...

...
...

segunda-feira, 6 de novembro de 2023

Dia 27 de Novembro, Festa da Nossa Padroeira, Nossa Senhora das Graças


Tema de hoje: Maria, nossa padroeira, a escolhida por Deus para ser Mãe do Salvador, e sua aparição à Santa Catarina Labouré.

Celebramos a Festa de Nossa Senhora das Graças no dia 27 de novembro, pois nesse dia do ano de 1830, ela apareceu à Santa Catarina Labouré. A devoção à Nossa Senhora das Graças e à Medalha Milagrosa teve início com as aparições da Virgem Maria à piedosa irmã Catarina Labouré.

Hoje conhecemos um pouco sobre a vida de Santa Catarina Labouré e vimos como aconteceram essas aparições.

Mais uma vez expliquei para as crianças que Maria é uma só pessoa e que nós, seus filhos a chamamos de várias formas carinhosas, como Maria de Nazaré, Virgem Santíssima, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Fátima... Imaculada Conceição significa que, pela vontade de Deus, Maria nasceu sem pecado, pura de coração, para que pudesse ser a Mãe de Jesus. Ela recebeu outros nomes, dependendo do lugar onde ela aparecia para os fiéis.

Nossa Senhora foi a única criatura que nunca ofendeu a Deus. Por isso, o Anjo a chamou "cheia de graça ". Ela é a Rainha das Graças; assim ela encanta o coração de Deus e este lhe atende todas as súplicas como nas Bodas de Caná. Se nossos pecados dificultam nossa comunhão com Deus e nos impedem de obter suas graças, isso não ocorre com Nossa Senhora. Então, como boa Mãe, ela se põe como nossa magnífica intercessora. O que não pode diante de Deus, aquela que é sua Mãe?

Maria é a rainha das Graças. São Luís de Monfort disse que "Deus reuniu todas as águas e deu o nome de mar; reuniu todas as graças e deu o nome de Maria."

Que tudo, então, seja feito por Jesus, mas nada sem Maria!

Encerrando, destaquei que a vida da padroeira é um exemplo que nos ajuda a viver como cristãos. Questionei: Qual a virtude de Maria que podemos imitar? Em que sua vida é exemplo para nós?
Deixei que comentassem e a na sequência expliquei e propus: Todos os anos a nossa comunidade se prepara para celebrar o dia da padroeira com oração e festa. Que tal participarmos não só da festa, mas também da novena?

Antes da oração final, combinamos de marcar nossos ensaios para a Coroação de Nossa Senhora.

Rezamos juntos um Pai-Nosso e uma Ave-Maria pedindo a proteção da nossa Mãezinha do Céu para nós presentes e para as crianças que por algum motivo não puderam comparecer ao encontro de hoje.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário