...

...
...

domingo, 5 de agosto de 2018

O Catequista planta, rega; mas quem dá o crescimento é Deus.

A nós cabe plantar e regar, mas o crescimento vem do Senhor (1Cor 3,6).

A minha turminha anterior era formada por crianças cujos pais "não são de igreja" (alguns familiares só vi nas celebrações da Catequese!). Então, quando vejo algumas delas participando da missa (vez ou outra, isso acontece!), fico muito feliz!!! Gostaria que todas estivessem sempre presentes, mas confesso que a ausência das crianças não me causa nenhuma frustração, porque sei que a semente foi plantada com muito amor e carinho em seus coraçõezinhos, e que,  no momento certo, por vontade própria, elas vão voltar a participar da Santa Missa, vão sentir a necessidade de estar sempre recebendo Jesus na Eucaristia. Tenho certeza que será assim, pois isso aconteceu comigo!!! 


"Na Catequese sempre é mais tempo de semear do que colher. Nós semeamos; o Senhor faz florir os canteiros!"

Sobre esse tema, é perfeita a reflexão abaixo... não posso perdê-la de vista!  O excelente texto, de autoria do Catequista Carlos Ferreira, fala tudo o que penso a respeito desse assunto!
"Queria manifestar uma reflexão com todos acerca do engajamento ou não de nossos catequizandos...

Jesus Cristo escolheu doze homens para catequizar e esses homens viveram com Ele por três anos ouvindo suas palavras de esperança e salvação. Seus sinais foram vistos por eles e ficaram dia e noite na companhia do Mestre. Após esse período, um de seus catequizando o traiu, um outro o negou três vezes e outro duvidou da ressurreição... Outros decidiram voltar a pescar, todos queriam largar tudo.

A julgar pelas atitudes desses homens, Jesus fora um fiasco como Catequista. Eles estiveram com a Luz e não foram iluminados. Mas os ensinamentos de Jesus foram plantados na alma daqueles homens, e Jesus Cristo mesmo vendo aqueles homens sem rumo, acreditou na ação do Espírito Santo. E quando se encontraram, pelo ensinamento de Jesus e a ação amorosa do Espírito, estes mesmos homens se tornaram responsáveis por anunciar tudo o que outrora ouviram do maior de todos os catequistas.

Então meus irmãos, as sementes que plantamos no coração de nossos meninos e meninas vão germinar, eu não duvido disto. Querer ver nossos catequizandos de imediato assumindo um serviço na Igreja nos dá uma felicidade imensa, eu sei disso, mas não pode servir como ponto de avaliação de nossa dedicação e compromisso com a evangelização; muitas outras coisas também tornam nossa missão completa: um menino que não assume uma Pastoral mas que dá testemunho fora da igreja também é fruto da Catequese, um filho que respeita pai e mãe.

Jesus nos mostra como ser catequista, sendo amoroso, mas sem se afastar da sua missão e acima de tudo acreditando nela, sem se preocupar com resultados.

Nós somos frutos da Catequese de alguém e também deixaremos nossos frutos, tenho certeza disso."
"Não pare nunca de plantar suas sementes, porque você não sabe qual delas vai crescer - talvez todas cresçam" (Ecl 11,6).






Nenhum comentário:

Postar um comentário