma a dialogar com Deus, nosso Pai, agradecendo o amor especial que ele tem por todos nós. Fazer preces espontâneas. A resposta pode ser: "Obrigado, Senhor, por seu amor." O catequista pode começar com preces assim:
          - Nós te agradecemos, ó Deus, porque o teu amor   é   importante  para  a   nossa vida.
          - Nós te agradecemos, Senhor, porque o teu amor nos anima.
          - Nós te agradecemos, ó Deus, porque o teu amor nos torna mais felizes.

  • Depois, repetir juntos: Ó Deus, cheio de bondade e de amor, nós estamos felizes, porque sabemos que tu nos amas e nos tratas de um modo especial. Teu amor alegra nossa vida. Por isso te agradecemos e pedimos: cuida sempre de nós com muito amor. Amém!















Fontes:

  • Bíblia Sagrada
  • Catecismo da Igreja Católica
  • Livro do Catequista: Fé - Vida - Comunidade (Ed. Paulus)
  • Deus é Amor - Pe. Orione Silva e Solange Maria do Carmo
  • Anuncio uma grande alegria - Arquidiocese do Rio de Janeiro
  • Comunidade Viva (Ed. Paulinas)
  • Iniciação à Eucaristia (Nucap)





         

        



3 comentários: