...

...
...

quinta-feira, 16 de maio de 2019

Sábado de Aleluia e o Domingo da Ressurreição

Jesus havia sido sepultado na tarde de uma sexta-feira. Tudo foi feito na maior pressa, pois no sábado não se podia fazer nada. A lei proibia fazer qualquer coisa. Então nem deu tempo de embalsamar o corpo como era o costume daquela época.
Sábado foi um dia vazio, de silêncio... Imaginem como os discípulos estavam se sentindo! Jesus era a esperança e agora ele não estava mais com eles! Sentiam-se confusos e desiludidos... Tudo aquilo pelo que havia esperado se fora. Quando Jesus reapareceu ao terceiro dia, toda a esperança voltou rapidamente! (Lembramos como se sentiam os discípulos de Emaús, ao voltar para casa, depois da morte de Jesus).
E hoje, nós cristãos, como vivemos o Sábado Santo?
"Vive-se hoje a sensação de grande vazio, que não é tanto o vazio da ausência, mas o vazio da espera; uma espera que logo será premiada com a presença do Senhor ressuscitado, embora ainda velado, pois só o veremos quando nos encontrarmos face a face com ele."
"Durante o Sábado santo a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua paixão e sua morte, sua descida à mansão dos mortos e esperando na oração e no jejum sua ressurreição (Circ 73)."
Na noite deste sábado, nossa Igreja celebra a VIGÍLIA PASCAL, onde se comemora a vitória da vida sobre a morte! Jesus Ressuscitou! É a noite da libertação, da vida nova! Essa vigília se realiza em quatro partes: Liturgia da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística. É o fim das trevas, da escuridão e da morte. Acontece a bênção do fogo, onde se acende o Círio Pascal. Nele estão gravados uma cruz e as letras Alfa e Ômega, a primeira e a última letra do alfabeto grego, simbolizando que Cristo é o principio e o fim de todas as coisas. O Círio representa Cristo Ressuscitado, que é a luz, e é acesa durante todas as celebrações litúrgicas até a festa de Pentecostes, quando se encerra o tempo Pascal.
(Fizemos um momento de reflexão e vigília. Deixei-os à vontade no silêncio de seus coraçõezinhos).
Texto Lc 24, 1-12
"No domingo , de madrugada, as mulheres foram ao túmulo. Não encontraram o Corpo de Jesus e ficaram assustadas. Um jovem com roupas brilhantes disse: - Porque vocês estão procurando entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui: Ressuscitou."
"Cristo ressuscitou! Olhem para a cruz..." - falei para as crianças, mostrando a cruz com um paninho branco. Ele morreu... mas RESSUSCITOU! A ressurreição é a maior prova de que Cristo é realmente Deus. Cristo é o nosso Senhor! Jesus está vivo e em nosso meio! O importante na Páscoa é isso! Os ovos ficam em segundo plano! Podemos comer chocolate... É uma delícia, né? Mas sempre lembrando que a PÁSCOA é JESUS!
O Domingo de Páscoa é o dia mais importante para a fé cristã, pois Jesus vence a morte para mostrar o valor da vida. Esse dia é estendido por mais cinquenta dias até o Domingo de Pentecostes. Costuma-se celebrar a missa bem cedo, quase ao amanhecer e despertar a comunidade com sinos.
Nós te louvamos, Senhor nosso Deus, pela vitória de Jesus, que é para nós também garantia de vitória. Nós te agradecemos porque a vida de Jesus não terminou no fracasso do túmulo, mas renasceu na glória da ressurreição. Nós te agradecemos, Senhor Deus, por saber que nossa vida não termina no fracasso, mas desabrocha numa vitória completa e total. Obrigada Senhor! Amém!

Roteiro deste encontro na página
https://mgathe.blogspot.com/2017/04/vivenciando-o-sabado-santo-e-pascoa-com.html
ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO 














Feliz Páscoa!!!
Mimos que preparei para os meus catequizandos:






Dentro de cada saquinho coloquei também essa linda oração!













Nenhum comentário:

Postar um comentário