...

...
...

domingo, 9 de julho de 2023

A Igreja é a reunião do Povo de Deus.

 


Após a acolhida, convidei as crianças a silenciar e abrir o coração para conversar com Deus.

Motivei: Mais uma vez iniciamos nosso encontro. Vamos nos colocar na presença de Jesus e entregar a ele nossa vida. Ele desejou ardentemente que seus apóstolos fossem firmes e fieis, anunciando ao mundo seus ensinamentos. Hoje, ele deseja que nós sejamos os novos apóstolos, firmes e fieis, comprometidos com o seu Reino.

Em seguida, fizemos orações espontâneas pedindo essa firmeza para toda a Igreja: para todos os jovens, para as crianças, para os padres, os catequistas e todos os que se dedicam ao serviço da Igreja de Deus. A resposta foi: "Venha, Senhor, nos fortalecer".

"Venha, Senhor, dar firmeza a todas as pessoas de fé que andam cansadas e desanimadas";

"Venha, Senhor, fortalecer nosso Papa, para que continue firme à frente da nossa Igreja" etc.

Depois de relembrar nosso encontro anterior, passamos para o tema de hoje.

Após a sua morte e ressurreição, Jesus volta para perto do Pai, e junto com ele nos envia o Espírito Santo. O Espírito Santo é responsável em guiar a Igreja de Jesus. Pelos dons que o Espírito Santo nos dá nos tornamos missionários e evangelizadores.

Para colocar em prática a missão confiada a nós pelo batismo, muitas pessoas que participam da Igreja exercem ministérios e serviços diferentes: catequista, ministros da Palavra, coordenadores, grupos de cantos, padres, bispos, Papa, freiras etc. Todos devem estar a serviço do bem comum e principalmente dos irmãos mais necessitados, a exemplo de Jesus Cristo.

Para se organizar melhor, a Igreja apresenta uma estruturação: está dividida em Dioceses, Paróquias e Comunidades. Cada diocese tem um Bispo que atua como o Bom Pastor que cuida das ovelhas. A diocese é firmada por paróquias e cada paróquia deve ser acompanhada por padres. Muitas paróquias são formadas por comunidades.

Mostrando os paineis que havia preparado, fui desenvolvendo o tema.

1. Roma é uma espécie de capital da Igreja Católica. Lá mora o Papa, que é o líder de toda a Igreja Católica, no mundo inteiro. O lugar em que o Papa mora chama-se Vaticano e é considerado um país, apesar de ser um lugar pequeno, que fica dentro da cidade de Roma. O Papa, com um grupo de auxiliares, preocupa-se em orientar os cristãos, para que se mantenham unidos, mesmo estando espalhados pelo mundo inteiro.
2. Diocese - Para ajudar na organização, o mundo inteiro está dividido em regiões chamadas Dioceses. Cada diocese é firmada por um conjunto de municípios próximos. Para coordenar cada diocese, é nomeado um bispo. A função do bispo é acompanhar e orientar os trabalhos da Igreja na região que compõem a sua diocese, com a ajuda de seus auxiliares, os padres,

3. Paróquias - Para facilitar ainda mais a organização, as Dioceses estão divididas em paróquias. A paróquia é uma região menor, às vezes do tamanho de uma cidade.. À frente de cada paróquia, existem padres coordenando os trabalhos da Igreja nas paróquias. Mas ele não atua sozinho. Juntamente com o padre, atuam leigos, religiosos, diáconos..

Os leigos são todos os batizados que não seguiram a vida religiosa ou sacerdotal e estão dando a vida pela Igreja nas diversas comunidades cristãs. Os religiosos são pessoas que se consagram a Deus e desenvolvem trabalhos específicos na Igreja, por exemplo, cuidam de colégios, de hospitais, de pastorais e de muitas outras coisas. Os diáconos prestam vários serviços na paróquia: fazem batizados, casamentos, presidem celebrações, acompanham as pastorais etc.

4. Comunidades: As paróquias se dividem em comunidades. Cada comunidade é formada por um grupo de pessoas de fé que se reúnem para seguir Jesus como no começo da Igreja. Nas comunidades, normalmente, quem coordena os trabalhos são os leigos, isto é, pessoas escolhidas pela comunidade para estar à frente das atividades pastorais. Nas comunidades, acontecem os trabalhos mais diversos: celebrações, encontros, catequese, serviços aos mais necessitados etc. E cada um desses trabalhos, para funcionar bem, precisa ter uma boa coordenação, com muita gente de fé se dispondo ao serviço do Reino.
5. Funções: Assim, há várias funções na Igreja. Todos, trabalhando de mãos dadas, contribuem para o bom andamento da vida da Igreja. E formam uma grande corrente: os Bispos se mantêm unidos ao papa, os padres se mantém unidos ao bispo de sua diocese e, contando com o trabalho valioso dos diáconos, dia religiosos e dos leigos, orientam todo o povo de Deus que faz parte da grande família de Deus.

(Aqui recordamos o nome do bispo local, do papa, dos padres, diáconos e religiosos da nossa paróquia. Mostrei como a Paróquia está organizada, e quantas comunidades existem na área da Paróquia).

A Igreja é a reunião do Povo de Deus. O Povo de Deus somos todos nós que nos reunimos para juntos seguirmos a Jesus. Seguimos a Jesus a partir do nosso batismo.

Deus nos criou para vivermos em comunidade. A vida cristã não é diferente. Jesus orou para que seus seguidores estivessem unidos com ele e uns com os outros (João 17,22-23). E isso não acontece à distância.

A Bíblia diz que devemos nos reunir como Igreja (Hebreus 10,25). Juntos podemos encorajar uns aos outros e ficar firmes, esperando a vinda de Jesus. Sozinhos, ficamos muito mais fracos e vulneráveis.

Leitura: Mateus 18,19-20

Não importa o local onde nós nos reunimos, o importante é estarmos unidos em nome de Deus. Existem várias coisas importantes na nossa vida cristã que acontecem quando estamos reunidos: Louvamos a Deus, aprendemos mais da Bíblia, temos comunhão com os nossos irmãos, oramos juntos, e Jesus nos diz na Palavra, que "se dois de vós estiverem de acordo, na terra, sobre qualquer coisa que quiserem pedir, meu Pai que está nos céus o concederá. Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou ali no meio deles".

Depois da partilha da Palavra, convidei a turma para debater sobre um texto que mostra a importância de todos os fieis participarem da organização da Igreja, dando sua colaboração na execução da missão dada por Cristo.

Dividi a turma em pequenos grupos, reparti o texto e deixei que refletissem. (Texto abaixo)

Partilhamos o texto, cada um dando sua opinião, dizendo o que entendeu e o que isso tem a ver com a organização da Igreja. O que falta nesse texto? Por que ele está tão estranho? O que isso nos mostra, com relação à nossa Igreja?

Juntos formamos a Igreja de Cristo. Somos como membros de um corpo que precisam uns dos outros (1Cor 12,12-14). Por isso, precisamos aprender a conviver. A união vem da convivência. Isso não é fácil, porque ninguém é perfeito. Também não é fácil conviver conosco. Leva esforço, mas vale a pena investir nas pessoas de nossa Igreja e procurar ser uma pessoa melhor para os nossos irmãos.

Encerramos rezando juntos, um Pai Nosso e a Oração do Santo Anjo.



EU TENHO VALOR

Apxsar dx mxu computador sxr bxm modxrno x funcionar bxm, xstá com dxfxito xm uma txcla. Todo o txclado funciona bxm, mxnos uma txcla, x isso faz uma grandx difxrxnça.

Txnhamos o cuidado para qux nossa xquipx não sxja como xssx mxu txclado x todos os sxus mxmbros trabalhxm como dxvxm. Ninguém txm dirxito  dx pxnsar: “Afinal sou apxnas uma pxssoa, x sxm dúvida não fará difxrxnça para a xquipx a minha participação”.

Comprxxndxmos qux, para a xquipx podxr progrxdir xficixntxmxntx, prxcisa de participação ativa dx todos os sxus mxmbros.

Sxmprx qux vocx pxnsar qux não precisam dx vocx, lxmbrx-sx do txclado dxssx computador x diga a si próprio: “Xu sou uma das txclas importantxs nas nossas atividadxs x os mxus sxrviços são muito nxcxssários”.


Fontes:
  • Livro Somos Igreja, do Padre Orione Silva
  • Livro Caminho, da Diocese de Duque de Caxias





































Nenhum comentário:

Postar um comentário