...

...
...

terça-feira, 10 de maio de 2016

"Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei."




Objetivos:

  • Refletir sobre o grande ensinamento de Jesus: o amor ao próximo.


Ambiente:

  • Crucifixo, imagem de Nossa Senhora, vela, flores

Recursos:

  • Gravuras de pessoas que vivem unidas, que expressam que se amam.




1. Acolhida e Oração Inicial


  • Receber a turma com ânimo e descontração. Fazer momento de animação. Que tal a música nº 14? (CD do livro do Padre Orione Silva).
  • Criar clima de oração.
  • Motivar: Estamos reunidos em nome de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Deus nos ama e nos mandou Jesus, seu Filho, para nos ensinar o caminho do amor. Sem amor, ninguém é feliz; o mundo fica triste e sem graça. Então, vamos pedir a Deus que nos ensine a  amar todas as pessoas. Cada um pense nas pessoas que sofrem e precisam do nosso amor. Vamos rezar por elas. Depois de cada prece, diremos: “Jesus, ensine a gente a amar!”
  • O catequista começa para motivar a turma:
- A nossa família.
- Os nossos companheiros.
- Os idosos.
- As crianças abandonadas.
- Os presos, etc.
  • Cantar a música "Amar como Jesus amou" (Padre Marcelo).

2. Anúncio do tema

O pedido de Jesus é que amemos uns aos outros como ele nos amou. Somos chamados a viver intensamente o amor. 

Perguntar: O que é o amor? O que vocês já ouviram falar sobre o amor? Como sabemos que amamos? A quem nós podemos ou devemos amar? O que observamos nessas gravuras?

Começar o tema a partir de suas respostas. Jesus nos pede que nos amemos. Agora vamos ouvir o que Ele falou nesse pedido (ler a passagem bíblica abaixo):


3. Leitura da passagem bíblica: Jo 13, 34-35

O pedido de Jesus é mais do que um pedido, é um novo mandamento. Quem consegue lembrar o que Jesus falou? (deixar que repitam as palavras de Jesus). Duas frases são muito importantes: “Amai-vos uns aos outros” e “como eu vos amei”. Vamos pensar. Como Jesus nos amou? O que ele fez pelas pessoas? (deixar que respondam, depois ajudar). Como seguidores de Jesus, deveríamos seguir seus exemplos, principalmente no amor. As pessoas que conhecemos amam como Jesus amou? E nós? (deixar que respondam).

Por que Jesus nos dá este novo mandamento? O que é um mandamento? Vocês se lembram da história do povo que saiu da escravidão do Egito guiado por Moisés. Nessa saída eles celebraram a sua páscoa. Depois da saída esse povo ficou quarenta anos no deserto antes de chegar à terra prometida. No deserto passaram por diversas dificuldades e muitas vezes queriam desistir e voltar para a escravidão do Egito porque pensavam que era melhor lá do que ficar no deserto sem comida e sem água. No deserto Deus anima o povo, dá comida, dá água e pede para que seja fiel a Ele. E Deus dá ao povo, através de Moisés, uma lei para o povo seguir em sinal de sua fidelidade e obediência. Essas leis ficaram conhecidas por decálogo, isto é, dez leis ou dez mandamentos. 

A história da entrega dos mandamentos se encontra no livro do Êxodo. Em Deuteronômio 5,1-22 temos as “dez palavras” ou “dez mandamentos” de Deus. Três coisas são muito importantes nos dez mandamentos: o amor a Deus, o amor ao próximo e o amor a si mesmo. Nem sempre o povo conseguiu vivê-los verdadeiramente. Depois de muitos séculos, na época de Jesus, os mandamentos eram a lei que guiava o povo, mas havia se tornado apenas uma lei a ser obedecida. Jesus, então, dá um novo mandamento que nos mostra que devemos nos amar como ele nos amou porque quem ama a Deus deve amar como Deus ama. É algo que vem do coração. Nos próximos encontros vamos falar sobre os dez mandamentos.

Nós, seres humanos, nem sempre conseguimos amar como Jesus amou. Quando saímos do caminho do amor Deus nos convida a voltar, por isso, como vimos no encontro passado, através do Sacramento da Reconciliação nos arrependemos, confessamos a nossa falta e pedimos perdão. Deus que é cheio de amor e misericórdia nos acolhe e acolhe o nosso sincero arrependimento.

Resposta à Palavra:


  • O que a Palavra de Deus me leva a dizer a Deus?


3. Atividades


  • Da folha 



4. Oração Final e Encerramento


  • Motivar: Jesus já nos ensinou que toda pessoa tem valor e que, por isso mesmo, devemos nos amar uns aos outros. Quando a gente ama, a gente só quer o bem do outro. Quando a gente ama as pessoas e as trata com carinho, a gente está contribuindo para o mundo ser mais bonito e mais feliz. Um mundo sem amor é um mundo sem luz, que vive nas trevas do egoísmo. Não dá para viver num mundo assim! Um mundo sem amor é como uma comida sem sal,sem gosto. Não dá para comer uma comida assim. Então, quem ama é como o sal da terra e a luz do mundo. Foi isso que Jesus nos ensinou. Valor iluminar o mundo com o nosso amor.
  • Dar as mãos e rezar: Senhor, nós queremos amar como o Senhor nos ensinou. Queremos amar a todos e a todos oferecer nosso carinho e nossa compreensão. Com nosso amor, o mundo ficará mais iluminado, a vida terá mais sabor, e nós seremos mais felizes. Venha nos ensinar a amar, Jesus. Amém!
  • Motivar a turma para o próximo encontro.

ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO




































Nenhum comentário:

Postar um comentário