...

...
...

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Sacramentos: Sinais do Amor de Deus

Após a acolhida e o bate papo inicial sobre assuntos diversos (eles sempre contam como foi a semana e conversam entre eles sobre alguma coisa que aconteceu na escola... rs), convidei a turma para rezar.
Depois da oração, antes de anunciar o tema, apresentei às crianças um cartaz (desenho com carinhas no formato e cores do semáforo), evidenciando em cada cor como devemos viver como pessoas de fé.
Em seguida, apresentei várias gravuras que levei para o encontro como recurso que se torna sinal: gravuras de placas de sinalização, de pessoas se abraçando ou fazendo gestos que comunicam algo... Perguntei: O que estas gravuras querem nos comunicar? (Pode-se usar também logomarcas conhecidas e perguntar: Estes símbolos significam o quê para vocês?)
Apresentadas as primeiras gravuras, passamos então a conversar sobre o cartaz e a importância dos sinais em nossa vida. Perguntei às crianças que outros sinais nos orientam no nosso dia a dia. Lembrei sinais que indicam lugares, atitudes, proibições e permissões.
Apresentei mais algumas gravuras com símbolos da nossa fé (a cruz, a pomba, a água, o sal, o óleo, o fogo, o vento, a vela...). Perguntei-lhes se sabiam o significado de cada um (deixei que falassem e depois ajudei a lembrar).
A seguir, fizemos memória do caminho percorrido e propus o passo novo que estamos dando, apresentando o sentido do sacramento como sinal sagrado. Fiz uma comparação com os sinais do nosso dia a dia e os sinais que nos dão a graça de perseverar na fé.
Após essa conversa inicial, mostrei que o homem é capaz de comunicar algo não só com palavras e ações, mas também com símbolos e sinais. Nosso mundo é cheio de sinais importantes. Todo sinal e todo símbolo quer comunicar, revelar alguma coisa.
Em nossa vida temos muitos sinais que nos lembram ou mostram alguma coisa. Por exemplo: um sorriso, um aperto de mão, um beijo, um abraço, um presente. São sinais para mostrar a amizade, perdão e o amor. Jesus usou muitos sinais para mostrar a amizade, perdão e o amor pelos homens, mas apontou sinais especiais chamados SACRAMENTOS.
Jesus, conhecendo bem nossa natureza humana, quis não só revelar o Pai, mas comunicar a graça, a vida de Deus em nós. E, a fim de tornar mais fácil a percepção desta vida de Deus, Jesus nos deixou sete sinais especiais da graça: os SACRAMENTOS. Os Sacramentos são sinais que marcam nossa vida de fé, eles tornam atual a presença de Jesus em nosso meio e nos dão força para seguirmos Seus passos em nossa vida do dia a dia.
Conforme fui falando sobre cada um, fui colocando diante deles os Sacramentos (preparei cartões com o nome de cada Sacramento, destacando que são agrupados por sua finalidade: SACRAMENTOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ, SACRAMENTOS DE CURA e SACRAMENTOS DE SERVIÇO E COMUNHÃO (fiz cartões maiores para separar).
Levei também para o encontro imagens que retratam cada Sacramento.
No momento das atividades, pedi às crianças que completassem a ambientação, colocando junto à Bíblia todos os sacramentos, e ao lado de cada um a gravura correspondente.
Finalizando, convidei a turma para a oração.
Motivei: Vamos agradecer a Deus porque ele é bom e está sempre conosco." Cada um disse uma frase de agradecimento. Após cada frase, dissemos juntos: "Obrigado Senhor, porque tu estás sempre conosco!
Catequista: Senhor, Tu nos deste os Sete Sacramentos, que são sinais eficazes do Teu amor por nós e que nos acompanham a vida inteira.
Criança 1: Pelo Batismo nos tornamos filhos de Deus e membros da Igreja. Por isso, queremos dizer:
Criança 2: O Sacramento da Eucaristia é o grande presente de Jesus para todos nós. É o sacramento da união com Ele, conosco e entre nós. Jesus se dá a nós na comunhão, através do pão e do vinho consagrados. Por isto, queremos dizer:
Criança 3: Através do Sacramento da Crisma, confirmamos nosso Batismo e recebemos com os dons do Espírito Santo, uma força especial, nova para a nossa vida cristã. Por isto, queremos dizer:
Criança 4: O Sacramento da Penitência nos reconcilia com Deus, quando d'Ele nos afastamos por meio do pecado. Deus é Pai que nos perdoa com amor. Por isto, queremos dizer:
Criança 5: Através do Sacramento da Unção dos Enfermos recebemos a graça de Deus para termos força, coragem e amor na doença. Por iso, queremos dizer:
Criança 6: O Sacramento da Ordem confere o sacerdócio a homens que Deus escolhe para o serviço total à Igreja e aos irmãos e irmãs. Por isto, queremos dizer:
Criança 7: No Sacramento do Matrimônio, Deus se faz presente na família, através do amor dos esposos e dos filhos. Por isto, queremos dizer:
Catequista: De mãos dadas, peçamos ao bom Deus:
Todos: Senhor, queremos corresponder à Tua graça, que recebemos através dos sacramentos, com uma vida plena de fé, esperança e amor.
Nas próximas semanas continuaremos a falar sobre os Sacramentos; cada Sacramento será tema de um encontro.
Ah, lembramos que amanhã é Dia da Bíblia!!! Tivemos lembrancinha!!! "Jesus ama as crianças! Sua Palavra é doce como mel!!!
ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO










































Nenhum comentário:

Postar um comentário