...

...
...

sábado, 21 de março de 2015

Falando sobre a Semana Santa com as Crianças da Catequese

"Eu vim para servir."

 Após a acolhida e oração inicial, sem aprofundar muito, pois as crianças estão iniciando agora na catequese, expliquei sobre o que é a Páscoa e como tudo começou. Contei-lhes que na noite antes de sair do Egito, o povo fez uma refeição para festejar o grande acontecimento: a libertação da escravidão. E daí em diante, todos os anos, o povo de Deus comemora esse acontecimento com uma refeição igual a que eles fizeram na saída do Egito. Jesus também participou da festa da Páscoa dos judeus. Jesus queria que as festas tivessem a alegria e a liberdade de filhos de Deus.






Contei brevemente, com minhas palavras, tudo que ocorreu naqueles dias, certamente inspirada pelo Espírito Santo. A seguir,  passei a ler os textos bíblicos que falam da entrada de Jesus em Jerusalém e também de sua continuidade até chegar à Quinta-Feira Santa, onde Ele instituiu a Eucaristia. 

Um catequizando, representando Jesus, passou entre os coleguinhas e esses, por sua vez, foram jogando seus mantos no chão para Jesus passar com o jumentinho (fotos 1 a 10). Expliquei para as crianças este momento, da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém...

A seguir, fizemos uma encenação do lava-pés, recordando o gesto de Jesus com seus apóstolos, como se costuma fazer também na Semana Santa. Iniciei lavando os pés da primeira criança e esta lavou os pés da próxima e assim por diante, uns lavando os pés do outro, até percorrer toda a roda (fotos 11 a 30). 

Momento seguinte, ressaltei as duas coisas mais importantes que aconteceram na última Ceia de Cristo com seus discípulos: Jesus lavou os pés de seus amigos, mostrando que veio para servir a todos e pedindo que eles também vivessem para servir. Era o novo mandamento de Cristo: Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei. Depois Jesus abençoou o pão e vinho e repartiu com eles. Estava instituindo um sacramento, ou seja, um sinal sagrado, que chamamos hoje de Eucaristia ou Comunhão.

Falei um pouco sobre a Sexta-Feira Santa, sobre o Sábado Santo e o Domingo de Páscoa (foi tema da semana passada, mas vou voltar ao assunto no próximo encontro).

Um momento que me emocionou muito, foi quando peguei a cruz e disse-lhes que falassem com Jesus, no silêncio de seus corações. Pedi que passassem a cruz de mão em mão, para que eles pudessem observar de perto o "sofrimento de amor" de Jesus por nós. Observei que cada um segurou a cruz com muito carinho e, com os olhinhos fechados fizeram as suas preces (fotos 31 a 36). Depois de todos conversarem com Jesus, fizemos a oração do Pai-Nosso.

Depois li novamente o texto que fala a respeito da Instituição da Eucaristia, desta vez bem devagar. Tomamos o suco e depois repartimos o pão, passando uns para os outros (fotos 37 a 44). Vimos que este Sacramento foi o próprio Jesus que determinou que fizéssemos: O Corpo e o Sangue sacramentados no pão e no vinho.

Em seguida, levantei a cruz e disse: "Cristo ressuscitou! Ele morreu... mas RESSUSCITOU... Cristo é o nosso Senhor!" Expliquei que o importante na Páscoa é isso. Os ovos ficam ficam em segundo plano.

Finalizando, fiz perguntas sobre o encontro, provocando-os. Todos responderam todas as perguntas, corretamente. E por isso, por eles terem se comportado bem e prestado atenção nos temas do encontro, todos ganharam bombons.

Acalmei a turma para rezar. Ficamos um instante em silêncio para agradecer a Jesus pelos seus ensinamentos. De mãos erguidas, rezamos: "Muito obrigado, ó Jesus, por todas as coisas que o Senhor nos ensinou. Muito obrigado, por nos ensinar a amar e servir aos irmãos, vivendo unidos a todos e tratando a todos com bondade. Venha nos ajudar a praticar todos esses ensinamentos. Amém!"
ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO:


(foto 1)

(foto 2)

(foto 3)

(foto 4)

(foto 5)

(foto 6)

(foto 7)

(foto 8)

(foto 9)

(foto 10)

(foto 11)

(foto 12)

(foto 13)

(foto 14)

(foto 15)

(foto 16)

(foto 17)

(foto 18)


(foto 19)


(foto 20)


(foto 21)

(foto 22)

(foto 23)

(foto 24)

(foto 25)

(foto 26)

(foto 27)

(foto 28)

(foto 29)

(foto 30)

(foto 31)

(foto 32)

(foto 33)

(foto 34)

(foto 35)

(foto 36)

(foto 37)

(foto 38)

(foto 39)

(foto 40)

(foto 41)





Nenhum comentário:

Postar um comentário