...

...
...

domingo, 3 de dezembro de 2023

Advento: Tempo de Esperança, Tempo de Alegria!

 

Advento: Tempo de Espera

Como já vimos, o Ano Litúrgico se encerra com a Solenidade de Cristo Rei do Universo, celebrada no 34º domingo do Tempo Comum. E no domingo seguinte, a Igreja celebra o primeiro domingo do Tempo de Advento.

No domingo passado, dia 26 de novembro, celebramos a Solenidade de Cristo Rei, portanto, hoje, dia 3, iniciamos um novo ano na Igreja. É o Tempo do Advento. É um tempo de espera. É um tempo de alegria porque o "Senhor virá".

Isaías anunciava: "o povo que caminhava nas trevas viu uma grande luz (Is 9,1-5). João Batista foi o último profeta, a sua missão foi preparar a vinda do Messias. Ele dizia: "Preparai o caminho do Senhor, aplainai as suas veredas". (Mt 3,3)

Maria caminha conosco durante o Tempo do Advento. Com Maria esperamos o nascimento de Jesus. Maria é sinal da mulher que não tem medo do sofrimento e das dificuldades. Ela nos ensina. A enfrentar os problemas e a ir procurar as soluções. Ela não fica pensando em suas dificuldades, mas vai ajudar a sua prima que também espera um filho.

O Advento é tempo da esperança, aguardamos a chegada do Natal: Jesus vai nascer. As pessoas enfeitam as casas e as ruas. Algumas crianças e jovens, que estudam, já passaram de ano na escola; outros ainda precisam estudar mais um pouco para a recuperação. Ficamos ansiosos para saber qual será o nosso presente de Natal e nos esquecemos do principal, que é a vinda de Jesus.

O Evangelho do primeiro domingo do Advento é segundo Marcos (13,33-37). Nesse Evangelho Jesus alerta aos discípulos dizendo para eles ficarem atentos, pois não se sabe o dia ou a hora da vinda do Senhor.

Jesus pede aos discípulos e para nós hoje, que estejamos sempre vigilantes, pois não se sabe quando será o dia ou a hora. Essa vigilância devemos praticar amando o nosso próximo, praticando a justiça, a caridade, o perdão e o amor aos irmãos. Ou seja, ser vigilantes e fazer com que o Reino de Deus aconteça aqui na terra, para que depois o vivamos de maneira plena no céu.






O que é a Coroa do Advento?

A Coroa do Advento é o símbolo das quatro semanas do Tempo do Advento. Ela é feita de forma circular, numa bandeja ou prato, (ou então num pedestal preparado para isso), coberta de ramos verdes (ou o chamado ''festão'') na qual se colocam quatro velas: verde, roxa, vermelha e branca. E cada uma delas é acesa no seu tempo: verde no 1º domingo do advento, roxa no 2º domingo, vermelha no 3º domingo e branca no 4º domingo.

Exposta nas igrejas nas quatro semanas que precedem o Natal, ela é colocada geralmente próxima ao presépio ou do ambão da Palavra, ou num lugar de destaque no templo. Simboliza a alegria da espera do Senhor que está para vir, o advento de Jesus.
A coroa de advento é feita com ramos verdes, geralmente envolvida por uma fita vermelha e nela 4 velas são afixadas. Ela simboliza a preparação das pessoas para receber o Natal.
O círculo da coroa: simboliza a nova aliança de Deus com a humanidade. Os ramos verdes da coroa significam a esperança, essa mesma esperança que leva a perseverança, uma entrega total da vida a Deus. A fita vermelha: representa o testemunho e o amor de Deus que nos envolve por completo, um amor forte e infinito.

As 4 velas são uma para cada domingo que antecede ao dia 25 de dezembro. As velas da coroa são acesas (a cada domingo mais uma), para iluminar a Vigília do Advento, a preparação para vinda do Menino Jesus.





Nenhum comentário:

Postar um comentário