...

...
...

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Os Anjos, Mensageiros de Deus






Objetivos:

  • Identificar os anjos como criaturas do céu que "trabalham" como mensageiros entre Deus e os homens.
  • Explicar a oração do anjo da guarda e ressaltar que esse anjo tem uma missão especial, que é a de tomar conta de todas as pessoas, afastando-as do mal e conduzindo-as ao bem.
  • Falar dos arcanjos, Miguel, Rafael e Gabriel, explicando que os arcanjos são anjos de ordem superior.



Recurso:  Trazer cartõezinhos com imagem e a oração do Anjo da Guarda.


Ambiente:  Bíblia, vela e flores.




1. Acolhida


  • Cumprimentos
  • Oração


2.  Desenvolvendo o tema


  • Sugere-se colocar uma música instrumental, bem suave.

Desde bem pequenino, você deve ter ouvido falar nos anjos. "Durma com os anjos" ou "Que o anjo da guarda o proteja" são expressões que todos nós ouvimos desde crianças.

Os anjos são criaturas do céu que "trabalham" como mensageiros entre Deus e os homens.

Além dos anjos, existem também os arcanjos, que são anjos de ordem superior, isto é, no céu, os arcanjos estão acima dos anjos.

E os anjos da guarda? Quem são eles? Eles são diferentes dos outros anjos?

Sim, eles também são anjos, só que têm uma missão especial: os anjos da guarda tomam conta de todas as pessoas, afastando-as do mal e conduzindo-as ao bem.

Todos nós temos um anjo da guarda, também chamado de anjo custódio (a palavra "custódio" significa "aquele que toma conta"), que está conosco desde o nascimento. Ele nos acompanha durante toda a nossa vida.

Você, é claro, também tem o seu anjo da guarda. Por isso, procure aprender bem a sua oração.


SANTO ANJO DO SENHOR

Essa é a frase inicial da oração ao anjo da guarda. Ao dizê-la, você está chamando o seu anjo. Certamente ele irá ouvi-lo, pois está sempre por perto, embora você não possa vê-lo.


MEU ZELOSO E GUARDADOR

Como dissemos, os anjos da guarda "guardam" as pessoas, protegendo-as contra males e perigos. "Zeloso" quer dizer cuidadoso. O anjo da guarda cuida de você com carinho e atenção.


SE A TI ME CONFIOU A PIEDADE DIVINA

Você está aqui "conversando" com seu anjo da guarda. Depois de "chamá-lo", no início da oração, você diz ao anjo que, "se Deus deu a ele a missão de tomar conta de você", então ele deverá fazer aquilo que você vai lhe pedir em seguida.


SEMPRE ME REGE, GUARDA,

O que você pede diretamente ao anjo da guarda nessa oração?
Que ele o guie, que ele o oriente em tudo o que você tem a fazer. "Reger" é guiar, dirigir, encaminhar.

E também que ele o guarde, isto é, que ele o defenda em todas as situações perigosas.


GOVERNA E ILUMINA. AMÉM.

Terminando a oração ao anjo da guarda, você pede a ele que sempre lhe aponte os caminhos na vida (governar). E, também que os inspire, que o aconselhe em tudo o que tiver de fazer (iluminar).

"Amém" é uma palavra que geralmente aparece no final das orações e quer dizer "assim seja".


 Vamos agora falar de três anjos muito importantes, que aparecem na Bíblia muitas vezes: os arcanjos, Miguel, Rafael e Gabriel, cuja festa é comemorada no dia 29 de setembro.



  • SÃO MIGUEL, ARCANJO
São Miguel é o padroeiro da Igreja Universal, sendo representado pela figura de um soldado com uma espada na mão.


  • SÃO RAFAEL, ARCANJO
O arcanjo Rafael é o "guia dos viajantes". A Bíblia refere-se a ele como o acompanhante do jovem Tobias durante sua viagem.

Além disso, Rafael, cujo nome significa "Deus cura", é invocado para auxiliar na cura dos doentes. Na Bíblia, na história de Tobias, é o arcanjo Rafael quem indica ao jovem o remédio certo para a cura de seu pai, que era cego.

      
  • SÃO GABRIEL, ARCANJO
Gabriel é o arcanjo que foi enviado por Deus à casa de Maria para dizer-lhe que ela seria a mãe de Deus. É possível também que ele seja o anjo que esteve ao lado de Jesus pouco antes de sua morte, no Monte das Oliveiras, conforme fala a Bíblia.

Outra missão importante de São Gabriel foi anunciar o nascimento de João Batista, filho de Isabel, prima de Nossa Senhora, e de Zacarias.

O nome Gabriel significa "aquele que está diante de Deus".


Conversando:

Você sabia que os anjos são mencionados mais de trezentas vezes na Bíblia (Antigo e Novo testamento)?

Por isso, os anjos são muito queridos pelos cristãos e, desde os primeiros tempos do cristianismo receberam por parte da igreja um culto especial.

Os anjos tomam conta das almas de todas as pessoas e são mensageiros de Deus, trazendo a nós um pouco da luz divina e levando para o Senhor nossas ações e pensamentos.

Os anjos são, portanto, amigos prestativos e fiéis, sempre dispostos a conduzir-nos pelo caminho do bem e da virtude.

  • A seguir, convidá-los a entoar um canto para acolher a Palavra de Deus.


3. Leitura: Sl 34,8



     "O anjo do Senhor se acampa em volta dos que o temem e os salva."


  • Comentar o texto bíblico.


4. Atividades

  • Entregar a cada catequizando as folhas de atividades.


6. Oração Final e Encerramento


  • Convidar os catequizandos para agradecer a Deus pelo seu amor,  por ter nos dado um anjo da guarda, para tomar conta de todos nós, nos afastando do mal e nos conduzindo ao bem, e pelos arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel, amigos prestativos e fiéis.
  • Rezar a oração do Anjo da Guarda.
  • Distribuir os cartõezinhos com a oração do Anjo da Guarda.





Fontes:

  • Bíblia Sagrada
  • Catecismo da Igreja Católica





Nenhum comentário:

Postar um comentário