...

...
...

domingo, 2 de setembro de 2018

Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo!


Iniciamos o nosso encontro lembrando o trato que fizemos no encontro passado de seguir os ensinamentos de Deus, pedindo a ele que nos dê força para não nos afastarmos de seus caminhos. De mãos dadas, rezamos juntos: "Venha, Senhor, nos fortalecer e iluminar. Venha nos dar disposição para seguir sua Palavra. Que ela nos guie no caminho da paz e nos faça felizes e fortes na fé. Venha nos proteger e guiar, para que nenhum de nós se afaste de seus caminhos. Amém!"

Terminada a oração, disse às crianças: No encontro passado vimos que Jesus deu o novo mandamento do amor. Perguntei: Vocês ainda se lembram desse mandamento? Alguém conhece os dez mandamentos ou algum deles? (Deixei que falassem).

Em seguida, relembramos a história do povo que no deserto recebeu de Deus dez mandamentos para segui-lo fielmente. Deus pediu que o povo observasse esses mandamentos, para ser sempre feliz e viver junto dele. O povo fez uma aliança com Deus, prometendo seguir seus mandamentos. Mas o povo nem sempre obedeceu! O povo errava, pedia perdão e Deus perdoava.

Convidei a turma para a leitura bíblica (Êxodo 31,12; 32), onde vimos que o povo de Deus vacilou e trocou Deus por um bezerro de ouro. E olha que o povo tinha feito um trato de seguir os mandamentos de Deus! Mas fez o trato, virou as costas e se esqueceu de cumprir a promessa.

Moisés chamou a atenção do povo, mostrando seu grande erro. Deus era a pessoa mais importante para o povo. Como o povo podia ter abandonado Deus para ficar dançando diante de um bezerro feito de ouro?

Durante o tempo que ficou na montanha, Moisés tinha escrito um resumo das leis de Deus, com as quais o povo tinha se comprometido. Ele estava com as tábuas da lei nas mãos, quando descia todo feliz da montanha, para mostrá-las ao povo. Quando ele viu que o povo tinha se esquecido do compromisso de seguir as leis de Deus e estava rezando diante de um bezerro de ouro como se fazia lá no Egito, ele ficou triste e até com raiva. Ele pegou as tábuas e as quebrou diante do povo. E disse: “Assim vocês fizeram com as leis de Deus. Vocês quebraram a aliança com o Senhor!” Depois, Moisés pegou o bezerro de ouro e o quebrou em pedaços. E repreendeu o povo duramente, por ter trocado Deus por um bezerro de ouro.

O povo, então, percebeu a tolice que havia cometido. Eles haviam prometido seguir a Deus, guardando seus mandamentos para sempre, e estavam ali cantando, como se o bezerro valesse mais que Deus. Que mancada!

O povo ficou muito arrependido do que havia feito e pediu o perdão de Deus. Deus tratou o povo com misericórdia e perdoou seu erro. Uma coisa, porém, ficou clara para o povo: não se deve trocar Deus por nada.

Mais tarde, quando a raiva passou, Moisés arranjou outras tábuas com o resumo da lei, para lembrar sempre ao povo a necessidade de ser fiel a Deus.

Depois disso, o povo se tornou mais fiel a Deus. Na vida é assim: a gente aprende até quando erra. Pois, consertando os nossos erros, a gente corrige o rumo de nossas vidas.

A seguir, apresentei-lhes cada mandamento separadamente, e disse-lhes: Na Bíblia eles aparecem em uma ordem do primeiro ao décimo. Vamos ler juntos (as plaquinhas) e tentar colocar numa ordem de importância? Vamos colocar por primeiro o que nós achamos mais importante (deixei que eles colocassem na ordem que achavam estar certa, somente depois da reflexão é que colocamos na ordem correta).

Agora vamos ver dois diálogos de Jesus...

Leitura da passagem bíblica: Mt 19, 16-22; Mt 22, 34-40

No primeiro texto Jesus ensina que para segui-lo é preciso observar os mandamentos e praticá-los, pois quando amamos o outro como amamos a nós mesmos, queremos para o outro tudo o que queremos para nós mesmos e assim partilhamos o que temos. No segundo texto Jesus resume os dez mandamentos em dois “Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu entendimento” e “amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Mas quais são os dez mandamentos? (Ler Êxodo 20,1-17).

Nos dez mandamentos, os três primeiros falam do amor a Deus e hoje a Igreja apresenta para nós dessa forma:
1) Amar a Deus sobre todas as coisas.
2) Não tomar seu santo nome em vão.
3) Guardar domingos e festas de guarda.

Os outros sete mandamentos que falam do amor ao próximo são:
4) Honrar pai e mãe.
5) Não matar.
6) Não pecar contra a castidade.
7) Não furtar.
8) Não levantar falso testemunho.
9) Não desejar a mulher do próximo.
10) Não cobiçar as coisas alheias.

Agora vamos conhecer a ordem em que nós colocamos os mandamentos no início do encontro. O que nos chama a atenção? Há algum mandamento que não conseguimos entender o sentido? Nos próximos encontros vamos continuar falando desses mandamentos.

Depois das atividades, encerrando o nosso encontro, motivei as crianças para a oração: Quando o povo de Deus errou, trocando Deus por um bezerro de ouro, todos se arrependeram e Deus perdoou, para que o povo não errasse mais. Vamos, então, rezar pedindo perdão pelas vezes em que nós erramos e trocamos Deus por outras coisas.

Vamos colocar a mão no coração e repetir juntos: "Deus de amor, queremos pedir que o Senhor nos perdoe por todas as vezes em que trocamos o Senhor por outras coisas, em que deixamos de rezar, em que deixamos de dar valor ao Senhor. Queremos também que o Senhor coloque em nossos corações um amor muito grande e muito forte, para que nunca nos afastemos do Senhor."

Finalizando, rezamos a oração do Pai-Nosso.

Nos despedimos com alegria: Até o nosso próximo encontro!!!
Vamos em paz e que o Senhor nos acompanhe!
Graças a Deus!!!


Fontes:
Bíblia Sagrada
Catecismo da Igreja Católica
Livro "Povo de Deus", do Padre Orione Silva e Solange Mª do Carmo
Livro "O Caminho", da Diocese de Duque de Caxias (RJ)


ATIVIDADES
(Retiradas da Internet)
 
ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO





























Nenhum comentário:

Postar um comentário