...

...
...

terça-feira, 6 de junho de 2023

A Vinda do Espírito Santo



Iniciamos o nosso encontro rezando a última dezena dos Mistérios Gozosos, quando contemplamos o Encontro do Menino Jesus no Templo. Agradecemos por todas as bênçãos recebidas no mês de maio e pedimos por todas as crianças perdidas ou abandonadas.

Como na semana passada tivemos ensaio para a Coroação, naquele dia lembrei sobre a Festa de Pentecostes que aconteceria no domingo, e recordamos rapidamente o que já vimos em um encontro anterior. Hoje retornamos ao assunto, agora aprofundando um pouco mais no tema.

Para que entendessem o que é o Espírito Santo, mostrei uma plantinha e perguntei às crianças se os galhos conseguem sobreviver sem o tronco. Mostrei-lhes que nós somos como esses galhos; precisamos sempre do alimento que nos é fornecido pelo nosso "tronco" que é Jesus Cristo. A seiva da planta, que é a energia que a faz viver, se reproduzir e dar frutos, para nós é o Espírito Santo. O Espírito Santo é que nos enche de vida, coragem, alegria para vivermos como cristãos. Recebemos o Espírito Santo no nosso batismo, como um presente de Deus para nós.

Nesse momento, convidei as crianças para rezarmos a oração de Invocação ao Espírito Santo.

A seguir, disse-lhes: Vimos em encontros anteriores que Jesus morreu mas ressuscitou e prometeu que derramaria o Espírito Santo sobre nós. E como Jesus prometeu ele cumpre. Vamos ver como isso aconteceu?

Quando completou 50 dias, na festa de Pentecostes, os discípulos estavam reunidos no cenáculo com nossa Mãezinha Maria, e de repente, veio um vento muito forte e apareceu então, uma espécie de língua de fogo e pousou sobre a cabeça de cada um e todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar em outras línguas.

Convidei as crianças a abrir a Bíblia em Atos 2,1-4, e lemos a passagem que narra como tudo aconteceu.

Após a partilha da leitura, mostrei gravuras e falei dos diversos símbolos através dos quais o Espírito Santo se manifestou na história cristã: vento, nuvem e luz, óleo, pomba, fogo, mão e água.

O Espírito Santo é Deus, é uma pessoa da Santíssima Trindade, que é um mistério profundo e muito bonito.

O Espírito surge como vento sobre os discípulos reunidos no cenáculo, simbolizando que é Ele quem "sopra" em nós as boas ideias, nos recorda os ensinamentos de Jesus. Para entendermos os ensinamentos de Cristo, precisamos do auxílio do Espírito Santo.

O Espírito Santo nos ensina muitas coisas na vida. É o Mestre. Sabem qual a missão dele? Vejam:


✅ Continuar no mundo a obra de Cristo;

Introduzir o povo na comunhão do Filho com o Pai;

Fortalecer a todos para testemunhar e anunciar Jesus ao mundo;

Unir a todos na construção da Igreja.
Em seguida, falei dos dons do Espírito Santo:

Sabedoria - Faz-nos ver com os olhos de Deus e ajuda-nos a procurá-lo cada vez mais.
Entendimento (Inteligência) - Ajuda-nos a compreender a Palavra de Deus e a aceitar a sua vontade.
Fortaleza - Ajuda-nos a ter fé durante os problemas e dificuldades.
Temor de Deus - É amar tanto a Deus que não queremos desobedecer-lhe.
Piedade - Motiva-nos a tratar os demais como irmãos e a Deus como um Pai amoroso.
Ciência - É a habilidade de aprender a compreender as coisas.
Conselho - Ajuda-nos a encontrar a melhor solução.

Depois de explicar cada dom, falei dos 12 frutos do Espírito Santo (Gl 5,22-23): Caridade, alegria, paz, paciência, longanimidade, bondade, benignidade, mansidão, fidelidade, modéstia, continência, castidade.


Concluindo:

💥O Espírito Santo nos lembra de tudo aquilo que Jesus disse antes de morrer.

💥 O Espírito Santo é o amor do Pai e o Filho derramado em nossos corações.

💥 A vinda do Espírito Santo dá força e coragem a todos nós.


Antes de encerrar, lembrei as crianças da Celebração do Corpus Christi na próxima semana.

Finalizamos com oração espontânea de agradecimento ao Espírito Santo.


"Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida." Gálatas 5,25





















































 






Nenhum comentário:

Postar um comentário