...

...
...

terça-feira, 3 de setembro de 2013

A Bíblia: Livro Santo

   
Estava  relendo esse material e lembrei de uma coisa  engraçada que aconteceu no dia desse encontro. Comecei falando para os pequeninos sobre o povo da Bíblia, da importância da Palavra de Deus em nossa vida e o que significa para nós. Na época, eu tinha uma Bíblia bem velhinha, era a minha Bíblia de estudo; estava toda marcada e cheia de anotações, bem amarelada pelo tempo. Essa Bíblia eu esqueci na Canção Nova, quando estive lá, no ano passado.  Como constavam meu nome e número de telefone, me ligaram dizendo que a haviam encontrado.  Ainda não pude pegá-la. Tenho esperança de consegui-la de volta, pois foi a minha primeira Bíblia.
Mas, como eu ia dizendo, com essa Bíblia na mão, eu explicava para as crianças  que a Bíblia é uma história de amor de Deus pelos homens e que ela foi escrita em épocas diferentes e é muito antiga. Aí, uma menina falou assim: "É tia, é muito antiga mesmo! A tua Bíblia está bem velhinha!" Tive que rir. Eles saem com cada uma! rs






Objetivo:
  • Conhecer melhor o livro que nos revela o amor de Deus.

Ambiente:
  • Bíblia, flores, toalha e duas velas.



1.  Oração Inicial e Acolhida 


  • Receber  a turma com alegria. Fazer animação, cantando música apropriadas.
  • Criar clima de oração.
  • Motivar a turma para a oração: "Mais uma vez nos reunimos  para acolher a Palavra de Deus e atender o chamado que Jesus nos faz. Vamos começar nosso encontro dizendo a Jesus que estamos contentes de estar aqui na presença dele. Cada um poderá dizer uma prece de agradecimento ou louvor. Depois todos diremos: "Obrigado, Senhor!"
  • Cantar uma música que fale da Bíblia.


2. Desenvolvendo o tema


    Vamos ler, ouvir, pensar e conversar mais uma vez sobre um livro que não é um livro qualquer, é um livro muito especial:  a Bíblia Sagrada.




     A Bíblia fala a história de um povo escolhido por Deus. 


     Quem era o povo da Bíblia?

  • O povo da Bíblia era o povo hebreu. Eles viviam na Palestina, onde fica o Estado de Israel. Este povo era diferente porque acreditava em só Deus, enquanto os outros acreditavam em ídolos e em vários deuses. Por isso eles eram o Povo de Deus. Outra coisa que os tornava diferentes era a força de sua fé. Eles sabiam que Deus estava com eles, o que era o amor de Deus que os ajudava a vencer os inimigos e superar os momentos difíceis. A fé desse povo nos faz pensar: será que sabemos também confiar em Deus? Será que sabemos  o que é confiar em Deus? Sabemos por que se deve confiar em Deus? Isso faz mesmo diferença em nossas vidas? O que vocês acham? Quem é o povo de Deus hoje?


      Agora vamos conhecer um pouco mais sobre a Bíblia:


     O que é a Bíblia?

  • A Bíblia não é como qualquer outro livro que nós lemos e deixamos de lado. A Bíblia é a Palavra de Deus. Por meio dela, Deus fala às pessoas. A Bíblia nos orienta, nos mostra o caminho de Deus e nos ensina como viver conforme o seu desejo. A Bíblia foi escrita por diferentes autores, em diferentes épocas. É chamada de Sagrada porque foi inspirada por Deus. Ela é composta por vários livros organizados em duas partes: o Antigo Testamento e o Novo Testamento.
  • O Antigo Testamento nos conta a história do povo hebreu e nos fala de suas lutas, suas vitória, seus reis, seus profetas, seus guerreiros e sobretudo, de seu amor a Deus. O Antigo Testamento possui quarenta e seis livros.
  • O Novo Testamento nos conta a história de Jesus Cristo e o que os apóstolos fizeram no início da fundação da igreja. A vida de Jesus está nos Quatro Evangelhos, escritos por Mateus, Marcos, Lucas e João. A palavra evangelho significa boa notícia. As coisas que os apóstolos fizeram para espalhar para todo o mundo as boas notícias estão nas Cartas e nos Atos dos Apóstolos.

      Por que a Bíblia é importante para  nós?

  • A Bíblia é a história do amor de Deus pelos homens. Ela foi escrita em épocas diferentes e é muito antiga. Porém, mesmo tendo sido escrita há tanto tempo, tudo o que ela contém se aplica à nossa vida hoje. A Bíblia sempre tem algo para nos ensinar. Ela nos mostra  o caminho, nos ilumina, nos dá forças nos momentos difíceis, nos ajuda a compreender o que está acontecendo conosco e o que devemos fazer. Muitos cristãos têm a Bíblia em casa, lêem muitas vezes e a guardam com todo o respeito. Mas também há pessoas que compram a Bíblia e nunca se dão ao trabalho de ler, guardam em qualquer lugar ou então usam como enfeite de estante. Nós não podemos ser assim, podemos?

Depois do que ouvimos, vamos pensar um pouco sobre o que a Bíblia significa para  nós (deixar que falem).


  Agora, para mostrar nosso respeito pela Bíblia, vamos formar um fila:


  • uma criança vai carregar a Bíblia e colocá-la sobre a mesa.
  • Outra levará as flores e duas portarão as velas.
  • Arrumaremos a mesa da maneira mais bonita que pudermos. Enquanto isso, podemos cantar alguma canção que fale da Palavra de Deus e formar um círculo em volta da mesa.


Partilhando:


Agora ver se vocês se lembram de alguma coisa importante a respeito da Bíblia.

  • Como é dividida a Bíblia?
  • Quantos livros compõem o Antigo Testamento?
  • E o Novo Testamento? 

Vocês sabiam que cada livro tem um nome? Por exemplo, no Antigo Testamento temos o Gênesis, os Salmos etc. Novo Testamento temos os Evangelhos, o Apocalipse etc..  Os livros são divididos em capítulos, e cada capítulo em versículos. Capítulo é o número maior e versículo é o menor. Vamos identificar esses números na Bíblia? 

     (Deixá-los interagir).


Continuando:

Como vimos, a vida de Jesus está escrita nos quatro Evangelhos, narrados por Mateus, Marcos, Lucas e João. Dos quatro evangelistas, somente dois conviveram com Jesus: Mateus e João. Marcos e Lucas não conviveram com Jesus. Eles vieram depois, tornaram-se apóstolos e escreveram os seus Evangelhos, que significa a boa notícia.

As coisas que os apóstolos fizeram para espalhar para todo o mundo as boas notícias estão nas Cartas e nos Atos dos Apóstolos.

Lucas, além do Evangelho, escreveu também o livro dos Atos dos Apóstolos. Lucas era médico e pintor.

As Cartas foram escritas por Paulo, Tiago, Pedro, João e Judas. 

Tiago, Pedro, João e Judas, autores das Cartas, foram apóstolos de Jesus e conviveram com ele. Agora, vamos conhecer o apóstolo Paulo, autor de várias cartas.

São Paulo, cujo nome judeu era Saulo, vivia com muita fé sua religião judaica. Ele não chegou a conhecer pessoalmente Jesus como os apóstolos conheceram, por isso, perseguia os cristãos. Um dia, quando ia para Damasco, com o objetivo de prender cristãos, Jesus Ressuscitado lhe aparece e pergunta: "Saulo, Saulo, por que me persegues?" Saulo lhe respondeu: "Quem és Senhor?" Respondeu o Senhor:  "Eu sou Jesus, a quem tu persegues". Então, tremendo e assustado, Saulo diz: "Senhor, que queres que eu faça?" Jesus respondeu: "Levanta-te, entra na cidade. Aí te será dito o que deves fazer."
Logo depois,  Saulo foi batizado. Transformado pelo encontro com Jesus, passou a ser uma nova criatura, cheia de amor a Deus e aos irmãos e irmãs. Saulo, de perseguidor ferrenho dos cristãos, passa a ser Paulo, o grande apóstolo dos novos pagãos.

Para conhecer melhor sobre a conversão de São Paulo, leia em atos dos Apóstolos, capítulo 9, versículos de 1 a 19.


3. Atividades

  • Depois de tudo o que nós aprendemos, já estamos prontos para ler a Bíblia. Antes, porém, precisamos conversar sobre o tipo de atitude que se deve manter ao ler a Bíblia. Que atitude vocês acham que devemos ter? Será que lemos a Bíblia da mesma maneira que se lê um gibi ou uma revista? Por quê? Nossa atitude ao ler a Bíblia deve ser de respeito. Afinal estamos lendo  Palavra de Deus. Quando alguém lê as Sagradas Escrituras, devemos ouvir com atenção e em silêncio.
  • Vamos ver se vocês conseguem localizar os alguns trechos da Bíblia. Vamos abrir a Bíblia e tentar encontrar as seguintes citações:
                              Lc 8,4-8
                              Mt 4,1-4
                              At 8,9-25
                              Mc 12,41-44



4. Oração Final e Encerramento


  • A Bíblia nos ensina a rezar. Vamos ler juntos este Salmo (cf Sl 118):


                                      "É eterna, Senhor,  Tua Palavra.
                                       Quero ouvir os teus ensinamentos.
                                       Nunca mais quero esquecê-los.
                                       Tua Palavra é uma luz.
                                       Que ilumina  meu caminho.
                                       Sou pequeno, mas não quero esquecer.
                                       os teus mandamentos.
                                       Sinto-me feliz ao ouvir a Tua Palavra.
                                       É um imenso tesouro para mim."

  • Encerrar, dizendo: Estivemos reunidos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!  
  • Vamos em paz e que o Senhor nos acompanhe!
    T: Graças a Deus!



                                   

Fontes:
  • Bíblia Sagrada
  • Livro do Catequista Fé - Vida - Comunidade (Ed. Paulus)
  • Livro Caminhando com Jesus, de Gabriel Benedito e Issaac Chalita  (Ed. Santuário) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário