...

...
...

terça-feira, 3 de maio de 2016

Jesus nos ensina a perdoar



Iniciamos o nosso encontro lembrando que estamos na Quaresma, que é um tempo de conversão e renovação pessoal, ou seja, é tempo de nos arrependermos dos nossos pecados e de mudar algo em que precisamos ser melhores para viver mais próximos de Cristo. A Quaresma, que teve início na Quarta-Feira de Cinzas, são quarenta dias que nos conduzirá ao Tríduo Pascal, memória da paixão, morte e ressurreição do Senhor, coração do mistério da nossa salvação.

Fizemos também uma breve reflexão sobre o tema e o lema da Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano (no momento adequado, resolvemos atividades para entender significado do cartaz da Campanha).

A seguir, lembramos o que falamos sobre o Ano da Misericórdia, assunto que iniciamos no encontro da semana passada, relembrando as obras de misericórdia (corporais e espirituais), cuja prática torna-nos mais parecidos com Jesus. Ressaltando as palavras de Jesus: "Sede misericordiosos como o Pai é misericordioso", falei do amor misericordioso de Jesus, que nos revela o rosto de Deus que perdoa os pecados e age gratuitamente como fonte de vida.

Pedi aos catequizandos que ficassem de pé e nos colocamos em clima de oração. Fizemos o sinal da cruz.

Motivei: Quando nós abrimos nosso coração para acolher o amor de Deus que nos é manifestado em Jesus, o Filho de Deus, nossa vida vai ganhando outro rumo. Nós passamos a ser guiados por outros valores: trocamos o egoísmo pelo amor, o ódio pelo perdão, a raiva pela mansidão, a violência pela paz, a preguiça pelo serviço aos mais fracos. Vamos, pouco a pouco, deixando para trás o que é mau e escolhemos amar e servir as pessoas que nos rodeiam. Foi assim que Jesus viveu. Foi assim que Ele nos ensinou a viver. Então, cheios de confiança, vamos pedir a Deus, nosso Pai, que nos dê um coração bondoso e forte como o de Jesus. Com os olhinhos fechados, a mãozinha no coração, vamos rezar: "Pai de amor, queremos ter um coração forte e bom como o coração de Jesus, um coração capaz de amar e perdoar, um coração capaz de fazer o bem sem olhar a quem. Venha nos abençoar, Senhor. Amém!"

Depois da oração, iniciei o nosso tema de hoje com uma dinâmica. Após a dinâmica, em que os catequizandos, divididos em grupos, refletem sobre um versículo da Bíblia que lhes indiquei (cada um tinha um pedaço da frase do versículo escrito num papelzinho que lhes entreguei). Com essas frases incompletas, eles formaram grupos de três. Juntos completaram as frases e conversaram sobre o que leram.

Após identificarmos o que é comum em todos os textos, disse-lhes que Jesus convida a todos à conversão e são os pecadores que mais o acolhem. Jesus não concorda com o pecado, mas tem muita misericórdia com quem é pecador. 

Em seguida, perguntei aos catequizandos o que é pecado para elas e quem são as pessoas que elas consideram pecadoras. E como elas lidam com essas pessoas?

Dei um tempo para as crianças falarem. Convidei-as para a leitura da passagem bíblica que fala de Zaqueu. No relato sobre Zaqueu aparece muito bem como Jesus se relaciona com os pecadores. Ele não concorda com o pecado das pessoas, mas acolhe um coração arrependido que deseja mudar de vida.

Depois vimos como Jesus agiu com a mulher pecadora, que foi apanhada em adultério e levada até ele pelos fariseus. A mulher havia pecado. Era pecadora. Os fariseus também certamente tinham os seus pecados. Afinal, todos somos pecadores. Todos cometemos, por fraqueza, erros que não devíamos cometer.

O que fazer diante de uma pessoa que errou? Será que adianta apedrejar, como a lei daquele tempo mandava? Jesus ensina um modo diferente de lidar com os pecados: o perdão.

Ao perdoar a mulher pecadora, Jesus não está apoiando seus erros. Mas está dando a ela uma oportunidade de ir e não pecar mais, ou seja, de consertar a própria vida, de melhorar, de se aperfeiçoar, superando seus erros.

E para isso que serve o perdão: para nos dar outra chance e nos ajudar a consertar os nossos erros. 

No momento das atividades, convidei a turma para aprofundar a reflexão sobre o perdão, brincando de "você decide". De frente para os catequizandos, que estavam sentados em semicírculo, iniciei a história mostrando alguns quadros em álbum seriado. As crianças decidem o final da história: se o menino perdoa ou não perdoa o outro menino que furou por maldade a bola de futebol dele. As crianças decidiram que  ele deveria perdoar (essa dinâmica eu tirei do livro do Padre Orione Silva - Tenho a coleção inteira!!! É maravilhosa!!!).

Terminada a história, acalmei as crianças para a oração final.

Motivação: Vimos no primeiro texto que Zaqueu acolheu Jesus e sua vida mudou. Como ele, vamos também fazer nossa oração a Jesus pedindo-lhe um coração aberto para receber sua visita e para deixar que ele transforme nossa vida. Vamos pedir o perdão de Deus. O perdão é um grande ensinamento de Cristo. Se amamos o próximo, devemos entender o sentido do perdão. Quem entendeu os outros ensinamentos de Cristo, não tera dificuldade de entender a importância de perdoar. Em silêncio. cada um vai pensar em todas as vezes que teve a chance de perdoar um companheiro e não o fez, em todas as vezes que teve chance de agir com tolerância e agiu com violência... E vamos pedir perdão a Deus. Deus que é sempre bom e amoroso, vai nos perdoar e renovar as nossas forças para que a gente possa sempre amar e perdoar também.

Encerrando, convidei a turma a perdoar os companheiros. Em silêncio, cada um pode pensar nas vezes que magoou e ofendeu os outros, e por eles foi magoado e ofendido, em casa, na escola, na catequese, em tantos lugares, com palavras agressivas, ofensas desnecessárias, atitudes que magoaram...

No final, todos se abraçaram, em sinal de reconciliação.

Nos despedimos alegremente e pedi que não faltassem ao próximo encontro.

Foi muito bom! Obrigada, Senhor! 



Fonte: 

Livro, Jesus nosso salvador, do Padre Orione Silva.




Nesse encontro, cantamos as músicas "Depende de nós", do Balão Mágico e "Amar como Jesus Amou", do CD do Padre Marcelo.












































































































Emoticon heart

3 comentários: