...

...
...

domingo, 8 de março de 2015

"Eu dou a vida pelas minhas ovelhas."





Objetivos:
  • Perceber que Jesus cuida de nós em todos os momentos de nossa vida.
  • Entender que Jesus, o Bom Pastor, cuida de suas ovelhas e não quer que nenhuma se perca e corra perigos.

Ambiente:
  • Imagem do Bom Pastor, bíblia, vela e flores




Recursos:
  • Desenhar uma ovelha, em papel sulfite, para o catequista e para cada um dos catequizandos.
  • Máscara com desenho de ovelha para cada um dos catequizandos.



1. Acolhida
  • Preparar bem o ambiente. Acolher a turma com simpatia. Cantar a música nº 2 do CD do Livro Seguindo Jesus, do Pe. Orione Silva.
  • Fazer silêncio, criando clima de oração. Começar a oração inicial fazendo o sinal-da-cruz: "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!"
  • Explique que esse sinal é uma lembrança da cruz de Cristo, sinal de seu amor por nós, e uma recordação da presença de Deus em nosso coração.
  • Convidar a turma para erguer os braços ao céu e rezar: Ó Bom Jesus, venha nos ajudar com sua presença, com sua amizade. Seu amor nos alegra e nos dá força. Por isso, Jesus, nós pedimos que o Senhor fique conosco e nos dê sua bênção e seu amor. Amém!

2. Motivação

  • Recordar o encontro anterior, relembrando as palavras principais que aparecem no texto: João Batista, Elias, Profetas, Cristo. Explicar também porque pensavam que Jesus era um destes.
  • O termo Cristo é a tradução do termo messias. Messias significa ungido. Eram ungidos com óleo os homens a quem Deus confiava uma missão ou tarefa especial em relação ao seu povo (ver aprofundamento no final da página). 
  • Expor as imagens de Jesus trazidas: destacar suas características e compará-las.
  • Perguntar se alguém teve a experiência de ter um irmão ou irmã, como é o cuidado da mãe com o bebê. porque a mãe deixa tudo para cuidar primeiramente do bebê, porque um bebê precisa de cuidado e atenção... (se ninguém teve a experiência de ter um irmão, fazer apenas as perguntas referentes à relação mãe e bebê). Uma mãe cuida mais do bebê do que os outros porque naquele momento ele é indefeso, não sabe se cuidar, precisa da mãe para sobreviver. A mãe o carrega no colo, não o deixa desamparado. O bebê não dá nada em troca, o amor da mãe é gratuito.
  • Hoje nós vamos conhecer uma bela parábola de Jesus. Parábolas são histórias que Jesus contava, para ensinar ao povo coisas importantes. Em vez de fala para a vida. Assim, vamos fazer também nós. Hoje vamos ouvir a parábola do bom pastor.

 3. História:  Jo 10, 1-15 e Lc 15, 1-7

Certa vez, Jesus disse ao povo: "Eu sou o bom pastor, vocês são minhas ovelhas". Como o povo não entendesse direito por que Jesus falava isso, ele resolveu contar uma história.


Era uma vez um pastor que possuía cem ovelhas. Ele gostava de seu rebanho e tinha enorme carinho por todas as ovelhas. Conhecia cada uma pelo nome e cuidava de todas com a maior dedicação. As ovelhas estavam acostumadas com o seu pastor. Conheciam sua voz. Quando o pastor chamava, elas logo o seguiam. E o pastor conduzia as ovelhas para o campo, dava alimento, água e tudo o que era necessário para elas ficarem fortes e sadias. À noite,o pastor recolhia suas ovelhas e as guardava no curral, em local bem protegido.


Havia também na redondeza um homem mal-intencionado. Esse homem vivia querendo roubar as ovelhas do pastor. Ele não tinha carinho pelas ovelhas. Só estava interessado em roubá-las e vendê-las ou, quem sabe, até matá-las. Esse homem estranho, às vezes vinha de noite e ficava rodeando o curral, chamando pelas ovelhas. Mas elas sabiam que aquela voz não era a do pastor. E não atendiam seu chamado. Era um perigo. Mas as ovelhas eram inteligentes e não seguiam o homem estranho. Só seguiam o pastor.


Havia também, naquelas terras, um lobo feroz e faminto. Quando o pastor saía para o campo com as ovelhas, o lobo ficava de longe, olhando interessado. Escondia-se atrás da moita e ficava vigiando o rebanho, de orelha em pé, esperando o momento em que o pastor se distraísse para pegar alguma ovelha para o seu jantar. Mas o pastor, que era cuidadoso, nunca se distraía. Ele dava a vida pelas ovelhas, se preciso fosse.


Um dia, porém, ao cair da tarde, quando guardava as ovelhas no curral, chamando-as pelo nome, o bom pastor percebeu que estava faltando uma ovelha. Só noventa e nove ovelhas haviam voltado do campo. O pastor, então, ficou preocupado: “Onde estaria aquela ovelha? O que teria acontecido com ela?”


Algumas pessoas, vendo a preocupação do pastor, lhe disseram: “Não fique assim tão preocupado. Afinal, noventa e nove ovelhas já estão no curral. Só uma se perdeu. Não se  incomode tanto por causa de uma ovelha só. Afinal, uma ovelha nem vale tanto assim.” Outros diziam: “Já é tarde e a noite não tarda a cair. Vá dormir e amanhã você verá o que aconteceu com essa ovelha”.


Mas o pastor não podia se conformar. Ele conhecia e amava a ovelha que havia se perdido. Então, encheu-se de coragem e tomou uma decisão. Guardou as noventa e nove no curral e saiu pelos campos procurando a ovelha perdida. Pensava consigo: “Não posso deixar para amanhã! E se a ovelha estiver machucada? E se o lobo vier à noite? E se ela tiver sido roubada?” Assim pensativo, o pastor aflito começou a percorrer os campos. Subiu as encostas, entrou nas florestas, desceu os vales, olhou para todos os lados.


Já era quase de noite quando o pastor ouviu um barulho. Foi correndo na direção e – que alegria! – era sua ovelha perdida. Estava caída em um buraco, indefesa e com medo. O pastor se encheu de felicidade: havia encontrado a ovelha perdida.


Depressa, retirou-a daquele buraco, colocou-a no ombro e voltou para casa radiante de alegria. Ao chegar à sua casa, colocou sua ovelha num lugar seguro, junto das outras. Tratou dela e fez curativo em seu machucado. E foi correndo contar a notícia aos amigos, dizendo: “Alegrem-se comigo! Encontrei a minha ovelha perdida”. Todos, então, se alegraram junto com aquele bom pastor.


E Jesus concluiu: “Eu sou o bom pastor. Vocês são minhas ovelhas. Eu cuido de vocês até mais do que aquele pastor cuidava de suas ovelhas. Perto de mim vocês estão protegidos. Sou capaz até de dar minha vida para salvar vocês. Cada pessoa, para mim, tem muito valor, pois cada um é especial”.


E as pessoas entenderam o amor que Jesus sentia por elas.


Partilha:
  • Quem é o nosso bom pastor?
  • Por que Jesus contou a parábola do bom pastor? O que ele queria que o povo entendesse?
  • Como o bom pastor cuidava de suas ovelhas?
  • Quais os perigos que cercavam as ovelhas da história?
  • Quem defendia as ovelhas dos perigos?
  • Como o pastor agiu, quando uma ovelha se perdeu?
  • Jesus disse que nós somos suas ovelhas e ele é nosso bom pastor. Que significa ser ovelha de Jesus?

Conclusão
A parábola do bom pastor nos ensina como Jesus é carinhoso com todas as pessoas. Do mesmo modo que o bom pastor cuidava de suas ovelhas, Jesus cuida de nós. Ele se preocupa com cada um de nós, pois cada um é muito importante para ele. Ele sabe dos perigos que nos cercam e nos convida a viver unidos, como ovelhas de seu rebanho. Vivendo com Jesus, estaremos sempre protegidos por seu amor infinito. Essa é a vantagem de ser ovelha de Jesus.

4. Atividade
  • Colocar no quadro um desenho de Jesus – o bom pastor.
  • Repartir com as crianças ovelhinhas recortadas em papel. Pedir que cada uma escreva o seu nome na ovelhinha. Se quiser, colorir as ovelhas.
  • Depois, colar as ovelhinhas no quadro, em volta do bom pastor. Enquanto isso, cantar a música nº 2 do CD do Livro Seguindo Jesus, do Padre Orione.


  • Depois de colar as ovelhinhas no cartaz, para incrementar, sugerimos fazer uma máscara de ovelha para cada criança. É só desenhar uma cara de ovelha, em tamanho maior, e amarrá-la com barbante em volta da cabeça de cada criança.
  • Todos de máscaras,  brincar de roda. Faz-se uma roda, enquanto se canta a música nº 2. No lugar da palavra “amigo”, chamar cada criança pelo nome. A criança chamada entra na roda e vai-se formando uma roda dentro da outra.
  • Cantar até que todos sejam chamados e a roda de fora se extinga, ficando apenas uma grande roda.

Conclusão

Fazemos parte da família de Jesus. Ele nos ama e, por isso, cuida de nós, como um pastor que cuida de suas ovelhas. E vamos deixar Jesus nos guiar. Ele sabe o que é bom para nós. Vamos fazer como as ovelhas que não ouvem a voz dos estranhos. E vamos ficar firmes e unidos em volta de nosso pastor que é Jesus, ouvindo e seguindo os seus ensinamentos.

  • Resolver as atividades das folhas (no final da página).



5. Oração Final e Encerramento


  • Acalmar as crianças para a oração. Repetir: “Ó Jesus, o Senhor é o nosso bom pastor. O Senhor nos ama e cuida de nós. Nós somos suas ovelhas e precisamos de sua proteção. Venha ficar conosco, Jesus. Queremos viver sempre juntos do Senhor. Amém!”
  • Motivar as crianças para o próximo encontro.



Aprofundamento para o(a) catequista:

  • O termo "Cristo" é a tradução do termo "messias" que significa "ungido". Eram ungidos com óleo os homens a quem Deus confiava uma missão ou tarefa especial em relação ao seu povo. O rei era considerado um "messias" porque se acreditava que através dele Deus iria salvar o seu povo. Um dos reis mais importantes foi o rei Davi, por isso o povo pensava que sua salvação iria vir através de um descendente de Davi que o libertaria de toda a opressão, derrubando os inimigos. Jesus é o messias esperado, mas não como o povo imaginava, pois eles queriam um "messias" que os salvasse do poder do império romano que dominava na época. Pedro reconhece  Jesus como "Cristo", mas Jesus o proíbe de anunciar isto para os outros. Jesus agiu desse modo para que o povo entendesse primeiro de que maneira ele era o Messias, pois todos esperavam que Jesus fosse um Messias com poder e autoridade. Ele era, ao invés, um Messias que não vinha sentar-se no trono e nem era um comandante de exército.
  • João Batista é um homem de Deus. Ele anuncia ao povo que a vinda do Messias está próxima, por isso é preciso que o povo converta o coração e mude de vida. E como sinal da conversão João dizia que era necessário o batismo para que Deus perdoasse os pecados. O povo confunde João Batista com Jesus, porém os dois são bem diferentes. João anuncia a vinda da salvação e seu batismo é sinal da conversão, da mudança de vida, mas não realiza a salvação. Jesus traz a salvação porque ele é o salvador.
  • Elias viveu muitos anos antes de Jesus. Elias foi o maior profeta para o povo judeu porque ele era um homem extremamente obediente a Deus e tinha uma grande fé. Ele realizou alguns feitos grandiosos: profetizou ao rei Acab uma seca de três anos; foi alimentado por corvos, durante toda a sua permanência naquele local isolado; multiplicação a farinha e o azeite da viúva de Sarepta; ressuscitou o filho da viúva; caiu fogo dos céus e Elias orou para que chovesse etc ... Jesus também realizou muitos milagres, era obediente a Deus, mas era mais do que um profeta.
  • Os profetas apareceram nos momentos mais difíceis da história do povo da Bíblia: quando foram surgindo a monarquia, os reis e a falsa religião a serviço do poder dominante. A partir da experiência vivida pelo profeta ele anuncia o amor de Deus apelando à conversão e denuncia o mal e a infidelidade do povo.


CATEQUIZANDO(A) : _____________________ DATA: ____/____/2015

                                                                     
                          
A T I V I D A D E S

       


1. O que estou vendo no desenho acima?

____________________________________________________





2. Para refletir:


a) Como o bom pastor cuidava de suas ovelhas?

____________________________________________________

____________________________________________________



b) As ovelhas corriam algum perigo?

____________________________________________________

____________________________________________________


c) O que poderia acontecer com a ovelha que se perdeu?


____________________________________________________________________

____________________________________________________________________



d) Por que o bom pastor vai atrás da ovelha que se perdeu?

_________________________________________________________________

_________________________________________________________________



e) Jesus é o nosso bom pastor e nós somos suas ovelhas. O que isto significa para nós?

___________________________________________________

___________________________________________________



3. Desenhar os perigos que corremos hoje que nos afastam de Jesus.





























4. Salmo 23

Pelos prados e campinas verdejantes eu vou
É o Senhor que me leva a descansar
Junto às fontes de águas puras repousantes eu vou
Minhas forças o Senhor vai animar

Tu és, Senhor, o meu pastor
Por isso nada em minha vida faltará
Tu és, Senhor, o meu pastor
Por isso nada em minha vida faltará (nada faltará).

Nos caminhos mais seguros junto d’Ele eu vou
E pra sempre o Seu nome eu honrarei
Se eu encontro mil abismos nos caminhos eu vou
Segurança  sempre  tenho em suas mãos.

Ao banquete em sua casa muito alegre eu vou
Um lugar em Sua mesa me preparou
Ele unge minha fronte e me faz ser feliz
E transborda a minha taça em Seu amor

Com alegria e esperança caminhando eu vou
Minha vida está sempre em suas mãos
E na casa do Senhor eu irei habitar
E este canto para sempre irei cantar.


5. Ilustre ao lado do Salmo a frase que você mais gostou.

6. Pergunte aos pais ou responsáveis o que eles entendem pela frase “Tu és, Senhor, o meu pastor, por isso nada em minha vida faltará” e partilhe no próximo encontro.

7. Compromisso: ir ao encontro de uma pessoa idosa que precisa de atenção e carinho. Prepare com antecedência um cartãozinho para ela. Dê um abraço nela com o mesmo carinho que Jesus tem com suas ovelhas.

8. Trazer no próximo encontro gravetos encontrados no chão e barbante.





ALGUNS MOMENTOS DO NOSSO ENCONTRO DE HOJE:

















































































































6 comentários: