...

...
...

quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Jesus pede o Batismo a João Batista


O BATISMO DE JESUS

Antes de Jesus começar a sua missão, alguém preparou o povo para receber o Salvador. Como já vimos, essa pessoa foi João Batista, primo de Jesus e filho de Isabel e Zacarias.

Jesus pede o batismo a João Batista. Pouco antes João anunciou e testemunhou: "Virá um que é maior do que eu e não sou digno de desatar-lhes as sandálias. Eu batizo na água, ele vós batizará no Espírito Santo." (cf. Jo 1,26-34). João lhe dá um nome: Jesus de Nazaré. Jesus é alguém que entra na História e tem uma missão especial: Ele é o Enviado, Ele é o Messias, Ele é o Prometido.

O povo foi preparado para vinda do Salvador. Jesus veio para cumprir o Antigo Testamento.

Jesus foi batizado no Rio Jordão por João Batista. Deus Pai disse a todas as pessoas que lá estavam que Jesus é o seu Filho muito amado. "Durante o batismo de Jesus os céus se abriram e o Espírito de Deus desceu como pomba e pousou sobre Jesus e uma voz do céu disse: "Tu és o meu Filho muito amado..." (Mc 1,9-11).

Por que somos batizados?
"Quem crer e for batizado será salvo." (Mc 16,16)

Por que Jesus foi batizado?
Apesar de Jesus não ter pecado algum, quis ser batizado para nos mostrar que era solidário com a humanidade pecadora, a qual viera salvar.

E o nosso batismo, o que significa? 
O Batismo é um novo nascimento. Nascemos para uma vida nova e nos tornamos irmãos uns dos outros.

Quando somos batizados, tornamos pública nossa participação como membros da família de Deus, exatamente como Jesus fez.

Para termos a vida de Deus em nós e sermos filhos de Deus é preciso aceitar Jesus e prometer seguir suas palavras. No dia do Batismo, nossos pais e padrinhos escolheram para nós e prometeram ensinar-nos esse caminho. Nesse dia nós, que éramos apenas criaturas de Deus, tornamo-nos filhos, passando a pertencer a uma família, que é a Igreja. Nós aceitamos Jesus.

"Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinai-os a observar tudo que ensinei a vocês..." (Mateus 28,19-20).

Temos em nós o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O importante é aumentar essa vida de Deus em nós.

Assim como Jesus, nós também somos muito amados por Deus. Aquela frase bonita que Deus disse no dia do batismo de Jesus vale para nós também. Nós também somos seus filhos amados em quem ele põe todo o seu carinho e seu afeto. A partir do nosso batismo, nós assumimos este compromisso de viver como filhos queridos de Deus, buscando sempre o que é bom e deixando para trás o que não presta, pois, agora, também nós estamos cheios do Espírito Santo de Deus, que é a sua força em nosso coração. Pelo Batismo, estamos bem unidos a Jesus e nada pode nos separar dele.

Nesse encontro, fizemos a dinâmica do Batismo:

Recursos: Copo com água, água sanitária, iodo, bonequinho recortado em papel branco.

Faça a dinâmica explicando com as suas palavras a importância do batismo em nossa vida.
  • Dentro do copo com água limpa, derrame o iodo e mostre às crianças o que o pecado fez. Coloque o bonequinho de papel dentro dessa água e o retire, mostrando como ele ficou sujo (escuro).
  • Depois derrame a água sanitária nessa água escura e a água ficará clarinha. Coloque o bonequinho sujo nessa água e ele sairá branquinho.



1. Pelo Batismo o pecado original e todos os pecados pessoais são perdoados (CIgC 1263).

2. O Batismo não somente purifica o homem do pecado original como também o transforma em "nova criatura" e filho adotivo do Pai. Ao ser batizado, o batizando torna-se, então, participante da natureza divina, membro do Corpo de Cristo e templo do Espírito Santo.

Encerrando, convidei a turma a agradecer a Deus, que ama a cada um de nós. 

Erguemos as mãos para o alto e rezamos juntos: "Ó Deus de amor, nós estamos felizes porque sabemos que o Senhor nos ama e nos quer bem. Nós somos seus filhos queridos e queremos viver sempre unidos a Jesus. Amém!

Finalizando, todos de mãos dadas rezamos o Pai-Nosso.












Dinâmica do Batismo 






















Nenhum comentário:

Postar um comentário