...

...
...

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Ideias para a Missa da Primeira Eucaristia


                                                        Do Blog Elaine Catequista


Algumas ideias para que a Missa da Primeira Eucaristia seja inesquecível!!!

Em primeiro lugar tudo precisa ser organizado, planejado com os catequistas, pais e o pároco que realizará esse momento inesquecível. A Renovação das Promessas do Batismo pode acontecer algumas semanas antes para que a missa não seja muito estendida.

Momento de Entrada:

A comentarista do dia expressa com carinho algumas palavras e o pároco procede os ritos da Missa.

Entrada da Bíblia:

Esta pode ser feita antes das leituras, é claro. Os adolescentes da Perseverança, o grupo de jovens ou até mesmo alguns catequistas podem se vestir e criar uma breve coreografia com algum canto que fale sobre a Palavra de Deus... Ideia de canto para a Entrada da Bíblia

Algumas crianças podem ser escolhidas para fazerem as leituras. É muito importante que os folhetos sejam entregues antes para que elas possam treinar e fazer conhecimento de algumas palavras.

Algumas crianças ficam responsáveis por levarem alguns objetos até o altar: livro da catequese, CDs e DVDs usados para a evangelização, brinquedos usados para gincanas bíblicas, o pão e o vinho.

Momento da Eucaristia:

O comentarista pede que cada cada catequista fique responsável por sua turminha. E então chama os catequizandos da catequista tal... Eles se levantam e formam uma fila... Se forem duas catequistas por turma, elas ficam ao lado do padre, uma segura o pão e a outra o vinho... (Momento inesquecível) e assim prossegue até terminar. Depois continua com as outras turminhas até todos terem recebido a Santa Comunhão. Canto para Comunhão.

Ação de Graças:

Todas as crianças são chamadas a formarem um coro no altar e cantam com a ajuda do ministério de música algum canto que fale com muito amor de Maria, Nossa Santa Mãezinha e no final, alguma criança levanta a imagem para toda comunidade aplaudir. No finalzinho, as lembranças são entregues e fotos são tiradas por turma junto com o padre, no altar.

OBS: Costumamos usar como lembrança, saquinhos com coração, amarrados com fitinha e presenteamos as crianças com anjinhos de cera, que quando queimam, derretem e tem uma medalhinha dentro, fácil de encontrar na loja da Editora Vozes ou qualquer loja que trabalhe com material Católico.

As crianças se arrumam no salão ou pátio e meninas entram com meninos por ordem de tamanho, com crucifixo no pescoço e mãozinhas como se estivessem rezando, com um tercinho branco pendurado entre os dedos. Eles entram ao som de uma música bem calma tocada por um aparelho de áudio. Quando chegam próximos ao altar, fazem reverência e se assentam indo para seus lugares. Um vai para o lado esquerdo e o outro, para o lado direito. Quando todos estiverem na Santa Paz e a Igreja com seus corações aquietados, damos início à Santa Missa. Exemplo de canto inicial Santa Missa _ Canto de Entrada...

Para evitar tumultos no momento da Santa Comunhão, fizemos uma experiência de manter "cercada" as laterais que tem saída para o altar. Dessa forma, apenas as catequistas tiveram acesso. Um fotógrafo é contratado. Ele participa das reuniões com os pais alguns meses antes da Celebração e combina tudo com eles. E no dia da celebração fotografa todas as crianças... É uma forma de não haver confusões num momento tão especial e inesquecível para as crianças.





Nenhum comentário:

Postar um comentário