...

...
...

segunda-feira, 3 de julho de 2023

Os cristãos reunidos formam a Igreja de Cristo


IGREJA DE CRISTO E ASSEMBLEIA LITÚRGICA

Iniciamos o nosso encontro com o Sinal da Cruz.

Motivei: "Vamos iniciar o nosso em nome de Deus, lembrando que hoje vamos saber mais sobre a nossa Igreja. Neste encontro vamos conhecer melhor a Igreja, e conhecendo melhor, vamos participar mais intensamente de sua vida. Que Deus se faça presente e nos anime nessa tarefa de conhecer a Igreja. Ele nos chama a ser Igreja".

Vamos rezar juntos: "Jesus, receba a minha vida, que hoje coloco em suas mãos com toda confiança. E ajude-me, Senhor, a viver sempre na sua presença, como membro da sua Igreja. Amém!"

Vimos em encontro anterior que para nós o domingo, dia do Senhor, é o dia mais importante para estarmos juntos. Nesse dia os cristãos se reúnem para se encontrarem com Jesus e com os irmãos na Comunidade.

Comecei a conversa mostrando fotos das lideranças da Igreja, e assim fui indicando a variedade de serviços que existe dentro dela. Aproveitei para explicar a diferença entre bispos, padres, religiosos, leigos...

Perguntei a seguir:
O que é a Igreja? (Deixei que respondessem).

Após ouvir as crianças, disse-lhes: Muitas pessoas pensam que a Igreja é aquele monte de tijolos, um em cima do outro, que forma o lugar onde o povo vai rezar... Não, não. A Igreja não é uma casa ou um prédio. A Igreja significa POVO REUNIDO DIANTE DE DEUS. A Igreja é uma assembleia, isto é, a reunião do povo de Deus. Nós formamos a Igreja. Cada um de nós é um "tijolo" que forma a Igreja no mundo todo. Se nós faltarmos, aquele lugar na Igreja fica vazio, pois só nós é que podemos preenchê-lo.

Como surgiu a Igreja?
Com a vinda do Espírito Santo, este dia era e é chamado de Pentecostes. Pedro, o discípulo de Jesus, foi o primeiro Papa da Igreja. Já existiram 266 Papas depois de São Pedro. O atual é o argentino Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco.

Para ajudar o Papa tem os Bispos e os Padres. Os Bispos cuidam das Dioceses. E as Dioceses são divididas em Paróquias, que têm um Padre para cuidar e fazer missas, confissões, casamentos, batizados, orientação dos catequistas. E o Padre que cuida da Paróquia é chamado de Pároco ou Vigário.

Todos os cristãos batizados formam a Igreja. Nela, todos somos iguais em dignidade. Porém, cada um na Igreja tem seu papel, isto é, todos têm seu valor: Papa, Bispos, Padres, Religiosos e Religiosas, e principalmente os Leigos, que somos nós.

Os cristãos reunidos formam a Igreja de Cristo. Sempre que nos reunimos para celebrar formamos a assembleia litúrgica. A assembleia litúrgica é o encontro de irmãs e irmãos para celebrar e encontrar-se com Deus. Todos rezam e celebram juntos como se fosse um só corpo. Esse "corpo" é conduzido por Jesus. Ele está presente. Ele está no meio de nós.

Nós nos reunimos como Igreja para rezar, celebrar, partilhar o que somos e o que temos, assim como os primeiros cristãos.

Leitura At 2,42-47. Esse é o "retrato" da vida das primeiras comunidades dos seguidores de Jesus.

Partilha:
1. Cite alguns elementos destas comunidades.
2. Cite agora alguns elementos da Comunidade-Igreja que você participa.

A Igreja somos todos nós que temos a mesma fé. A Igreja é a Família de Deus e nossa Família também.
A Igreja é a comunidade dos seguidores de Jesus. Deve ser uma comunidade viva, com a finalidade de continuar a missão que Jesus nos deixou. Para que isso aconteça, é necessário que vivamos o amor de Jesus Cristo, e que nos coloquemos a serviço da comunidade.
Fomos batizados, somos chamados a sermos apóstolos de Jesus, e pregar o Evangelho e a vivê-lo, mesmo que isto seja difícil, porque o que Jesus nos ensina no Evangelho, é totalmente ao contrário do que a sociedade nos obriga a viver, por isso temos que ser persverantes em nossa fé.

Com gestos e palavras, Jesus prestou um grande serviço a todos nós: revelou o amor do Pai.

A Igreja é enviada por Jesus para continuar a presença e a missão dele no mundo. Ela é missionária. Está a serviço da felicidade de todas as pessoas. Todos nós batizados somos responsáveis pela Igreja missionária.

Somos missionários quando:

✅ Procuramos viver como Jesus viveu.
✅ Participamos da vida da Comunidade Igreja: das orações, da missa, da catequese.
✅ Colaboramos para que o mundo tenha mais paz.
✅Ajudamos nossa família e nossa comunidade a serem mais abertas e solidárias com os que precisam de nós.
Para encerrar, entreguei a cada catequizando um "tijolinho" onde está escrito o seu nome. A seguir, chamei cada catequizando pelo nome, orientando para que respondessem: "Aqui estou, Senhor. Envia-me!"

A seguir, cada catequizando colocou o seu "tijolinho" na Igreja desenhada, de tal modo que a parede da Igreja fosse formada com o nome de todos.


Após a convocação de cada um, disse-lhes que Jesus nos chama a fazer parte de sua família, a Igreja. E é o Espírito Santo que conduz a Igreja a viver a missão de Jesus.
Convidei a turma para rezar uns pelos outros, invocando o Espírito Santo para os companheiros. Expliquei que a força do Espírito Santo nos sustenta e nos anima para perseveramos unidos, formando a Igreja de Jesus. Sem essa força, a gente se dispersa e a Igreja desmorona.

Cada um com as mãos no ombro dos colegas, repetimos juntos essa breve oração: "Abençoa e fortalece, Jesus, esse meu amigo, para que ele seja uma pedra viva da sua Igreja. Amém!"

Catequista: "Deus nosso Pai, acompanhai-nos em toda a nossa vida, assistindo-nos sempre com a força do Espírito Santo, para que, assim animados, nos tornemos pedras vivas na construção da Igreja de Jesus. Isso vos pedimos em nome de Jesus, que vive conosco e caminha conosco, na unidade do Espírito Santo. Amém!"

Finalizamos, com um abraço nos companheiros, desejando-lhes a paz e a força de Deus.














































Nenhum comentário:

Postar um comentário