...

...
...

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Deus Quer Que Sejamos Felizes

"Não entregue sua alma à tristeza,
Não fique pensando em coisas negativas.
A alegria do coração é a vida do homem
E  fonte sem fim de santidade."
(Eclo 20, 22ss)

Objetivos:
  • Entender o que é felicidade.
  •  Compreender que Deus não nos criou para a tristeza e sim para que sejamos felizes.

Ambiente:
  • Crucifixo, imagem de Nossa Senhora, vela, flores

Recursos:
  • Uma escadinha de madeira, vaso com flores, cartões com as bem-aventuranças.
  • Tronco de uma árvore feito em cartolina, folhas para a árvore feitas em papel.
  •  Spray para perfumar o ambiente (dinâmica).


1. Acolhida e Oração Inicial

  • Receber a turma com animação, Cantar  a música 1 do Livro Espírito Santo, do Padre Orione;
  • Podemos fazer a dinâmica do spray (v. Dinâmica do Spray em outra página do meu blog).
  • Fazer o sinal da cruz, lembrando a presença de Deus. Convidar a turma para rezar, pedindo a felicidade e a paz para cada companheiro.
  • Formar um círculo, colocar a mão no ombro da pessoa da direita e repetir juntos: Senhor, quero lhe entregar este meu companheiro,   para que o Senhor o faça feliz e lhe dê a paz. Que sua vida seja sempre alegre. Que ele possa superar  toda dificuldade, toda tristeza e todo desânimo. Que ele saiba sorrir a cada momento e possa manter profundo otimismo e confiança em todas as situações que tiver de enfrentar. Venha abençoar, Senhor, a todos nós. Amém!
  • Convidar cada um a abraçar os demais companheiros, desejando-lhes paz e alegria.
  • Pode-se cantar um canto de paz. 


1. Motivação

Era uma vez uma pessoa chamada Amor. Aquela pessoa chamada Amor sonhava sempre com a felicidade.
Certo dia, descobriu que a vida só teria sentido quando ele encontrasse a felicidade.  E foi exatamente naquele dia que aquela pessoa chamada Amor saiu à procura da felicidade.
Chegou ao local onde ia todos os dias e encontrou os seus amigos com um sorriso nos lábios. Então, o Amor começou a perceber que o sorriso dos amigos comunicava a felicidade. E aquela pessoa percebeu que a felicidade existe no íntimo de cada pessoa e, para senti-la basta aprender a dar um sorriso.
No mesmo instante, seus amigos perguntaram juntos: Amor, ô Amor! Você sabe onde está a felicidade? A pessoa respondeu: Sim, encontrei a felicidade. Ela existe dentro de cada um de nós. Basta sabermos dar um sorriso.
Então! Todas as pessoas que têm Amor irradiam a felicidade e sabem dar um sorriso gostoso pra gente. E assim, vamos dar um sorriso para os colegas! A paz esteja com todos nós!
Temos falado do valor da vida, da beleza,  da natureza e da importância das pessoas. Mas muita gente não vê as coisas assim. Tem gente que acha a vida chata e cansativa. São pessoas para as quais a vida perdeu o seu sentido mais precioso. Entregaram-se à tristeza e não conseguem mais ver o lado bom da vida. Certamente, elas têm seus motivos, mas essa tristeza  não leva a nada. A Palavra de Deus vem nos trazer hoje alguns conselhos práticos, para nos ajudar a ser pessoas felizes e manter sempre a alegria em nosso coração, para que a gente não perca de vista o sentido bonito que a vida tem.


2. Leitura: Eclo 30, 22-27

Não entregue sua alma à tristeza,
Não fique pensando em coisas negativas.
A alegria do coração é a vida do homem
E  fonte sem fim de santidade.
A alegria torna mais longa a sua vida.
Aprenda a gostar de você mesmo,
Console seu coração,
E espante para longe a tristeza.
Pois a tristeza já estragou a vida de muitos
E não há nela utilidade alguma.
A inveja e a raiva destroem os dias felizes
E as preocupações nos fazem envelhecer antes do tempo.
Um coração bondoso e nobre está sempre feliz,
Pois se esforça para cultivar o que é bom.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Partilha:
  • O que o texto nos fala a respeito da tristeza?
  • E a respeito da inveja, da raiva e das preocupações?
  • Por que a gente não deve ficar pensando em coisas negativas?
  •  Por que a alegria é importante em nossa vida?
  • Esses conselhos da Bíblia ajudam a gente a viver melhor?
  •  O que você achou mais importante neste texto?
Já que a vida nos foi dada, o importante é procurar viver bem e ser feliz. Por isso estamos sempre buscando a felicidade: a nossa e a de todas as pessoas. Mas, o que é a felicidade?

Na TV, nos jornais, nos cartazes de rua, nas vitrines de lojas podemos perceber o que o mundo de hoje chama de felicidade. Felicidade é ter o que está na moda, ser mais rico a cada dia, mostrar que sabe mais que o outro. E essa ideia vai tomando conta da gente de um jeito que acabamos achando que mesmo que a felicidade vem através das coisas que podemos comprar. Por outro lado, a realidade nos mostra que muitas pessoas que tem tudo isso não conseguem se sentir felizes, realizadas, de bem com a vida. Há gente que tem riqueza,luxo, muito estudo....e que vive triste, solitária, sem amigos, sem saber o que fazer da vida. Por que será?

Onde está a felicidade que todos procuram?

Jesus veio nos ajudar a encontrar a verdadeira felicidade para a qual Deus nos criou. Por isso Ele veio tirar do mundo tudo aquilo que impede  que as pessoas sejam felizes. Ele veio viver conosco mostrando que ninguém poderá ser feliz enquanto houver egoísmo, maldade, inveja, ambição... entre os homens.

E Jesus mostra que as grandes  riquezas não estão fora de nós por aí, para serem compradas. 
O que tem valor e pode conduzir o ser humano à felicidade está dentro de nós, nos dons mais preciosos que Deus nos dá, começando pela nossa liberdade, nossa vontade, nossa inteligência, nossa capacidade de transformar o mundo.

Jesus veio mostrar como devemos agir no mundo a fim de que nele predomine a amizade, a compreensão, entre as pessoas.


Um dia, falando a um grupo grande de pessoas, Jesus deu a sua receita de felicidade. Disse Jesus:

Felizes os pobres em espírito, os que não vivem em função da riqueza.
Felizes os mansos, humildes e sinceros, que não agem com violência.
Felizes os aflitos, que sofrem por não verem o mundo tão bonito como Deus quer.
Felizes os que tem sede de justiça, aqueles que buscam uma vida melhor para todos.
Felizes os misericordiosos, os que tratam o próximo sempre com amor e compreensão, porque do mesmo modo Deus os tratará.
Felizes os puros de coração, que só vêem e fazem o bem, porque Deus está sempre com eles.
Felizes os que trabalham pela paz, porque estão mostrando que são filhos de Deus.


  • Pedir que coloquem no altar os papeizinhos com as bem-aventuranças.

Continuar:

Todos serão felizes para a construção de um mundo melhor, mais irmão, se seguirem esse caminho. É assim que o Reino de Deus começa a existir aqui entre nós, a partir dos valores que Deus colocou em cada um de nós e que podemos colocar a serviço da construção desse mundo novo.


Jesus veio mostrar como devemos agir no mundo a fim de que predomine a amizade, a alegria, a fraternidade entre as pessoas. (Ler Lc 6, 20-26).

Jesus nos mostra com esta mensagem que a FELICIDADE não está nas riquezas, nos lucros, porque estes bens são passageiros e não fazem as pessoas justas, fraternas e felizes.

Fonte: http://encontrosdecatequese.blogspot.com.br/2012/08/jesus-nos-ensina-verdadeira-felicidade.html


Deus quer que sejamos felizes.

Estamos sempre lutando para vencer as tristezas e os problemas e ser felizes. Ser feliz  é estar sempre de bem com a vida: alegre, tranquilo, com o coração em paz, mesmo em meio a uma dose de dificuldades e aborrecimentos. É só fazer o que a Bíblia nos ensinou: afastar de nós os pensamentos ruins, a tristeza, a inveja, a raiva, as preocupações , e confiar em Deus! É só fazer isso e já viveremos mais felizes.

Muitas pessoas vivem tristes porque só enxergam problemas, dificuldades e coisas ruins e se esquecem  das coisas boas e bonitas que a vida tem. Mas Deus nos convida a fazer o contrário. Afinal, Deus não nos criou para a tristeza e sim para a felicidade.

Eis alguns conselhos importantes para quem quer estar sempre de bem com a vida: alegria, bondade, confiança – essas atitudes podem nos ajudar a viver em paz. A pessoa que é inteligente e sabe viver procura cultivar essas coisas.

A verdadeira alegria não é uma simples risada. É um sentimento profundo e agradável que surge em nosso coração, quando experimentamos a presença de Deus em nossa vida. Essa alegria existe no coração das pessoas que se ocupam com coisas boas e positivas e se entregam confiantes aos cuidados de Deus. Isso é saber viver.

Além de sermos otimistas, podemos melhorar a nossa vida enchendo o nosso coração e mente de coisas e pensamentos bons e positivos.

Vamos ler o texto Fl 4,4-9

“Alegrem-se sempre no Senhor. Repito: Alegrem-se! Que a bondade de vocês seja conhecida por todos. O Senhor Deus está próximo. Não se inquietem com nada. Em todas as circunstâncias, apresentem a Deus as suas preocupações, orando e louvando o Senhor. E a paz de Deus, desse Deus sábio e amoroso, haverá de estar sempre em seus corações. Além disso, ocupem o pensamento com tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável – essas coisas é que devem ocupar a mente de vocês. Pratiquem o que vocês aprenderam de bom e o Deus da paz estará sempre com vocês.

Palavra do Senhor!
Graças a Deus!


Partilha:
  • De acordo com esse texto, vamos tentar lembrar algumas coisas importantes para quem quer viver feliz e em paz?
  • O que o texto nos aconselha a fazer com as preocupações?
  • E o que deve ocupar sempre o nosso pensamento?


3. Atividades:
  • Desenhar o tronco de uma árvore em uma cartolina, em cima escrever a pergunta “O que te faz feliz?” 
  • Convidar cada catequizando para escrever o que o faz feliz. Depois, pedir para que cada um cole sua folha na árvore da felicidade.
  • Destacar ou acrescentar que a nossa maior felicidade é o nosso o encontro com Jesus.


4. Oração Final e Encerramento
  •  Fazer silêncio para rezar.
  •  Sugerir que rezem, ainda, em silêncio, pedindo a Deus que dê a cada um muito otimismo e coragem para ver o lado bom da vida e se esforçar para que ela fique ainda melhor.
  • Rezar junto o Pai-nosso, pedindo a Deus que sempre nos ajude a viver sempre em paz e com o coração cheio de alegria. 
  • Cantar para encerrar. Que tal a música nº 9?

Fontes:

A Bíblia

Livro Deus é Amor, do Padre Orione Silva
Livro O Caminho, da Diocese Duque de Caxias
 


ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO






































































Nenhum comentário:

Postar um comentário