...

...
...

domingo, 12 de agosto de 2018

O que é Vocação?


Logo que chegamos, com a participação das crianças, preparamos o ambiente do encontro (um caminho, um barco, uma rede, vários pezinhos, um cartaz com uma interrogação, flores, pedras...), colocando em destaque o rosto de Jesus como ponto de chegada.

Em seguida, convidei as crianças para rezar. Motivei a turma a entregar sua vida nas mãos de Deus com toda confiança. Cada criança fez uma prece, entregando-se a Jesus. Depois de cada prece, rezamos juntos: "Recebe nossa vida, Jesus!"

Depois da oração, relembramos alguns encontros em que falamos sobre as Bem-Aventuranças, um novo modo de viver que nos foi ensinado por Jesus.

Perguntei às crianças o que elas achavam que representa o cenário que montamos juntos. Depois de ouvi-las, quis saber também o que elas pensam quando ouvem a palavra VOCAÇÃO (dei um tempo para que falassem).

Passei então a desenvolver o tema...

Estamos no mês de agosto, mês dedicado às vocações. Neste mês, a Igreja celebra as vocações: sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e leiga. Durante o mês, cada domingo é reservado para a reflexão e celebração de uma determinada vocação (Primeiro domingo: Vocações sacerdotais - dia do Padre; segundo domingo: Vocação familiar (dia dos pais); terceiro domingo: Vocações religiosas; quarto domingo: Vocações leigas).

Hoje vamos entender melhor o que é vocação...

Falamos muito de vocação. Quando dizemos que alguém tem vocação, afinal o que queremos dizer? A palavra vocação vem do verbo no latim "vocare" (chamar). Assim vocação significa chamado. É, pois, um chamado de Deus. Se há alguém que chama, deve haver outro que escuta e responde. Vocação é o encontro de duas liberdades: a de Deus que chama; a do homem que responde.

Lembramos do SIM de Maria: o SIM que mudou toda a história da humanidade. O SIM de Maria dito ao Arcanjo Gabriel foi determinante para dar início à História da Salvação. Maria não colocou qualquer obstáculo e nem a menor exigência ao plano e à vontade de Deus - “Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a Tua palavra” (Lc 1,38).

E nós, como temos respondido ao Senhor?

Todos nós queremos ser felizes, mas felicidade de verdade só vem quando eu realizo a vontade de Deus na minha vida. Só é feliz quem realiza a própria vocação.

Convidei-os a ouvir a história de um pássaro que estava muito triste porque, segundo ele, ainda não havia descoberto a sua vocação (A Vocação de Pierre).

Depois de fazer algumas perguntas sobre a história, apresentei uma caixa com figuras que ilustram as diferentes vocações e pedi que as crianças escolhessem algumas e que me falassem o que elas representavam. Conversamos sobre cada figura (aproveitei a oportunidade para indagar-lhes sobre suas vocações, sobre o que gostam de fazer).

Depois da partilha, continuei... A vida de todo ser humano é um dom de Deus. "Somos obra de Deus, criados em Cristo Jesus" (Ef 2,10). Existimos, vivemos, pensamos, amamos, nos alegramos, sofremos, nos relacionamos, conquistamos nossa liberdade diante do mundo que nos cerca e diante de nós mesmos. Não somos uma existência lançada ao absurdo. Somos criaturas de Deus. Não existe homem que não seja convidado ou chamado por Deus a viver na liberdade, que possa conviver, servir a Deus através do relacionamento fraternal com os outros.

Você é uma vocação. Você é um chamado.

A vocação não é um sentimento, não é escolhida e não é o desempenho de uma profissão; e não é, também, uma predestinação. A vocação é uma resposta às perguntas: o que vou fazer da minha vida? A quem vou entregá-la? É uma decisão livre e corajosa, que envolve a totalidade da pessoa. A vocação é um caminho de felicidade diferente para cada um.

"A vocação é um mistério que vai se revelando pouco a pouco, à medida que vamos descobrindo quem somos e a finalidade da nossa existência."

Precisamos distinguir bem vocação de profissão, pois não são exatamente a mesma coisa (vimos a distinção entre uma e outra).

Encontramos na Bíblia muitos chamados feitos por Deus: Abraão, Moisés, os profetas... Em todas as escolhas, encontramos: a) Deus chama diretamente, pela mediação de fatos e acontecimentos, ou pelas pessoas; b) Deus toma a Iniciativa de chamar; c) Escolhe livremente e permite total liberdade de resposta; d) Deus chama em vista de uma missão de serviço ao povo.

Resumindo:

A Palavra de Deus que toca o coração das pessoas fazendo com que elas deixem seu projeto para seguir o projeto de Deus, é vocação. O desejo de ser alguém na vida sonhando ter uma profissão, ainda não é vocação.

O grito da realidade onde Deus se esconde com rosto de pobre, enfermo, criança, idoso, preso, faminto, é vocação.

A vontade de subir na vida não se importando com os outros, explorando e desrespeitando os outros, não é vocação.

Quando falamos em vocação, pensamos em Deus que chama e na pessoa que responde. Jesus Cristo é a Palavra de Deus que caminhou entre nós. No chamado que Ele faz a Pedro, podemos compreender bem o que é vocação.

Leitura da passagem bíblica: Lucas 5, 1-11

Compreendendo o texto:

a) É Jesus que se aproxima dos pescadores para chamá-los a seguir seus passos. Também hoje é Ele que se aproxima de nós e nos convida a entrar no seu time e a nos dedicar à sua causa; b) Esta experiência de vocação não é somente destes discípulos. Há outros testemunhos de pessoas chamadas na sua vida de fé e oração, para serem instrumentos do amor de Deus na vida de tantos outros; c) Como em outro textos da Bíblia, diante da grande graça que Jesus manifesta a Pedro e aos outros discípulos, podemos nos recordar de outras pessoas que na Bíblia também experimentaram o chamado a ser discípulos missionários do Cristo crucificado; d) A resposta deve ser como a de Simão Pedro: “Senhor, tu sabes tudo. Tu sabes que eu te amo!”

No momento das atividades, pedi que colocassem as figuras com as diferentes vocações no caminho que fizemos na ambientação.

Finalizando, convidei-os a respondermos à Palavra de Deus, rezando juntos pelas vocações.: “Senhor da messe e pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e segue-me!” Derrama sobre nós o teu Espírito. Que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e a generosidade para seguir tua voz. Senhor, que a messe não se perca por falta de operários. Desperta nossas comunidades para a missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino, na vida consagrada e religiosa. Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres e ministros. Dá perseverança a nossos seminaristas. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua igreja. Senhor da messe e pastor do rebanho, chama-nos para o serviço de teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder sim. Amém!

Roteiro completo deste encontro na página do meu blog http://mgathe.blogspot.com/2016/08/vocacao-chamado-de-deus.html
 ATIVIDADES
(Copiadas da internet, com algumas adaptações)

(Frente)


(Verso)
A VOCAÇÃO NASCE DO CORAÇÃO DE DEUS


"Nenhuma vocação nasce por si, nem vive para si. A vocação brota do coração de Deus e germina na terra boa do povo fiel, na experiência do amor fraterno”. (Papa Francisco) 
O Papa reconhece que para seguir neste caminho muitas vezes é preciso ir contra a corrente, enfrentando obstáculos, dificuldades que poderiam criar desânimo. Mas ele enfatiza que a verdadeira alegria dos chamados está em crer e experimentar que Deus é fiel. “Com Ele, podemos caminhar, ser discípulos e testemunhas do amor de Deus, abrir o coração a grandes ideais, a coisas grandes”.
MAIS ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO

































































Nenhum comentário:

Postar um comentário