...

...
...

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Algumas Curiosidades Sobre a Bíblia


Postado por Frei Paulo Eduardo Muller
Rede de Comunidades São José - Gravataí/RS


O que significa a palavra Bíblia?

Bíblia é uma palavra de origem grega cujo significado é “rolo” ou “livros”. Ela vem de Biblos, provavelmente por cauda da cidade fenícia de Biblos, um importante centro produtor de rolos de papiros utilizados na produção de livros.  De fato, a Bíblia é uma biblioteca com vários livros de diferentes épocas, autores e estilos literários.


Quantos são os livros da Bíblia?

A Bíblia tem um total de 73 livros. O Antigo Testamento (ou Primeiro Testamento) contém 46 livros. O Novo Testamento contém 27 livros.


Quantos capítulos e versículos há na Bíblia?

São 31.163 versículos e 1.189 capítulos.  O maior capítulo da Bíblia é o Salmo 119, com 176 versículos. Já o menor é o Salmo 117, com somente dois versículos.


Existe diferença entre a Bíblia protestante e a Bíblia da edição católica?

Sim, a Bíblia Católica tem mais livros que a protestante.O Novo Testamento é igual para todos, mas no Antigo Testamento, a edição católica tem sete livros a mais. Estes livros são: Tobias, Judite, 1º e 2º Livro dos Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, que são da tradução grega.


Quem é padroeiro dos estudos bíblicos?

Foi São Jerônimo (Eusebius Hyeronimus) quem chamou pela primeira vez ao conjunto dos livros do Antigo Testamento e Novo Testamento de "Biblioteca Divina". Ele traduziu a Bíblia para o latim. Um detalhe interessante: São Jerônimo é o padroeiro dos estudos bíblicos. É celebrado em 30 de setembro, data da sua morte.


A Bíblia já foi escrita com capítulos numerados, como temos hoje? 

Não. Nenhum livro da Bíblia foi escrito com capítulos numerados. Quem teve a ideia de dividir a Bíblia em capítulos foi Estevão Langton, arcebispo de Cantuária, professor na Universidade de Paris, em 1214 d.C.


Quem fez a divisão em versículos?

Em 1551 Robert Etiene, redator e editor em Paris, fez a experiência dividindo o NT de língua grega em versículos.Teodoro de Beza gostou da ideia e em 1565 dividiu toda a Bíblia em versículos. Estas divisões em capítulos e versículos foram feitas para facilitar as citações bíblicas e encontrar mais rápido os textos citados.


Para quantas línguas foi traduzida?

A Bíblia foi traduzida para 1.134 línguas e dialetos. São vendidas, mais ou menos,  47 bíblias por minuto no mundo.


Onde está a Bíblia mais pesada do mundo?

A mais volumosa Bíblia do mundo pesa 175 quilos e pertence ao Vaticano.





FONTE:http://www.paroquiasaopauloapostolo.com.brhttp://maisquecuriosidade.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário