...

...
...

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Jesus Ressuscitou: Está Vivo!



Jesus venceu a morte!





Objetivo:
  • Entender que Jesus ressuscitou e que continua a viver no meio de nós: em nossas famílias, comunidades, principalmente na Eucaristia e na proclamação da Palavra.

Ambiente:
  • Crucifixo
  • Bíblia
  • Duas velas

1. Acolhida e Oração Inicial

  • Acolhi os pequeninos com muita alegria. Coloquei para tocar uma musiquinha que tinha a ver com o tema do encontro. 
  • Terminada a música, criamos clima de oração. Fizemos o sinal da cruz.
  • A seguir, disse-lhes: Vamos refletir hoje sobre a vitória de Jesus. Ele venceu porque foi fiel. Se formos fiéis, seremos, como ele, vencedores. Vamos, então, iniciar nosso encontro, renovando o nosso propósito de ser fiéis.
  • Convidei-os a repetir comigo, de mãos erguidas: Venha nos dar, Jesus, força e coragem para sermos fiéis.  Seguindo os seus passos, queremos alcançar a mesma vitória que o Senhor conquistou. Que sua fidelidade seja um incentivo para todos nós. Amém!
  • Encerrando, rezamos o Pai-Nosso.

2. Desenvolvendo o tema

Recordando o último encontro, em que falamos sobre a Morte de Jesus, falei-lhes que como vimos, a cruz de Jesus não é sinal de derrota, de fracasso. Ao contrário, é sinal de sua vitória. Jesus venceu uma das fraquezas que mais nos atrapalham: o medo de sofrer, o medo de dar a vida. Esse medo faz com que muitas vezes a gente abandone o caminho de Deus, fugindo assim da sua missão. Jesus venceu porque cumpriu sua missão até o fim. Nem sempre a vitória consiste em ganhar um troféu ou em chegar em primeiro lugar ou em ser coroado de glória. O troféu de Jesus foi a cruz, sua vitória foi mais importante que a vitória de um ídolo qualquer. Foi a vitória da coragem, da firmeza, do amor, da disposição de servir e fazer o bem. Em nossa vida, é essa a vitória que conta. Não adianta ganharmos todos os troféus do mundo, se não soubermos amar como Jesus amou.
  • Coloquei para tocar, bem baixinho, o canto O MUNDO VIVIA NAS TREVAS.
  • A seguir, convidei cada criança para que desse um beijo na cruz, lembrando que esse gesto significa o carinho e o amor por Jesus.  Disse-lhes que, se desejassem,  podiam conversar  com Jesus,  antes  de beijar o crucifixo. Reparei que cada um, ao receber o crucifixo,  ficava  em  silêncio,   olhando-o   por alguns instantes, antes de beijá-lo.  Depois de passar por todas as crianças,   também  conversei  com Jesus e beijei o crucifixo. 
Disse-lhes  que, como vimos, Jesus realmente morreu na cruz. Mas a história dele não termina com a morte. Ele ressuscitou. O trecho do Evangelho que iam ouvir mostra a surpresa das pessoas diante da ressurreição de Jesus:


Texto: Lc 24,1-12


No primeiro dia da semana, muito cedo, algumas mulheres dirigiram-se ao sepulcro, onde o corpo de Jesus havia sido colocado. Levavam consigo perfumes que haviam preparado. Acharam a pedra removida, longe da abertura do sepulcro. Entraram, mas não encontraram o corpo do Senhor Jesus. Não sabiam o que pensar, quando apareceram, em frente delas, dois personagens com vestes resplandecentes. Como estivessem com medo e  voltassem o rosto para o chão, eles lhes disseram:  "Por que vocês procuram entre os mortos aquele que está vivo?  Não está aqui, mas   ressuscitou.     Lembrem-se  do  que ele lhes disse,  quando  ainda  estava  na   Galiléia:  o Salvador deve   ser    entregue   nas    mãos    dos pecadores, vai ser crucificado, mas ressuscitará   ao   terceiro dia".  Então, elas   se   lembraram   das palavras de Jesus.   Voltando  do sepulcro,   contaram    tudo   isso    aos   doze    apóstolos   e     a    todos  os   demais.  Eram elas Maria Madalena, Joana e Maria - mãe de Tiago.   Também   as  outras mulheres que estavam   com   elas   relataram  aos  apóstolos  a  mesma  coisa.

Mas essas coisas pareciam ser fruto da imaginação das mulheres e, então, não lhe deram crédito.Contudo, Pedro correu ao sepulcro. Inclinando-se para olhar, só viu os panos de linho na terra. Depois, retirou-se para a sua casa, admirado com o que acontecera.     


                         - Palavra da Salvação!
                         - Glória a vós, Senhor!









Partilha:
  • Quem se dirigiu ao sepulcro de Cristo, no primeiro dia da semana?
  • O que elas levavam?
  • O que havia acontecido com a pedra que fechava o sepulcro?
  • Quando as mulheres entraram na gruta que servia de sepulcro, o que notaram?
  • Quem apareceu para elas? O que disseram?
  • O que elas compreenderam?
  • Como os discípulos se sentiram com a notícia da ressurreição de Cristo?

Aprofundamento:

Jesus havia sido sepultado na tarde de uma sexta-feira. Tudo foi feito na maior pressa, pois no sábado não se podia fazer nada. A lei proibia fazer qualquer coisa. Então, nem deu tempo de embalsamar o corpo com perfumes, como era o costume daquele tempo. Na madrugada de domingo, as mulheres levantaram cedo e lá foram com os perfumes. Mas o corpo de Jesus não estava  mais lá, para surpresa de todos. As palavras atribuídas aos dois personagens misteriosos explicam o que havia acontecido: Jesus havia ressuscitado. Estava vivo. Por isso, não devia ser procurado no sepulcro. Não foi fácil para os discípulos acreditar nisso. Chegaram a pensar que o  corpo tivesse sido roubado. Mas os fatos que se seguiram não deixaram dúvidas: Jesus, conforme ia prometido, havia ressuscitado. A ressurreição de Cristo é muito importante. Vejamos por quê:
  • A ressurreição deixa clara a vitória final de Jesus sobre o sofrimento e a morte. Sempre se pensou que sofrer e morrer fossem os últimos passos da pessoa. Mas Jesus mostra com sua ressurreição que existe uma vitória extraordinária para além de tudo isso. A cruz de Jesus ganha, então, um novo sentido. Ela é um passo para a vitória. Aqui está uma grande novidade: Há sempre uma vitória para além do sofrimento e da morte.
  •  A ressurreição mostra também que o sofrimento é uma realidade passageira. Quando Jesus estava sofrendo, todos pensavam que aquilo fosse o seu fim. Mas não! O sofrimento passou e foi superado, vencido pela vitória da ressurreição. A dor é transitória. A ressurreição traz uma vitória definitiva.
  • A ressurreição mostra ainda - e isso é muito importante - o que é que existe depois da morte. A vida neste mundo era tudo o que se conhecia. Mas Jesus, ressuscitando, mostra outra forma de vida, que começa justamente depois da morte. Há algo maior e mais bonito que a própria vida como a conhecemos neste mundo.
  • Enfim, a ressurreição mostrou a incrível transformação da pessoa após a morte. Jesus não apenas  estava vivo, mas vivia agora de forma diferente. Ressuscitar não é voltar à vida. É ser transformado e entrar numa forma de vida diferente. Jesus ressuscitado tinha um corpo diferente, que foi chamado de "corpo glorioso". Não era mais um corpo de carne e osso, mas um "corpo espiritual". Não sofria mais, não morria mais, estava imune a todo sofrimento, fraqueza, doença, enfim, a tudo que é próprio deste mundo.

  • E o mais importante de tudo: a vitória de Jesus é garantia de que nós também vamos vencer. Como ele ressuscitou, nós também haveremos de ressuscitar. Os discípulos ficaram surpresos com todas essas coisas. Jesus, com sua ressurreição, revelou-lhes, e a nós também, um mundo novo e, até então, desconhecido. Por isso, a ressurreição de Jesus é um dos fatos mais importantes de toda a nossa fé. 
  • No texto lido, vimos quando Maria Madalena e outras mulheres foram ao túmulo de Jesus, ao amanhecer de domingo, um anjo do Senhor desceu do céu e lhes contou que Jesus havia ressuscitado e não estava mais  ali.  No Evangelho segundo Mateus, capítulo 28, versículos de 9-10, ele narra a aparição de Jesus às mulheres que foram ao túmulo na manhã de domingo. Jesus lhes disse: "Não tenham medo. Vão contar aos discípulos que eu ressuscitei. Digam-lhes que devem ir para a Galiléia. Lá eles me encontrarão."  Tomé, um dos apóstolos, não estava presente quando Jesus apareceu. Tomé duvidou da Ressurreição  de Jesus. Mas quando viu Jesus as chagas (feridas) em suas mãos, ele acreditou e disse: "Meu Senhor e meu Deus!"



        Vamos ver como isso aconteceu?




3. Leitura: Jo 20,24-28


Partilha:

  • Quem não estava presente quando Jesus veio ao encontro dos seus apóstolos como havia prometido?
  • O que os outros discípulos contaram a Tomé que ele não acreditou?
  • O que Tomé lhes disse?
  • Quanto tempo depois Jesus apareceu novamente aos seus apóstolos? Tomé estava com eles?
  • Como isso aconteceu? O que Jesus disse a eles?
  • Depois, o que Jesus disse a Tomé?
  • O que Tomé lhe respondeu?  E o que Jesus lhe disse?
Jesus apareceu muitas vezes aos discípulos que foram escolhidos para falar em seu nome.

4. Atividades

Tinha planejado fazermos a Via-Sacra neste encontro. Mas, por entender que o tempo que nos restava não daria para refletirmos com calma as estações, combinamos que faríamos no próximo encontro.

As crianças resolveram as atividades do livro do catequizando.


5. Oração final e encerramento

  • Cantamos várias vezes a música 10. Ao final, ouvimos tocar bem baixinho, enquanto fui conduzindo  a  oração: Jesus sofreu e foi crucificado. Mas ele está vivo! Ele ressuscitou e agora vive em nosso coração, junto de nós. Ele está junto de nós para nos libertar, nos animar, nos alegrar, nos renovar, nos salvar ... Ele não nos abandonou. Nós podemos sentir sua presença junto de nós nos abençoando. Então, vamos com confiança agradecer a Deus pela vitória de Jesus.
  • Convidei as crianças para rezarem, repetindo comigo: Nós te louvamos, Senhor nosso Deus, pela vitória de Jesus, que é  para nós também garantia de vitória. Nós te agradecemos porque a vida de Jesus não terminou no fracasso do túmulo, mas renasceu na glória da ressurreição. Nós te agradecemos, Senhor Deus, por saber que nossa vida não termina no fracasso, mas desabrocha numa vitória completa e total. Obrigado, Senhor, Amém!
Ao final:
      C - Estivemos reunidos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!
      T - Amém!
      C - Vamos em paz e que o Senhor nos acompanhe!
      T - Graças a Deus!                 
                                                                           
      Paz e bem!





      Fontes:

      • Bíblia Sagrada
      • Livro Fé - Vida - Comunidade (Ed. Paulus)
      • Livro Jesus, nosso salvador - Autores: Pe. Orione Silva e Solange Maria do Carmo (Ed. Paulus)
           
      Obs:   A música está no CD que é parte integrante do Livro Jesus, nosso salvador.


      2 comentários:

      1. Oi Boa tarde... Eu acho espetacular a forma com que vcs elaboram o tema... Eu só precisava saber onde encontro estes cantos que vc coloca... tento procurar no Youtube mais encontro... vc poderia me dar uma luz??? Meu zap 16 991190319 grato Robson

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. Boa noite Robson! Obrigada pela sua visita! Que bom que você gostou! Olha, eu tenho uma coleção maravilhosa de autoria do Padre Orione Silva e Solange Maria do Carmo. São sete livros! Cada livro vem acompanhado de um CD, com as músicas para cada tema. Utilizo muito esse material. Eu comprei esses livros na Paulus. Espero ter te ajudado. Abraço fraterno! Paz e bem!

          Excluir