...

...
...

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Amor a Deus e ao próximo



Objetivos:
  • Conhecer os Dez Mandamentos.
  • Entender que os mandamentos não podem ser compreendidos apenas como proibição, mas sim como projeto de vida saudável e frutuosa.
  • Refletir sobre o grande ensinamento de Jesus: o amor ao próximo.
  • Perceber que o maior mandamento é o amor.

Ambiente:
  • Crucifixo, Vela, Flores
  • Colocar o cartaz com o mandamento de Jesus no centro da sala.

Recursos:
  • Cartaz com o mandamento de Jesus.
  • Bolas de aniversário.

1. Acolhida e Oração Inicial

  • Receber a turma com alegria. Fazer momento de animação, cantando músicas apropriadas. 
  • Criar clima favorável para rezar. Fazer o sinal-da-cruz, lembrando que rezar é conversar com Deus.
  • Motivar: No começo de mais um encontro, lembrando o trato que fizemos no encontro passado de seguir os ensinamentos de Deus, vamos pedir a ele que nos dê força para não nos afastarmos de seus caminhos.
  • Erguer as mãos e rezar juntos: Venha, Senhor, nos fortalecer e iluminar. Venha nos dar disposição para seguir sua Palavra. Que ela nos guie no caminho da paz e nos faça felizes e fortes na fé. Venha nos proteger e guiar, para que nenhum se afaste de seus caminhos. Amém!
  • Cantar música à escolha (escolhi a música Bênçãos, da Banda Iahweh).

2. Anúncio do tema

  • Organize uma breve conversa entre os catequizandos sobre: o que são leis, que leis conhecem, se as leis são importantes e por que, se as leis ajudam as pessoas a serem felizes e como isso acontece, quais as leis que devemos seguir em nosso dia-a-dia e outras questões que surgirem no decorrer da conversa.
  • Converse sobre as "leis" mais fáceis e mais difíceis de seguir, pedindo aos catequizandos para que deem exemplos práticos.  Oriente os catequizandos para que, cada um escolha e escreva cinco leis que julgam mais importantes para que as pessoas vivam felizes.
  • Ajude os catequizandos a perceber que dependendo do ambiente e situação em que nos encontramos existem "leis", regras de conduta, que devemos seguir, que nem sempre estão escritas.
  • Peça aos catequizandos para que partilhem o que escreveram com os colegas.
  • Terminada a partilha, explicar aos catequizandos que as leis não são produzidas somente pelas pessoas. Sabemos que Deus também elaborou leis, que são conhecidas como os Dez Mandamentos. Elas existem e são seguidas há mais de 2.500 anos.

Relembrando:

Para entrarmos no nosso tema de hoje, vamos fazer uma breve recordação dos nossos últimos encontros. 

Vimos em  encontro anteriores que Deus sempre suscitou pessoas para estarem à frente de seu povo e que Moisés foi uma dessas pessoas chamadas por Deus para ser mediador da libertação do Povo de Israel, após ter feito uma profunda experiência com Deus na sarça ardente.

O povo fez uma aliança com Deus - ou seja, um compromisso - prometendo seguir os mandamentos divinos. Será que o povo sempre conseguiu cumprir direito os mandamentos de Deus? Sabemos que prometer é fácil, porém, cumprir o que se promete costuma ser bem mais difícil. 

Este povo, "Povo de Deus", marchou para a Terra Prometida. Atravessou o Mar Vermelho e andou pelo deserto. Muitas vezes, este povo duvidou da ação de Deus, temendo morrer de fome e de sede pelo caminho. Moisés foi um intercessor que sempre pediu para que não faltasse o auxílio divino.

Saindo do Egito, os hebreus atravessaram o Mar Vermelho e caminharam pelo deserto, permanecendo nele quarenta dias. Durante esta caminhada para a Terra Prometida, Deus esteve sempre presente, mas agora, de modo especial, quer fazer aliança com todo o povo, através de Moisés. 

No Monte Sinai, cinquenta dias após a primeira Páscoa, aconteceu um fato muito importante: Moisés recebeu as Tábuas da Aliança, ou seja, os Dez Mandamentos. Deus se a manifestou a Moisés e ao povo, dando-lhes os Dez Mandamentos queconstituem a Sua Lei, a lei do amor a Deus e ao próximo.

 Deus renovou o acordo com o seu povo: "Eu serei vosso Deus e vós sei o meu povo!"

Depois de fazer aliança com Deus, prometendo seguir seus mandamentos, o povo seguiu viagem pelo deserto. Ainda ia demorar um pouco para chegar à Terra Prometida. Talvez demorasse bastante. Ninguém sabia com certeza quanto ia demorar. E, nessa incerteza, às vezes o povo ficava bastante desanimado. Num desses momentos de desânimo, enquanto Moisés subiu à montanha para rezar, o povo de Deus vacilou e trocou Deus por um bezerro de ouro (Ex 31-36,6).

O povo tinha feito um trato de seguir os mandamentos de Deus. Mas fez o trato, virou as costas e se esqueceu de cumprir a promessa. Moisés chamou a atenção do povo, mostrando seu grande erro. Deus era a pessoa mais importante para o povo. Como o povo podia ter abandonado Deus para ficar dançando diante de um bezerro feito de ouro? Mas o povo percebeu o erro que havia cometido e Deus perdoou.

Guiados pela aliança e pela lei, o povo de Israel entrou na Terra Prometida, como vimos, não sem muitas lutas e até infidelidades. O povo errava, ficava infeliz; arrependido, pedia perdão, e Deus perdoava.

A gente precisa ficar de olho atento, senão a gente também troca Deus por outras coisas e se afasta dele. E quando a gente erra, é bom consertar, aprendendo com os nossos próprios erros. Vendo o erro feio que o povo de Deus cometeu no deserto, a gente precisa ficar de olhos bem abertos. A amizade com Deus vale mais que qualquer coisa deste mundo. Sem Deus a gente jamais conquista a verdadeira felicidade.


3. Desenvolvendo o tema

Acabamos de recordar a história do povo que no deserto recebeu de Deus dez mandamentos para segui-lo fielmente. E para continuar esse seguimento, Jesus deu o novo mandamento do amor, conforme vimos no nosso último encontro. 

Vocês ainda se lembram desse mandamento? Alguém conhece os dez mandamentos ou algum deles? Temos aqui eles escritos em cada tira de papel. Na Bíblia eles aparecem em uma ordem do primeiro ao décimo. Vamos ler juntos e tentar colocar numa ordem de importância? Vamos colocar por primeiro o que nós achamos mais importante (deixar que eles coloquem em ordem, somente depois da reflexão é que será colocado na ordem correta). Agora vamos ver dois diálogos de Jesus:


Leitura da passagem bíblica: Mt 19, 16-22; Mt 22, 34-40


O
que a Palavra fala para mim, para nós?

No primeiro texto Jesus ensina que para segui-lo é preciso observar os mandamentos  e praticá-los, pois quando amamos o outro como amamos a nós mesmos, queremos para o outro tudo o que queremos para nós mesmos e assim partilhamos o que temos. No segundo texto Jesus resume os dez mandamentos em dois “Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu entendimento” e “amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Mais quais são os dez mandamentos? (Ler Êxodo 20,1-17).

Nos dez mandamentos, os três primeiros falam do amor a Deus e hoje a Igreja apresenta para nós dessa forma:

1) Amar a Deus sobre todas as coisas.
2) Não tomar seu santo nome em vão.
3) Guardar domingos e festas de guarda.

Os outros sete mandamentos que falam do amor ao próximo são:

4) Honrar pai e mãe.
5) Não matar.
6) Não pecar contra a castidade.
7) Não furtar.
8) Não levantar falso testemunho.
9) Não desejar a mulher do próximo.
10) Não cobiçar as coisas alheias.


Os mandamentos expressam a vontade de Deus para o homem, isto é, mostram de que modo Deus quer que os homens vivam, para sermos santos e felizes.

A Lei de Deus está inscrita no coração de cada pessoa. Fomos criados por Ele e nossa vida consiste em buscá-lo e encontrá-lo sempre. Deus deixou em nós suas marcas para que possamos nos governar no caminho do bem e ao mesmo tempo nos acompanha com sua graça para nos auxiliar nas escolhas pela liberdade e felicidade verdadeira. 

Deus fez um pacto de amizade, uma aliança com seu povo, e entregou a Moisés, que era o líder do povo, as tábuas contendo os mandamentos. Essas palavras resumem a lei dada por Deus ao povo de Israel no contexto da aliança. Essa Lei indica o caminho seguro e feliz para viver bem e em paz com Deus, com o próximo, com a natureza e consigo mesmo. 

Ao apresentar os mandamentos, traça, para cada um de nós, em particular, o caminho de uma vida livre da escravidão do pecado. Os mandamentos não podem ser compreendidos apenas como uma proibição, mas sim como projeto de uma vida saudável e frutuosa.

Jesus Cristo foi fiel à Lei de Deus manifestada nos Dez Mandamentos. Ele reconheceu que ela nasceu do coração de seu Pai e que estava presente ao mesmo tempo no coração de cada pessoa, por isso Ele disse: "Eu não vim abolir a Lei, mas levá-la ao cumprimento" (Mt 5,17). Assim, o que Ele fez foi assumi-la e colocá-la no plano do amor ao doar a sua vida na cruz por nós, configurando a Nova e Eterna Aliança.

Vivenciar os mandamentos hoje significa seguir a própria orientação que Jesus Cristo deu quando lhe perguntaram sobre o maior mandamento: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo." Se nos amamos de fato, não queremos fazer nada que nos prejudique. Se amamos o próximo como a nós mesmos, jamais lhe faremos algo que o magoe, o machuque ou o humilhe.Sendo assim, no dia de hoje, façamos um exame de consciência para percebermos quais mandamentos não estamos praticando com eficácia. E quais os que não estão sendo vivenciados na sociedade.

Agora, vamos conhecer a ordem em que nós colocamos os mandamentos no início do encontro. O que nos chama a atenção? Há algum mandamento que não conseguimos entender o sentido? Se não tiver entendido algum, não se preocupe, nos dois próximos encontros vamos continuar falando sobre esses mandamentos.

Para aprendermos a ordem dos mandamentos, vamos fazer uma brincadeira...


4. Dinâmica

  • Recorte mais ou menos 20 tiras de papel ofício e escreva em 10 deles os Mandamentos da Lei de Deus. Nos outros 10 você poderá escrever algumas atividades, como:
  1.  Os Mandamentos não estão por aqui. Continue tentando.
  2.  Você está quase perto.
  3.  Está morno. Por isso você vai ganhar uma balinha.
  4. Leia na Bíblia o capítulo 20 de Êxodo e diga o nome do monte onde Moisés recebeu os Mandamentos. Se acertar todos vocês ganharão um marcador de Bíblia.
  5. Do que falam os três primeiros mandamentos?
  6. Do que falam os sétimos últimos mandamentos?
  7. O que Jesus respondeu quando lhe perguntaram qual era o maior mandamento?
  8. Ao apresentar os Dez Mandamentos, quais as condições que Deus indica para uma vida liberta da escravidão do pecado e como um caminho de vida?
  • Em duas fitinhas eu repeti o 1 e o 2. 
  • Resultado: Até aqui você tem 20 tiras de papel ofício. 10 delas estão marcadas com os 10 Mandamentos da Lei de Deus e as outras 10 com algumas questões ou situações, para dar continuidade ao jogo.
  • Agora você coloca essas tirinhas dentro de bolas de gás e depois enche-as, amarre-as e arrume onde ficar melhor no seu ambiente de encontro (pode pedir ajuda às crianças... Elas vão gostar!)
  • Providencie um painel bem bonito, bem enfeitado. Pode ser feito de cartolina, papel 40 K, papel pardo ou outro de sua preferência. O tema deverá ser: Os Dez Mandamentos da Lei de Deus. E abaixo, numerado com dez linhas.



  Explicando a dinâmica:
  • A turma deverá estar sentada em círculo. O painel deverá ficar ao lado das bolas cheias, com os papéis dentro ... 
  • Você vai pedir um catequizando para levantar e estourar a bola. Ele vai ler o que está escrito. Se for algum Mandamento, dê parabéns para ele e depois presenteie com algum mimo de sua preferência, que pode ser uma balinha, bombom ou docinho. Mas se não for algum Mandamento, não deixe de dar um mimo (pode ser uma balinha).
  • Você vai no painel e, com uma letra bem visível, escreva o mandamento na numeração correta (ou podemos preparar tiras de papel com os mandamentos para colar no painel) .... 
  • Chame o próximo catequizando, e assim sucessivamente, até que se complete o mural dos mandamentos. 
  • A ideia é que este mural fique sempre exposto, em todos os encontros, em lugar bem visível, para que todos possam ter acesso.
  • No final, explicar que gravar os Mandamentos em ordem é importante, mas o essencial é tê-los no coração, sempre respeitando os mandamentos de Deus para nossa vida.
(Essa dinâmica eu copiei do blog de Elaine Catequista, fazendo pequenas adaptações).


5. Oração Final e encerramento
  • Motivar: Quando o povo de Deus errou, trocando Deus por um bezerro de ouro, todos se arrependeram e Deus perdoou, para que o povo não errasse mais. Vamos, então, rezar pedindo perdão pelas vezes em que nós erramos e trocamos Deus por outras coisas.
  • Colocar a mão no coração e repetir juntos: Deus de amor, queremos pedir que o Senhor nos perdoe por todas as vezes em que trocamos o Senhor por outras coisas, em que deixamos de rezar, em que deixamos de dar valor ao Senhor. Queremos também que o Senhor coloque em nossos corações um amor muito grande e muito forte, para que nunca nos afastemos do Senhor. Amém!
  • Motivar a turma para o próximo encontro.

Fonte:
  • Bíblia Sagrada
  • Catecismo da Igreja Católica
  • Livro "Jesus, nosso Salvador, do Padre Orione Silva
  • Livro "O Caminho", da Diocese de Duque de Caxias

ALGUNS MOMENTOS DOS NOSSOS ENCONTROS














































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário