...

...
...

sábado, 25 de agosto de 2018

Jesus nos dá um Novo Mandamento


"AMAI-VOS UNS AOS OUTROS COMO EU VOS AMEI!"

Depois da acolhida e de um momento de animação, convidei a turma para a oração. Motivei: "Estamos reunidos em nome de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Deus nos ama e nos mandou Jesus, seu Filho, para nos ensinar o caminho do amor. Sem amor, ninguém é feliz; o mundo fica triste e sem graça. Então, vamos pedir a Deus que nos ensine a amar a todas as pessoas. Cada um pense nas pessoas que sofrem e precisam do nosso amor. Vamos rezar por elas. Depois de cada prece, diremos: “Jesus, ensine a gente a amar!” Pedimos pela nossa família, pelos nossos companheiros, pelos idosos, pelas crianças abandonadas, pelos presos, pelos doentes...

Terminada a oração, passamos para o nosso tema de hoje, cujo objetivo é a reflexão sobre o grande ensinamento de Jesus: o amor ao próximo.

O pedido de Jesus é que amemos uns aos outros como ele nos amou. Somos chamados a viver intensamente o amor.

Perguntei: O que é o amor? O que vocês já ouviram falar sobre o amor? Como sabemos que amamos? A quem podemos ou devemos amar? O que observamos nas gravuras?

A partir de suas respostas, passei a desenvolver o tema...

Jesus nos pede que nos amemos. Convidei-os a ouvir o que Ele falou nesse pedido: Leitura da passagem bíblica: Jo 13, 34-35

O pedido de Jesus é mais do que um pedido, é um novo mandamento. Duas frases são muito importantes: “Amai-vos uns aos outros” e “como eu vos amei”. Vamos pensar. Como Jesus nos amou? O que ele fez pelas pessoas? (deixei que respondessem, depois ajudei).

Por que Jesus nos dá este novo mandamento? O que é um mandamento?

Relembramos a história do povo que saiu da escravidão do Egito guiado por Moisés. Nessa saída eles celebraram a sua páscoa. Depois da saída, esse povo ficou quarenta anos no deserto antes de chegar à terra prometida. No deserto passaram por diversas dificuldades e muitas vezes queriam desistir e voltar para a escravidão do Egito porque pensavam que era melhor lá do que ficar no deserto sem comida e sem água. No deserto Deus anima o povo, dá comida, dá água e pede que seja fiel a Ele. Deus dá ao povo, através de Moisés, uma lei para o povo seguir em sinal de sua fidelidade e obediência. Essas leis ficaram conhecidas por decálogo, isto é, dez leis ou dez mandamentos. Três coisas são muito importantes nos dez mandamentos: o amor a Deus, o amor ao próximo e o amor a si mesmo. Nem sempre o povo conseguiu vivê-los verdadeiramente.

Depois de muitos séculos, na época de Jesus, os mandamentos eram a lei que guiava o povo, mas havia se tornado apenas uma lei a ser obedecida. Jesus, então, dá um novo mandamento que nos mostra que devemos nos amar como ele nos amou, porque quem ama a Deus deve amar como Deus ama. É algo que vem do coração.

Como seguidores de Jesus, deveríamos seguir seus exemplos, principalmente no amor. As pessoas que conhecemos amam como Jesus amou? E nós? (Deixei que falassem).

Nós, seres humanos, nem sempre conseguimos amar como Jesus amou. Quando saímos do caminho do amor Deus nos convida a voltar, por isso, como vimos no encontro passado, através do Sacramento da Reconciliação nos arrependemos, confessamos a nossa falta e pedimos perdão. Deus que é cheio de amor e misericórdia nos acolhe e acolhe o nosso sincero arrependimento.

Em seguida, passamos para o momento das atividades.

Encerrando, convidei as crianças para a nossa oração final: "Jesus já nos ensinou que toda pessoa tem valor e que, por isso mesmo, devemos nos amar uns aos outros. Quando a gente ama, a gente só quer o bem do outro. Quando a gente ama as pessoas e as trata com carinho, a gente está contribuindo para o mundo ser mais bonito e mais feliz. Um mundo sem amor é um mundo sem luz, que vive nas trevas do egoísmo. Não dá para viver num mundo assim! Um mundo sem amor é como uma comida sem sal, sem gosto. Não dá para comer uma comida assim. Então, quem ama é como o sal da terra e a luz do mundo. Foi isso que Jesus nos ensinou. Vamos iluminar o mundo com o nosso amor!

De mãos dadas rezamos: Senhor, nós queremos amar como o Senhor nos ensinou. Queremos amar a todos e a todos oferecer nosso carinho e nossa compreensão. Com nosso amor, o mundo ficará mais iluminado, a vida terá mais sabor, e nós seremos mais felizes. Venha nos ensinar a amar, Jesus!
Amém!

Obrigada, Senhor!

ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO

















































Nenhum comentário:

Postar um comentário