...

...
...

sábado, 7 de setembro de 2013

Santíssima Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo

Não sei por que, mas durante a semana fiquei achando que encontraria dificuldade para me fazer entender nas explicações que daria para as crianças sobre o tema de hoje. Talvez seja porque eu demorei muito a entender o que é a Santíssima Trindade e por ver muitos adultos tendo dificuldades para compreender  esse Mistério. Inicialmente, fiquei em dúvida se empregar a palavra entender estava correto, pois são mistérios de Deus, portanto, impossíveis de serem desvendados. Mas depois pensei: entender, conhecer, não significa desvendar, e sim, saber o que é e como é, da maneira como Jesus nos revelou. Olha, fiquei impressionada com a facilidade que as crianças têm para compreender aquilo que para nós é tão difícil, pois costumamos complicar tudo! Para eles é tudo muito simples! Entenderam perfeitamente que são Três Pessoas num só Deus. E mais: compreenderam rapidamente o que para mim foi tão difícil entender: Quem é o Espírito Santo e qual a sua importância em nossas vidas. 






Objetivo:  Entender um dos mais belos segredos de Deus: o Mistério da Santíssima 
                Trindade.

Recurso:    Três velas

Ambiente:  Bíblia, vela, flores





1. Acolhida e Oração


  • Receber a turma com alegria. Fazer momento de animação.
  • Sossegar a turma para rezar.
  • Fazer o Sinal da Cruz.
  • Cantar a música Espírito Santo.
  • Motivar:  Vamos com confiança, pedir a Deus o Espírito Santo. Ele renova nosso coração; ele transforma nossa vida; ele vai nos ajudar a ser autênticos discípulos de Jesus, cristãos convictos. Feche seus olhos, abaixe sua cabeça e converse com Jesus. Peça a ele o Espírito Santo. Peça a ele sua força, a sua luz. E ele vai lhe ajudar na caminhada. (Breve silêncio).
  • Incentivar a turma a fazer preces espontâneas, pedindo a presença do Espírito Santo em seu coração. O catequista sugere simples e breves, tais como: Senhor, ilumina minha vida com seu Espírito Santo; Senhor, enche minha vida com seu Espírito Santo; Senhor, que seu Espírito me dê força e coragem em todos os momentos da minha vida etc
  • Cantar a música A Unção que Vem do Céu, de Salete Ferreira, ou outra música que fale sobre o Espírito Santo.
                                                           Deus, nosso Pai
                                                             Te adoramos
                                                        Derrama sobre nós
                                                   O amor que vem do céu (3x)

                                                       Senhor Jesus Cristo
                                                        Nós Te adoramos
                                                        Derrama sobre nós
                                                     A paz que vem do Céu (3x)

                                                            Espírito Santo
                                                         Nós Te adoramos
                                                        Derrama sobre nós
                                                   A unção que vem do céu (3x)





  • Terminada a música, perguntar:
 -  Por que cantamos esta música hoje? Sobre quem fala esta música?

 Fala sobre o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Quando fazemos o sinal da cruz, lembramos as três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Além do Sinal da Cruz, fazemos também a persignação, quando traçamos com o dedo polegar três pequenas cruzes: sendo a primeira na testa, para nos livrar dos maus pensamento; a segunda na boca, para Deus nos livrar das palavras que ofendem Deus e ao próximo; e a terceira cruz no peito, para Deus nos livrar das más obras que nascem do coração. Somos batizados em nome da Trindade.

Sempre que fazemos o sinal da cruz, ao pronunciar as palavras: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, devemos pensar:  Pertenço a Deus Uno e Trino. A Santíssima Trindade habita em mim.

Mas o que é a Santíssima Trindade?

Hoje nós vamos entender um dos mais belos segredos de Deus: o Mistério da Santíssima Trindade.

Vamos abrir o livro do catequizando, página 55, e vamos ler juntos:

"Deus sempre existiu. Por mais que tentemos dar explicações, Deus não cabe nelas. Está muito, muito além. Foi Jesus quem revelou quem é Deus. Jesus nos revelou que nosso Deus é amor e é comunidade: O Pai, o Filho e o Espírito Santo. É Trindade de amor. Não são três deuses, mas três pessoas divinas num só Deus."

A Bíblia Sagrada apresenta muitos conceitos de Deus. O povo foi entendendo Deus aos poucos. A mais completa revelação sobre o Pai foi feita por Jesus, o único que viu a Deus, porque participa da vida de Deus, é um com ele. E Jesus mostrou que Deus é amor. Isso está muito claro em todo o Novo Testamento.

Jesus também nos revelou que nosso Deus é comunidade de amor: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. A Trindade é um só Deus: é o Pai que nos criou e nos deu a vida; o Filho Jesus Cristo, que nos ensinou o amor do Pai; o Espírito Santo que nos ilumina e nos dá forças para caminhar no bem. Não são três deuses, mas três pessoas divinas num só Deus.



2. Vamos ler: Mt 11,25-30; 28,19; 2Cor 1,21-22


Nestas leituras vimos bem claro as três pessoas da Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.

  • O Pai é o Criador, criou o mundo e os homens para que fossem felizes, amando a Deus e ao próximo.
  • O Filho é o Salvador, Jesus Cristo, que entregou sua vida na cruz para nos salvar, ressuscitou glorioso e voltou para junto do Pai.
  • O Espírito Santo é  o santificador, vive em nós para nos ajudar a sermos cada vez mais santos. É o Espírito Santo que nos une como cristãos, formando a Igreja de Jesus Cristo.

Assim como se juntássemos três velas, elas formariam uma só chama, assim as Três Pessoas da Santíssima Trindade formam um só Deus.

  • Há três pessoas diferentes: o pai, o Filho e o Espírito Santo. São três pessoas em um só Deus. 
  • O Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus. Mas não são três deuses, mas Três Pessoas Divinas num só Deus.
  • Somos batizados em nome das Três Pessoas.





Aprofundamento:


Já conhecemos o amor de Deus nosso Pai, que nos criou para a vida plena. Já refletimos também sobre seu Filho Jesus Cristo, que veio amo mundo para nos revelar o caminho da Salvação. Nos encontros anteriores, falamos sobre o Espírito Santo, que nos foi enviado por Deus Pai e por Jesus, para nos sustentar em nossa vida, enquanto caminhamos na estrada de Jesus. 

Não bastava Deus ter nos criado para a felicidade: era preciso que nos mostrasse, de forma mais clara, o caminho para ser feliz. Jesus veio mostrar esse caminho. No entanto, não bastava mostrar o caminho, se não tivéssemos força para caminhar. O Espírito Santo veio nos dar essa força. Temos, então, as três pessoas divinas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, fazendo de tudo pela nossa salvação.

Antigamente, quando se perguntava onde está Deus, a gente aprendia a responder: "Deus está no céu, na terra e em toda parte". Essa resposta continua sendo verdadeira. Mas pode ser aprofundada. Ao dizer que Deus está no céu, na terra e em toda parte, acabamos colocando Deus longe de nós. Se ele está no céu, parece estar longe, porque nós não estamos no céu. Se ele está na terra, tudo bem. Mas, como a terra é tão grande, a gente fica sem entender direito onde exatamente Deus está. Se ele está em toda parte, ótimo. Mas isso ainda não nos ajuda a compreender um dos aspectos mais profundos e importantes da nossa fé: Deus habita em nosso coração. Ele está no céu, na terra, em toda parte, mas principalmente em nosso coração.

É o que Jesus nos promete: "Se alguém nos ama, nós viremos a ele e faremos nele nossa morada". Nós, quem? Jesus e o Pai. Mas como eles poderiam ficar conosco, em nosso coração, e morar em nós? Por meio do seu Espírito, o paráclito prometido, o defensor que ficará sempre conosco como prometeu Jesus.

Por isso, o apóstolo Paulo afirma que somos "Templo do Espírito Santo" (cf 1Cor 13/16). E, quando diz isso, Paulo quer mostrar que o Espírito Santo é na verdade a presença de Deus em nós, presença espiritual que santifica nossa vida. Não é somente uma parte de Deus, mas todo o mistério de Deus, toda  a grandeza de Deus que está em nós - o Deus uno e trino: Pai, Filho e Espírito Santo.



3. Atividade

  • Tomemos três velas acesas e observemos que cada uma possui a sua respectiva chama. Agora, unindo essas três velas, elas formam uma só chama. Alegoricamente comparemos às três pessoas da Santíssima Trindade que formam um só Deus.

  • Com as três velas acesas, o catequista coloca os catequizandos em dois grupos:

Catequista - Senhor Deus, dai-nos o dom do vosso amor e de vossa paz para que amemos uns aos outros e para que possamos viver cada vez mais unidos ao vosso amor.

Grupo 1 - O nosso grupo quer ser um grupo de amigos, grupo de alegria, grupo de serviço. Queremos ser um grupo que transmita o amor de Deus Pai.

Grupo 2 - Deus Pai é a primeira Pessoa da Santíssima Trindade. Existimos por amor, vivemos por amor! Quantas maravilhas nos cercam! Quantas belezas que Deus nos dá e não percebemos!

Grupo 1 - Jesus Cristo está conosco. É Deus conosco. Jesus veio morar conosco, tornando-se gente como nós. Jesus Cristo é Deus.

Grupo 2 - Jesus Cristo é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade. Quando Jesus foi para o Pai, depois de sua Ressurreição, ele não quis deixar-nos sozinhos. Ele enviou o Espírito Santo que nos fortalece e não nos deixa desanimar na caminhada da construção do Reino de justiça, solidariedade, fraternidade e paz.

Grupo 1 - O Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. É preciso amar, porque Deus é amor.



4. Oração Final e Encerramento

  • Catequista: Cremos em um só Deus e no Mistério da Santíssima Trindade. Quando fazemos o Sinal da Cruz, lembramos as Três Pessoas
  • Louvemos a Santíssima Trindade cantando:  Em nome do Pai ...
  • Catequista: Vamos em paz e que o Senhor nos acompanhe.
  • Todos:       Graças a Deus!






Fontes:

  • Bíblia Sagrada
  • Catecismo da Igreja Católica
  • Livro do Catequista Fé - Vida - Comunidade (Ed. Paulus)
  • Livro Que Alegria, encontrei Jesus! (Arquidiocese do Rio de Janeiro)
  • Livro O Espírito Santo nos sustenta - Pe. Orione Silva e Solange Maria do Carmo
  • Livro Comunidade Viva (Ed. Paulinas)







           






Nenhum comentário:

Postar um comentário