...

...
...

sábado, 21 de outubro de 2023

Outubro: Mês Dedicado às Missões


1.  Oração inicial: Sinal da Cruz, Pai Nosso.


   2. Recordando nosso encontro anterior:

Antes de Jesus começar a sua missão, alguém preparou o povo para receber o Salvador. Como já vimos, essa pessoa foi João Batista, primo de Jesus e filho de Isabel e Zacarias.

Jesus pede o batismo a João Batista. Pouco antes João anunciou e testemunhou: "Virá um que é maior do que eu e não sou digno de desatar-lhes as sandálias. Eu batizo na água, ele vós batizará no Espírito Santo." (cf. Jo 1,26-34). João lhe dá um nome: Jesus de Nazaré. Jesus é alguém que entra na História e tem uma missão especial: Ele é o Enviado, Ele é o Messias, Ele é o Prometido.

O povo foi preparado para vinda do Salvador. Jesus veio para cumprir o Antigo Testamento.

Jesus foi batizado no Rio Jordão por João Batista. Deus Pai disse a todas as pessoas que lá estavam que Jesus é o seu Filho muito amado. "Durante o batismo de Jesus os céus se abriram e o Espírito de Deus desceu como pomba e pousou sobre Jesus e uma voz do céu disse: "Tu és o meu Filho muito amado..." (Mc 1,9-11)

Por que somos batizados? 

"Quem crer e for batizado será salvo." (Mc 16,16) 

Por que Jesus foi batizado?

Apesar de Jesus não ter pecado algum, quis ser batizado para nos mostrar que era solidário com a humanidade pecadora, a qual viera salvar. 

E o nosso batismo, o que significa? O Batismo é um novo nascimento. Nascemos para uma vida nova e nos tornamos irmãos uns dos outros.

Quando somos batizados, tornamos pública nossa participação como membros da família de Deus, exatamente como Jesus fez.

Para termos a vida de Deus em nós e sermos filhos de Deus é preciso aceitar Jesus e prometer seguir suas palavras. No dia do Batismo, nossos pais e padrinhos escolheram para nós e prometeram ensinar-nos esse caminho. Nesse dia nós, que éramos apenas criaturas de Deus, tornamo-nos filhos, passando a pertencer a uma família, que é a Igreja. Nós aceitamos Jesus.

"Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinai-os a observar tudo que ensinei a vocês..." (Mateus 28,19-20).

Temos em nós o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O importante é aumentar essa vida de Deus em nós. 

Assim como Jesus, nós também somos muito amados por Deus. Aquela frase bonita que Deus disse no dia do batismo de Jesus vale para nós também. Nós também somos seus filhos amados em quem ele põe todo o seu carinho e seu afeto. A partir do nosso batismo, nós assumimos este compromisso de viver como filhos queridos de Deus, buscando sempre o que é bom e deixando para trás o que não presta, pois, agora, também nós estamos cheios do Espírito Santo de Deus, que é a sua força em nosso coração. Pelo Batismo, estamos bem unidos a Jesus e nada pode nos separar dele.


3. Anúncio do tema 

💢Colocar recortes de revistas ou imagens que mostrem pessoas exercendo uma missão em prol da vida. Pode-se colocar também gravuras de alguns santos, e especialmente de Santa Teresinha do Menino Jesus e de São Francisco Xavier.

Perguntar o que essas pessoas estão fazendo ou fizeram.

Após as respostas, explicar que estas pessoas realizaram uma missão. Nós cristãos seguimos os passos de Jesus que curou os enfermos, acolheu as crianças, visitou os excluídos etc. Nossa missão é fazer como Jesus fez. Muitas pessoas se colocaram em oração e a serviço dos irmãos para que suas vidas fossem melhor.

Antes de subir aos céus, Jesus deixou aos Apóstolos uma missão: “Ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei!"

Neste mês de outubro há muitas comemorações. A Igreja dedica o mês de outubro às missões, fazendo com que todos os cristãos se abram colocando-se a serviço  ou partilhando um pouco do que tem para ajudar os povos que mais precisam. Como padroeiros das missões temos dois santos que procuraram amar como Jesus amou: Santa Teresinha do Menino Jesus e São Francisco Xavier.

Durante este mês acontece a Campanha Missionária 2023 que tem como tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo”, cuja inspiração bíblica é baseada no texto dos discípulos de Emaús. O lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,13-35) foi escolhido pelo Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões, que será celebrado em 22 de outubro.

A Campanha Missionária é realizada todos os anos no mês de outubro, quando a Igreja se volta para a necessária compreensão das Missões, isto é, da permanente preocupação pelo anúncio do Evangelho a todos os povo.

No primeiro dia de outubro, celebramos a festa de Santa Teresinha do Menino Jesus, abrindo o Mês Missionário em toda a Igreja. Santa Teresinha é a padroeira das missões, pois era essa a intenção de seu coração no seio da Igreja.

Mas o que é ser missionário? 

É aquele que leva Jesus, aquele que leva boas notícias. Somos missionários pelo nosso batismo. Todo batizado é missionário de Jesus.

E, ao contrário do que muitos podem pensar, missionário não é somente aquele que sai de sua terra para evangelizar em outros continentes. Ser missionário é um compromisso que vai muito além desse conceito. Santa Teresinha tornou-se padroeira das missões sem sair do Carmelo. Se você for para a África, ou mesmo para a Amazônia fazer missão, que bom. Mas na sua casa, no seu trabalho, nas suas relações sociais, a missão também pode ser vivenciada. 

Ser missionário é, antes de tudo, uma decisão pelo anúncio da Boa Nova, assumindo com fidelidade o envio de Jesus: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura." 

Ser missionário é a essência do ser cristão. Assim como o Pai enviou Jesus, Ele também nos envia (Jo 20,21).

Anunciar a Boa Nova a toda criatura é um compromisso de toda comunidade cristã e exige de nós abertura constante aos anseios do povo em nossa época. Assim como Jesus, devemos conhecer os desafios do nosso tempo e transmitir com entusiasmo e convicção a mensagem de Boa Nova que nos foi confiada.

Somos, portanto, continuadores da missão de Jesus no mundo. Vamos refletir: Como estamos assumindo esta missão?


4. Hora de celebrar: 

C: Olhando para a realidade do Brasil, diante de tanta injustiça social, violência, desemprego, doenças, tragédias, catástrofes naturais, e uma lista sem fim de problemas e dificuldades, podemos ver uma multidão de irmãos que gritam por mais justiça, pedimos ao Senhor:

T: Piedade, piedade de nós! 

·  C: Em nossa Comunidade, encontramos feições sofridas de pais, de mães, jovens e crianças... O amor de Deus por eles é infinito e por todos eles, Jesus deu a vida. Como seguidores de Cristo, queremos ser sinais visíveis deste amor de Deus entre eles. Nós te pedimos Senhor: 

   T: Piedade, piedade de nós!



Em seguida, convidei cinco catequizados para rezar por cada continente, desejando a paz: 

1. Paz a você ÁFRICA! Terra de um povo alegre. A tua cultura possa ser instrumento de evangelização.

2. Paz a você AMÉRICA! Terra de entusiasmo. Que teus ideais de fraternidade construam uma Igreja Missionária.

3. Paz a você EUROPA! Terra de antiga tradição cristã. Não canse de viver e defender os valores dos antepassados.

4. Paz a você OCEANIA! Terra de muitas ilhas, povos e belezas. A tua Igreja, fundada por leigos, seja exemplo para o mundo.

5. Paz a você ÁSIA! Terra de grande valores espirituais. Seja apóstolo destes mesmos valores.

Encerramos rezando um Pai-Nosso e uma Ave-Maria.

























































































 

                                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário