...

...
...

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Deus em primeiro lugar em nossa vida


Após a acolhida, convidei as crianças para a oração inicial. Fizemos o sinal da cruz, lembrando que rezar é conversar com Deus.

Motivei: No começo de mais um encontro, confirmando o trato que fizemos com Deus de ser fiel e seguir os seus ensinamentos, vamos pedir a Ele que nos dê força para não nos afastarmos de seus caminhos.

Prece: Ó Deus, nós nos reunimos aqui, porque o Senhor reservou muitas coisas boas para nós. Sabemos que o Senhor nos ama e quer sempre o nosso bem. Nós também o amamos e queremos viver unidos ao Senhor, estando sempre sob a sua proteção. Venha, Senhor, nos fortalecer e iluminar. Venha nos dar disposição para seguir sua Palavra. Que ela nos guie no caminho da paz e nos faça felizes e fortes na fé. Venha nos proteger e guiar, para que nenhum se afaste de seus caminhos. Amém!

Terminada a oração, fiz algumas perguntas sobre o tema da semana passada: Vocês se lembram da história do povo que saiu da escravidão do Egito guiado por Moisés? (Deixei que falassem).

Vimos que no deserto Deus dá através de Moisés, uma lei para o povo seguir em sinal de sua fidelidade e obediência. A história da entrega dos mandamentos se encontra no livro do Êxodo. Em Deuteronômio 5,1-22 temos as "dez palavras" ou os "dez mandamentos" de Deus.

Três coisas são muito importantes nos dez mandamentos: o amor a Deus, o amor ao próximo e o amor a si mesmo. Nem sempre o povo conseguiu vivê-los verdadeiramente. Depois de muitos séculos, na época de Jesus, os mandamentos eram a lei que guiava o povo, mas havia se tornado apenas uma lei a ser obedecida. Jesus, então, dá um novo mandamento que nos mostra que devemos nos amar como ele nos amou, porque quem ama a Deus deve amar como Deus ama. É algo que vem do coração. Quem consegue lembrar o que Jesus falou? (deixei que repetissem as palavras de Jesus).

"Amai-vos uns aos outros como eu vos amei"... O pedido de Jesus é que nos amemos uns aos outros como ele nos amou. Somos chamados a viver intensamente o amor. O pedido de Jesus é mais do que um pedido, é um novo mandamento.

Vimos também na semana passada, que nos dez mandamentos, os três primeiros falam do amor a Deus, e os outros sete falam do amor ao próximo. No encontro de hoje refletimos sobre os três primeiros mandamentos, que falam do amor que devemos ter a Deus acima de tudo.

Jesus disse que o primeiro e mais importante mandamento é este: "Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu entendimento." Neste mandamento encontram-se os três primeiros mandamentos: Amar a Deus sobre todas as coisas, não tomar seu santo nome em vão e guardar domingos e festas de guarda.

Em nossos encontros estamos conhecendo a cada dia quem é Jesus Cristo e seus ensinamentos. Jesus nos apresenta Deus, seu Pai e nosso Pai e a força do Espírito Santo que os une. A um Deus que nos ama tanto só podemos amar com todo o nosso coração. Não vemos com nossos olhos a Jesus, ao Pai e o Espírito Santo, mas acreditamos, temos fé, a certeza de que Deus está sempre perto de nós. Como respondemos a esse Deus que nos ama e que está sempre perto de nós? O que fazemos para demonstrar nosso amor?

Jesus nos diz que Deus deve estar em primeiro lugar em nossa vida. O que isso significa? Às vezes colocamos outras coisas em primeiro lugar e deixamos Deus de lado. O que é mais importante em sua vida? Deus está em primeiro lugar?

Hoje, em nossa sociedade, muitas pessoas colocam outras coisas e valores no lugar de Deus como algo mais importante... Colocam em primeiro lugar o celular, o notebook, a internet, o dinheiro, o poder etc. e deixam Deus de lado. Nem sempre essas pessoas são tão felizes, porque falta Deus em seu coração e conduzindo a sua vida.

Quando uma pessoa ama, respeita a outra. Para o povo judeu até o nome de Deus é santo, por isso precisa ser respeitado. Não devemos usar o nome de Deus para justificar as nossas ações.

Quando uma pessoa ama, procura sempre estar perto de quem ama. Quando essa pessoa está distante, em outro lugar, procuramos manter uma relação através de e-mail, facebook, carta, mensagem. Como podemos manter uma relação com Deus? Uma das formas é a oração. A oração pode ser pessoal ou comunitária. Desde o início Jesus nos ensinou a rezar. A Igreja sempre se reuniu para rezar. Vocês lembram que nós vimos que o domingo se tornou o dia da reunião dos cristãos após a ressurreição de Jesus? Por isso o domingo é muito importante para nós. É o dia de celebrarmos juntos a vida, a morte e a ressurreição de Jesus. Há outros dias festivos além dos domingos que os cristãos são convidados a estar juntos para celebrar: a quarta-feira de cinzas, o tríduo pascal, o natal etc.

Desenvolvido o tema, entreguei a cada criança uma folha de atividades para serem resolvidas (conforme abaixo).

Motivando para a oração final, disse-lhes: Saber ouvir e praticar os ensinamentos divinos é um sinal de inteligência e sabedoria. Mas na vida há sempre uma tendência ao mal, que quer nos afastar dos caminhos de Deus. Uma coisa muito importante que o povo de Deus aprendeu em sua caminhada é o valor da fidelidade de Deus. Quando na travessia do deserto, o povo errou trocando Deus por um bezerro de ouro, todos se arrependeram e Deus perdoou, para que o povo não errasse mais. Vamos, então, rezar pedindo perdão pelas vezes em que nós erramos e trocamos Deus por outras coisas.

Com a mão no coração, rezamos: Deus de amor, queremos pedir que o Senhor nos perdoe por todas as vezes em que trocamos o Senhor por outras coisas, em que deixamos de rezar, em que deixamos de dar valor ao Senhor. Queremos também que o Senhor coloque em nossos corações um amor muito grande e forte, para que não nos afastemos do Senhor. Amém!

Rezamos também a oração do Pai-Nosso.


Fontes:
  • Bíblia Sagrada;
  • Livro "Somos Povo de Deus", do Padre Orione Silva e Solange Mª do Carmo;
  • Livro "O Caminho", da Diocese de Duque de Caxias (RJ).

ATIVIDADES
(Frente)
(Verso)
Imagem retirada da Internet
ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO














Nenhum comentário:

Postar um comentário