...

...
...

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

Batismo, Primeiro Sacramento da Iniciação Cristã



Ambiente: Bíblia, flores, crucifixo, água, vela acesa, óleo e uma veste branca.


1. Acolhida e Oração Inicial

(Do livro da Coleção Catequese Permanente do Padre Orione Silva e Solange Maria do Carmo)

  • Receber a turma com alegria. Fazer momento de animação. 
  • Silenciar a turma para rezar. Fazer o Sinal da Cruz (podemos cantar).
  • Motivar: "Estamos reunidos em nome de Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Nosso Deus nos ama e por isso nos reúne para crescer ainda mais na comunhão. Como o Pai, o Filho e o Espírito Santo são unidos a ponto de serem um só Deus, nossa união deve ser tal a ponto de formarmos um só coração e uma só alma, cada um comprometido com a libertação e a felicidade do outro. Vamos fazer silêncio, fechar os olhos e rezar a Deus. Vamos pedir por nós mesmos em primeiro lugar, para que o nosso coração seja livre para o amor; para que as nossas mãos sejam fortes para amparar; para que a nossa mente seja lúcida para discernir os caminhos (silêncio). E vamos também rezar uns pelos outros. Vamos colocar a mão no ombro do nosso companheiro e rezar por ele, pedindo que Deus o fortaleça e anime sempre."
  • Repetir a seguinte prece com o catequista: "Ó Deus de amor, nós te agradecemos pela vida de cada irmão que participa de nossa catequese. Nós te pedimos que cada um de nós tenha tua força e tua luz ao longo da jornada. Derrama sobre esse irmão o teu Espírito Santo, que nos capacita a seguir Jesus. Nós contamos com tua ajuda e tua força. Amém!"

Recordação da vida:
  • Recordar a semana anterior e o que já falamos sobre o Batismo em nossos encontros. Lembramos quais são os Sacramentos e como são agrupados (Sacramentos de Iniciação Cristã, Sacramentos de Cura e Sacramentos de Serviço e Comunhão).


2. Anúncio do tema:
  • Conversar com as crianças sobre os símbolos da água, da vela, do óleo e da veste branca.
  • O que estes símbolos nos falam de nosso dia a dia?
  • Para que serve cada um deles?
a) Dar continuidade à conversa trazendo os símbolos para a vida de fé:
  • A água purifica, refaz, traz vida nova.
  • A vela serve para iluminar nossas noites escuras. Ela é símbolo da luz de Cristo que não quer que caminhemos no escuro.
  • O óleo era usado no tempo da Bíblia.
b) Colocar sobre a importância do Batismo como porta de entrada na vida cristã.

Pertencemos a vários grupos na vida: 
  • Somos membros de uma família;
  • Alunos de uma escola;
  • Cidadãos de um país;
  • Alguns grupos a gente escolhe livremente, a outros a gente pertence quase sem querer.
Geralmente, alguma coisa marca o início da nossa partucipação no grupo:
  • O nascimento;
  • A matrícula na escola;
  • O registro no Cartório, etc.
A Igreja é a grande comunidade que tem como tarefa a construção do Reino de Deus. Passamos a pertencer a esse grupo pelo Batismo.

c) O Batismo é um novo nascimento. Por ele somos mergulhados em Cristo e nascemos para uma vida nova para aprender a viver como Jesus viveu.

Você sabe para que serve o Batismo?

Explique que a palavra Batismo significa mergulho, pois na Igreja primitiva, as pessoas eram mergulhadas totalmente na água. Esse era o batismo de imersão.

O gesto de mergulhar na água possui dois significados:

1. Estar mergulhado em Cristo: Quem tomou esse banho não pode viver de qualquer jeito, mas deve procurar viver como Cristo viveu.

2. Morrer/Viver: Como Cristo morreu por amor, é necessário morrer para o pecado, evitando tudo aquilo qu nos afasta de Deus e ressurgir, viver em Cristo pensando menos em nós mesmos, fazendo da vida uma doação constante.


Através do Batismo: 

➩ Nos tornamos filhos de Deus e membros da Igreja;
➩ Assumimos nossa condição de filhos de Deus;
➩ Recebemos a graça do Espírito Santo para vencer o pecado original e praticar o bem e a justiça;
 Assumimos o compromisso de participar da grande missão da Igreja, que é a construção do Reino de Deus. 

Muita gente pede o Batismo para seus filhos sem saber direito o que está fazendo, por tradição ou por outros motivos.

Quase sempre, as famílias pedem o Batismo para seus filhos quando eles ainda são bebês; se tem fé e valorizam a comunidade, querem expressar seu desejo de ver a criança fazendo parte da Igreja. Criança tão pequena não é capaz de assumir compromisso. Os pais então escolhem padrinhos, representantes da comunidade, que acolhem a criança e se responsabilizam por ela.

Pais e padrinhos se comprometem a ajudar a criança a crescer na fé e dar bom exemplo de vida cristã.

(Falar sobre o que acontece na cerimônia do Batismo).

Jesus chamou pessoas para serem suas seguidoras. Após sua morte e ressurreição estas pessoas continuaram a missão de Jesus e chamaram muitas outras pessoas para viver como Jesus viveu e ensinou que todos se tornem seus seguidores, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O Batismo inicia a pessoa no seguimento a Jesus e a introduz na vida da Igreja.

A Igreja recebe a força do Espírito Santo para continuar sua missão. E assim, nós também a recebemos pelo Batismo. Quando somos maiores a recebemos também pelo Sacramento da Confirmação (ou Crisma).

No Batismo somos ungidos ou consagrados a Deus. Passamos a fazer parte do seu povo eleito, chamado a ser santo e a exercer a missão de Jesus Cristo. Somos o povo escolhido e consagrado para proclamar as maravilhas que o Senhor realizou. São Paulo diz que os cristãos são luz no Senhor. Devem proceder de modo digno da vocação que receberam, pois são templos de Deus e morada do Espírito Santo (1Cor 3,16-17).

d) Jesus também foi batizado e no dia de seu Batismo Deus se revelou e indicou a ele o caminho a seguir.



3. Leitura da passagem bíblica: Marcos 1, 4-11

Jesus já está adulto, mais ou menos com 30 anos e vem da região da Galileia onde viveu toda a sua infância e juventude. Ele escuta falar de João Batista que prega um batismo de conversão no Rio Jordão.
Ao ouvir esta mensagem de João, Ele também se aproxima dos que desejam receber o batismo. João reage, mas o batiza e logo após o batismo, Jesus vê três sinais vindos do céu: a pomba, o céu aberto e a voz de Deus; nestes sinais Jesus sente confirmada sua missão e parte para o deserto para depois começar a anunciar o Reino de Deus e a conversão.


  • Compreendendo o texto:
O Batismo de Jesus é um sinal do que será o nosso batismo. Nos símbolos descritos se pode entender como o Batismo é um encontro entre o céu e a terra:
  1. Jesus vê o céu se abrir - sinal da revelação de Deus que quer falar com todos os homens e mulheres.
  2. Ele vê uma pomba pousar sobre Ele e reconhece neste sinal a ação do Espírito Santo que é comparado a uma pomba pela sua liberdade e pela fonte de paz que Ele é.
  3. Ele ouve uma voz do céu que dizia: "Tu és meu Filho amado que muito me agrada." Esta voz é a voz de Deus Pai que confirma a missão de Jesus como Filho Amado.

Concluindo:

Nós vimos que pelo nosso Batismo nós mergulhamos no mistério da Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Jeus para vivermos como filhos adotivos de Deus no Filho Amado Jesus.

Assim nos fala São Paulo Apóstolo dobre nossa vocação de filhos de Deus: "Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. E vocês não receberam o Espírito de escravos para recair no medo, mas receberam um Espírito de filhos adotivos, por meio do qual chamamos Abba! Pai! O próprio Espírito assegura ao nosso Espírito que somos filhos de Deus. E se somos filhos, somos também herdeiros: herdeiros de Deus, herdeiros junto com Cristo, uma vez que, tendo participado dos seus sofrimentos, também participaremos de sua glória.


4. Oração Final e encerramento:
  • Respondendo à Palavra de Deus, rezemos hoje um Pai Nosso, com o Espírito de filhos adotivos que recebemos em nosso Batismo.
  • Em seguida, convidar as crianças, uma a uma, a molharem a mãozinha na água da jarra (pode ser uma pequena fonte) e fazer o Sinal da Cruz.
  • Rezar a Oração do Creio.
  • Encerrar com as palavras: Estivemos reunidos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
  • Convidar as crianças para participar de um batismo na comunidade, quando houver.

Fontes:
  • Bíblia Sagrada
  • Catcismo da Igreja Católica
  • Livro da coleção Catequese Permanente, do Padre Orione Silva e Solange Maria do Carmo
  • Livro "O Caminho", da Diocese de Duque de Caxias (RJ). 
ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO
  






























Mais doce e mais gostoso  que o chocolate, só o amor de Jesus!





Nenhum comentário:

Postar um comentário