...

...
...

segunda-feira, 12 de junho de 2023

Santo Antônio, Padroeiro da nossa Cidade


Na próxima terça-feira, dia 13, aqui é feriado, pois é comemorado o dia de Santo Antônio, padroeiro de nossa cidade. Muitas crianças faltaram à Catequese porque as famílias aproveitaram o feriado prolongado para visitar os parentes em suas cidades de origem. Então, fiz um encontro diferente com as crianças que compareceram. Foi uma manhã de bastante bate papo!

Após a acolhida, convidei os catequizandos para orarmos agradecendo a Deus pela oportunidade de estarmos ali reunidos e por todas as bênçãos recebidas durante esta semana. Rezamos juntos o Pai-nosso.

Terminada a oração, conversamos sobre a Festa de Corpus Christi, relembrando o seu significado, e ouvi das crianças como foi a experiência de participar da confecção dos tapetes.

Depois lembramos que estamos no mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, e contei pra eles que temos uma Comunidade com esse nome e como são boas as festas lá realizadas. É uma Comunidade que fica na área rural, e nessas festas são servidas muitas delícias, algumas preparadas com produtos que são frutos do trabalho dos moradores daquela área. Ficamos com muita vontade de irmos juntos em uma dessas festas.

Quis saber das crianças do que elas mais gostam nas festas juninas, e elas responderam que amam as comidas que são servidas nessas festas.

Eu também amo festa junina!!!! Aqui na Matriz da nossa Paróquia as festas também são maravilhosas! Muitas comidas típicas, quadrilha, bingo, sorteios...

Mas como surgiram as festas juninas? Surgiram na Igreja Católica a partir da devoção popular em torno da devoção de três santos muito queridos do povo: Santo Antônio de Pádua, São João Batista e São Pedro Apóstolo.

Em seguida, falei um pouco sobre a história de Santo Antônio, santo muito querido no Brasil, e que é padroeiro de Duque de Caxias e de uma de nossas comunidades. Celebramos a festa de Santo Antônio em 13 de junho, dia em que ele morreu, após uma grave doença.

Santo Antônio nasceu em Lisboa, e morreu em Pádua aos 36 anos, em 1231. Foi franciscano, professor de teologia e missionário popular. Notabilizou-se por pregar o Evangelho e defender o povo pobre. Ele foi uma pessoa muito inteligente e falava sobre Jesus Cristo com muita sabedoria. Ele converteu muitas pessoas. E por que casamenteiro? Porque conseguiu mudar algumas leis no sentido de favorecer os mais simples, como a lei que proibia casamento de moças que não tinham dinheiro para o dote, obrigatório àquela época, forçando muitas a ficarem sem casar. 

Santo Antônio foi profeta e missionário do Evangelho, amou a Deus e amou o povo de Deus. Por isso lutou pela justiça!

Indaguei das crianças se sabiam quem eram João Batista e São Pedro. Lembraram que João Batista era primo de Jesus e que foi ele quem O batizou no Rio Jordão. Sobre São Pedro, sabiam que era apóstolo e relembramos que foi o primeiro Papa, a quem Jesus entregou a Igreja.

Ah, temos em nossa Paróquia as Comunidades de São João Batista e de São Pedro também!

Eu parei por aqui, porque ainda neste mês teremos um encontro cujo tema será "Santos Juninos", aí vou falar mais sobre eles.

Encerramos, rezando a oração do Santo Anjo.










































































Nenhum comentário:

Postar um comentário