...

...
...

sábado, 3 de janeiro de 2015

Atividades para Crianças II


Vou iniciar com uma turminha nova em fevereiro. Estou muito animada! Ando pesquisando novidades e descobri muitas dinâmicas interessantes. Selecionei algumas e postei aqui no meu blog, para não perder de vista e para facilitar a busca por outros colegas catequistas.

Gosto muito de ensinar com brincadeiras! As dinâmicas animam e enriquecem os nossos encontros.

Publiquei outras muito boas na página Atividades para Crianças I. Dê uma olhadinha, vale a pena! rs

1. A METADE CERTA

Uma das atividades mais realizadas em sala de aula e em outras circunstâncias que envolva atividades lúdicas para crianças é a dinâmica "a metade certa", muito simples de realizar e tem por objetivo estimular a integração dos participantes bem como a concentração.

Material necessário: Imagens cortadas ao meio (revistas, fotos, desenhos, etc). Fita adesiva para as crianças unirem as imagens.

1. O coordenador deverá dividir o grupo de crianças em duplas e dar a cada participante a metade de uma imagem, as demais devem ser espalhadas pelo chão ou colocadas em uma ou mais caixas grandes para que os alunos possam procurar os respectivos pares. Para tornar a atividade mais interessante é importante que o número de imagens sejam maiores do que o número de participantes.

2. Conforme as duplas forem encontrando as partes que faltam das imagens o coordenador dá uma nova imagem para que as crianças encontrem a parte que falta, no final a dupla que conseguir unir o maior número de partes de imagens é a vencedora.

3. No final o coordenador pode falar sobre a importância do trabalho em grupo para conseguirem atingir seus objetivos. Dependendo do tipo de imagem utilizada pode abrir um diálogo pedindo que as duplas falem sobre as personalidades ou personagens contidos nas fotos. No caso de utilizar imagens bíblicas pode pedir que os participantes falem sobre as personagens ou procurem na bíblia o versículo correspondente ao desenho.

Dica: Essa atividade pode ser realizada em sala de aula, catequese, células evangélicas ou qualquer tipo de encontro com crianças. O material necessário são imagens grandes que possam ser cortadas em duas (podem usar revistas, fotos, imagens impressas, enfim, qualquer tipo de figura que possa ser cortada ao meio e misturada). Para sala de aula podem ser utilizadas revistas de variedades ou imagens com temas relacionados ao tema da aula, em catequese e células evangélicas podem ser utilizadas imagens bíblicas ou de cunho religioso. Importante que as imagens não sejam do mesmo tamanho, a ideia é misturar todas as partes e fazer com que as crianças encontrem seus respectivos pares para completarem a imagem.


2. QUEM SOU EU?

1.Cada um recebe uma folha com o título: “Quem sou eu?”
2.Durante 10 minutos cada um escreve cinco itens em relação a si mesmo, que facilitem o conhecimento.
3. A folha escrita será fixada na blusa dos participantes.
4. Os componentes do grupo circulam livremente e em silêncio pela sala, ao som de uma música suave, enquanto leem a respeito do outro e deixa que os outros leiam o que escreveu a respeito de si.
5. Logo após reunir 2 a 3 colegas, com os quais gostariam de conversar para se conhecerem melhor. Nesse momento é possível lançar perguntas que ordinariamente não fariam.

Avaliação

1- Para que serviu o exercício?
2- Como nos sentimos?


3. PESSOAS SÃO DONS

(Por Ângela Rocha -  Blog Catequista Amadora) 

Objetivo: Identificar-se como pessoa importante no meio em que vive. Para reforçar a auto estima.

Materiais: uma caixa com tampa, decorada como para presente, com espelho dentro.

Duração: 50 minutos.

Procedimentos: O coordenador do grupo apresenta aos participantes uma caixa bem decorada e diz a eles que a catequese recebeu um presente muito especial de alguém. E orienta que cada um pegue a caixa, abra, observe o presente que está dentro dela, feche bem a caixa e entregue ao colega mais próximo, sem comentar absolutamente nada. Desse modo, a caixa passa de mão em mão por todos na sala. Terminada essa etapa, questiona-se os participantes sobre como se sentiram ao se olharem ao espelho e perceberem que eles próprios eram o presente que a catequese havia recebido. Após os comentários, sugere-se a leitura e a análise da mensagem expressa no texto Pessoas são dons.

Texto para reflexão (pode ser lido ou declamado):

PESSOAS SÃO DONS

Pessoas são dons. Pessoas são presentes, que o Pai manda para mim embrulhadas.
Umas são presentes que vêm em embrulho bem bonito: atraentes logo que as vejo.
Outras vêm com um papel bastante comum.
Outras ficaram machucadas no correio.
De vez em quando, vem uma registrada.
Umas são presentes em invólucros fáceis.
Outras, é bem difícil para tirar a embalagem. Porém, a embalagem não é o presente.
É fácil fazer este erro. Às vezes, o presente não é muito fácil de abrir.
Precisa-se da ajuda de outras pessoas.
Será que a razão é o medo? Será que é o ódio?
Talvez já tenha sido desembrulhado e o presente jogado fora.
Pode ser que este presente não seja para mim!
Eu também sou uma pessoa. Sou também um presente.
Um presente a mim mesmo.
O Pai deu-me a mim mesmo.
Já olhei para dentro da minha própria embalagem?
Talvez nunca tenha aceito o presente que sou...
Pode ser que dentro da embalagem tenha algo diferente do que penso!
Talvez nunca tenha compreendido o presente maravilhoso que sou!
Será que o Pai faz pessoas que não são maravilhosas?
Eu adoro os presentes que aqueles que me amam dão a mim!
Por que não amo o presente, este presente, a pessoa que sou?
Sou um presente às outras pessoas?
Será que nunca chegarão a gozar do presente?
Cada encontro com pessoas é uma troca de presentes.
Mas o dom sem doador não é mais dom!
É somente uma coisa vazia sem relacionamento entre doador e recebedor.
A amizade é um relacionamento entre pessoas que vêem as pessoas como realmente são: DONS DO PAI UM AO OUTRO...
O amigo é um dom, não somente para mim, mas para outros através de mim.
Quando eu guardo um amigo, possuindo-o, eu destruo sua capacidade de ser dádiva.
Se eu guardo a sua vida para mim, eu a perco para outros, então eu a guardo.

PESSOAS SÃO DONS RECEBIDOS E DONS DOADOS...



Nenhum comentário:

Postar um comentário