...

...
...

sábado, 8 de março de 2014

Mandamentos - Caminhos para Alcançar a Felicidade



Objetivos:



  • Reconhecer Moisés como libertador do povo hebreu;
  • Louvar o Deus fiel em quem podemos confiar sempre;
  • Identificar a Páscoa dos hebreus como protótipo da Páscoa de Cristo;
  • Ver na observância aos Dez Mandamentos o meio de caminhar no Bem e na Verdade, segundo o plano de Deus.


Ambiente:


  • Bíblia
  • Duas velas
  • Expor uma Bíblia, num pequeno altar enfeitado, entre duas velas.


Recurso:



  • CD - Música Bênçãos, da Banda Iahweh (Amo essa Banda!  Gosto demais de suas músicas! Já fizemos uma bela coreografia com a Salve Rainha gravada por esses grandes artistas, numa Coroação de Nossa Senhora, anos atrás, no dia da nossa Padroeira.  Na ocasião, deixei o CD na Igreja e não lembrei de pegá-lo. Nessa semana resolvi copiar o vídeo, foi quando ouvi a música Bênçãos: muito linda!!! Fala do tema do nosso encontro de hoje. Vou postar o vídeo aqui, para que os meus visitantes o vejam, porque é tudo de bom!).






1. Acolhida e Oração Inicial


  • Receber as crianças com alegria e descontração. Cantar músicas animadas, à escolha. Sugerimos a nº 7  (O povo estava caminhando no deserto), do livro do Pe. Orione Silva, ou outra à escolha,  para recordar o encontro anterior.
  • Sossegar a turma para conversar com Deus. Fazer o sinal-da-cruz, lembrando a presença de Deus.
  • Repetir juntos, de mãos erguidas, como Moisés rezava na montanha: Ó Deus de amor, nós sabemos que o Senhor está neste lugar, bem junto de nós. Nós confiamos no Senhor e ficamos felizes de poder contar com a sua presença. Queremos entregar ao Senhor toda a nossa vida e queremos pedir que o Senhor seja sempre nosso melhor amigo. Amém!
  • Ficar em silêncio para ouvir a música Bênçãos, da Banda Iahweh.


2. Motivação


- Começar o encontro perguntando:
  • Você já fez algum acordo com alguma pessoa?

Um acordo é um compromisso entre duas pessoas, no qual cada uma deve fazer a sua parte. Deus fez muitos acordos com o seu povo, que chamamos de alianças.  Para fazer estas alianças, Ele vem ao encontro do povo e diz qual é a sua vontade, pois Deus é nosso amigo e nos quer felizes.

Nas alianças com seu povo, Deus sempre cumpriu a sua parte. Mas, apesar disso, nem sempre o povo foi fiel à sua parte no acordo.

Uma das primeiras alianças da Bíblia foi feita com um homem chamado Noé, o homem que construiu uma grande arca. Podemos conferir como foi a aliança que Deus fez com Noé fazendo a leitura de Gn 9, 8-17. Depois perguntar à turma, de acordo com o versículo 11, qual foi a aliança que Deus fez com Noé.

Deus fez aliança com Noé, com Abraão, com Moisés ... Tudo isso vemos no Antigo Testamento ou Antiga Aliança, feita antes do nascimento de Jesus. São quarenta e seis livros da Bíblia, que contam como Deus preparou os homens para receberem o seu Filho Jesus, nosso Salvador.

Toda a história do Antigo Testamento é conduzida para Cristo Jesus. O Antigo Testamento, portanto, prepara o caminho de Cristo. Jesus é o centro da Bíblia.

Tudo o que a Bíblia conta e aconteceu antes da vinda de Jesus, chama-se Antigo Testamento, pois fala da preparação do povo hebreu para a vinda do Salvador.

O que estamos falando já foi assunto de encontros passados. Vimos que, assim como duas pessoas se casam, se comprometem a unir suas vidas e caminhar juntas (o uso da aliança é sinal deste compromisso, Deus também fez uma Aliança com seu povo para caminhar com Ele.

Já vimos que após o pecado de Adão e Eva, Deus não abandonou a humanidade, mas prometeu um Salvador. Este Salvador nasceu de um povo especial, formado por Deus. Para começar este povo, Deus chamou um homem. Seu nome era Abrão.

Abrão morava num país onde muitos adoravam deuses falsos, mas ele era bom e conheceu e adorou o único Deus verdadeiro. Deus prometeu que lhe daria um filho, mesmo em sua velhice. Desse filho surgiria o povo eleito de Deus, no qual nasceria o Salvador do mundo, Jesus. Prometeu também que este povo teria uma terra boa para se viver.

Obediente e cheio de fé, Abrão põe-se a caminho da terra prometida, levando sua mulher Sara, seu sobrinho Lot, seus empregados e seus animais.

Deus fez com Abraão uma aliança, um compromisso de amor. A Bíblia nos diz: "Faço Aliança contigo e com tua prosperidade, uma aliança eterna, de geração em geração, para que Eu seja o Teu Deus e o Deus de tua prosperidade." (Gn 17,57).

Abraão acreditou em Deus e Deus o abençoou. Por ter acreditado nele, Abrão teve seu nome mudado para Abraão, que significa Pai de muitos povos. Abraão e Sara tiveram um filho chamado Isaac. Isaac casou-se com Rebeca e teve dois filhos: Esaú e Jacó. Jacó teve 12 filhos que deram origem ao povo hebreu, o povo de Israel.

Abraão, Isaac e Jacó são os patriarcas, isto é, os primeiros pais do povo de Israel.

Abraão foi chamado por Deus para ser o Pai do povo escolhido, de onde nasceu o Salvador Jesus. Deus fez uma aliança de amor com Abraão e, por ele, com todos os seus descendentes.

O povo hebreu, iniciado com Abraão, Isaac e Jacó, continuou a crescer. Algum tempo depois, este povo deixou a Terra Prometida para morar no Egito, onde se multiplicou muito e, por isto, foi escravizado, sendo obrigado a executar trabalhos pesados e sofrendo muito. O povo orava, pedindo a Deus que o libertasse da escravidão. Deus ouviu a oração do Seu povo e escolheu Moisés, um israelita, para ajudar o Seu povo a sair do Egito.

Um dia, Moisés estava no deserto quando viu um espinheiro que queimava, mas não se consumia. Foi diante desta sarça ardente que Deus falou a Moisés: "Moisés, Moisés! Não te aproximes daqui! Tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que te encontras é uma terra santa. Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, de Isaac e o Deus de Jacó." (Ex 3,4-6).

Moisés foi ao Faraó, rei do Egito, pedir a libertação de seu povo. O Faraó não concordou em deixar o povo partir.

Depois de muitos sinais do poder de Deus, chegou o momento da partida do povo hebreu.

No dia marcado para a saída, Deus pede que eles façam uma ceia, matando um cordeiro por família, para alimentar-se, e que usem o sangue para marcar suas portas. Diz ainda que o Anjo de Deus passará pelo Egito para manifestar o poder de Deus que salva o oprimido.

Na noite da passagem do Anjo, aconteceu a Páscoa dos judeus. E todos os anos eles ainda comemoram a Páscoa, lembrando a passagem da escravidão do Egito para a liberdade rumo à Terra Prometida.

Saindo do Egito, os hebreus atravessaram o Mar Vermelho e caminharam pelo deserto, permanecendo nele quarenta dias. Durante esta caminhada para a Terra Prometida, Deus esteve sempre presente, mas agora, de modo especial, quer fazer aliança com todo o povo, através de Moisés.

Cinquenta dias após a primeira Páscoa, no Monte Sinai, Deus se manifestou a Moisés e ao povo, dando-lhes os Dez Mandamentos que constituem a Sua Lei, a lei do amor a Deus e ao próximo. Os mandamentos expressam a Vontade de Deus para o homem, isto é, mostram de que modo Deus quer que os homens vivam, para sermos santos e felizes.

Hoje vamos ver como, na caminhada do deserto, o povo foi percebendo quais eram as orientações que Deus desejava que o povo seguisse. Quais os ensinamentos principais de Deus, para que o povo pudesse viver em paz e para que conquistasse sua liberdade. E o povo, compreendendo a vontade de Deus, faz uma promessa importante: a promessa de ser fiel.


3. História



Ex 20,1-21; Dt 5-6

O povo de Deus já estava caminhando no deserto por muito tempo. Tinha passado por muitas dificuldades. Mas Deus tinha ajudado o povo a vencer todas elas. Aos poucos , o povo foi aprendendo a confiar em Deus. A cada dia que passava, a cada vitória conquistada, crescia o amor do povo por Deus. O povo estava feliz porque sentia a força e o amor de Deus, desde a saída do Egito.

O povo compreendeu que era bom viver assim em união com Deus e seguindo seus ensinamentos. Moisés, então, convidou o povo a fazer um trato. Ele queria que o povo se reunisse e prometesse ser fiel a Deus, seguindo o caminho que Deus inspirasse, sem nunca mais se afastar dele. Moisés explicou ao povo: "Deus já nos deu provas suficientes de que nos ama. Agora, nós precisamos provar que o amamos também". O povo aceitou a proposta e disse que prometia seguir os mandamentos de Deus. O povo só queria saber direitinho quais eram esses mandamentos.

Moisés, então, subiu a uma montanha e passou vários dias em oração. Ele pensava, refletia e rezava. E Deus inspirava, no coração de Moisés, quais eram os mandamentos mais importantes que o povo devia seguir. Moisés escrevia os mandamentos e guardava, para depois mostrar ao povo.

Quando Moisés desceu a montanha, o povo o esperava, com pressa de saber quais eram, enfim, as normas que deveria respeitar.

A primeira norma era: amar a Deus de todo o coração. Moisés disse ao povo: "Ouçam todos vocês: o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Portanto, devemos amar a Deus de todo o nosso coração, com toda a nossa alma e com todas as nossas forças. Por isso mesmo, nós vamos reservar um dia da semana para rezar e louvar ao Senhor. Será um dia consagrado ao nosso Deus. E quando falarmos sobre Deus, falaremos com respeito e carinho, porque ele nos ama e nós o amamos também". O povo concordou.

A segunda norma era: tratar com carinho os pais e as mães, para haver união entre as famílias. 

Além dessas, havia outras normas: não matar, não roubar, não falar mentiras e coisas assim. Tudo isso era para ajudar o povo a viver mais unido e mais feliz.

O povo ouviu tudo o que Moisés explicava e aceitou seguir essas normas. E fizeram um trato. Dali para frente, todos prometiam seguir com atenção os ensinamentos de Deus. Aqueles ensinamentos seriam um caminho de paz para o povo. Eles chamaram esse trato de aliança e as normas de mandamentos.

E Moisés pediu ao povo, em nome de Deus: "Esses mandamentos que hoje Deus nos dá devem ser guardados em nossos corações. Nós vamos ensiná-los aos nossos filhos e falar sobre eles em todos os momentos, quando estivermos sentados em nossas casas ou andando pelos caminhos, quando nos deitarmos ou nos levantarmos. E mais tarde, quando nossos filhos nos perguntarem: 'Que são esses mandamentos?', nós responderemos: 'Nós éramos escravos do faraó, no Egito e nosso Deus nos libertou. Diante de nossos olhos, o Senhor fez coisas maravilhosas e nos conduziu para a liberdade. Acompanhou-nos enquanto estávamos no deserto e nos guiou para a terra da fartura e da liberdade. Esse mesmo Deus pediu que observássemos esses mandamentos, para sermos sempre felizes e vivermos junto dele. Assim, seguimos esses mandamentos, pois fizemos uma aliança com o nosso Deus'".









O povo ouviu tudo com atenção e guardou com carinho todas essas palavras. E fez um trato: todos iam se esforçar ao máximo para guardar no coração os mandamentos do Senhor. E foi assim que o povo prometeu ser fiel a Deus.










Partilha:


  • O povo de Deus, ao atravessar o deserto, estava triste ou feliz com Deus? Por quê?
  • Qual foi o convite que Moisés fez ao povo?
  • Como seria esse trato entre o povo e Deus?
  • O que o povo achou da ideia de fazer um trato com Deus? Aceitou ou não?
  • O que Moisés foi fazer no alto da montanha?
  • Quais eram as normas que o povo devia respeitar? Vamos tentar recordá-las?
  • Para que o povo deveria reservar um dia na semana?
  • Como o povo de Deus passou a chamar o trato que havia feito com Deus?
  • E os pedidos de Deus, como passaram a ser conhecidos entre o povo?
  • Além de guardá-los no coração, para quem o povo devia  ensinar os mandamentos de Deus?

Conclusão:

O povo fez um trato de seguir os mandamentos de Deus. Esses mandamentos eram muito importantes porque ajudariam o povo a viver em paz. Deus prometeu acompanhar sempre o povo. E o povo prometeu seguir sempre a Deus. Esse foi o trato. Os mandamentos de Deus são um caminho seguro para quem deseja viver em paz e ser feliz. Ainda hoje, é preciso segui-los para que Deus possa nos guiar sempre. Nós aprendemos com o povo de Deus como devemos amar a Deus e seguir seus mandamentos.

Deus fez um pacto de amizade, uma aliança com o seu povo e, no Monte Sinai, entregou a Moisés, que era o líder do povo, as tábuas contendo os mandamentos. Essa Lei indica o caminho seguro e feliz para viver bem e em paz com Deus, com o próximo, com a natureza e consigo mesmo.

Ao apresentar os mandamentos, traça, para cada um de nós, em particular, o caminho de uma vida livre da escravidão do pecado. Os mandamentos não podem ser compreendidos apenas como proibição, mas sim como projeto de uma vida saudável e frutuosa. Os três primeiros falam do nosso encontro, da nossa relação com Deus:

1. Amar a Deus sobre todas as coisas.
2. Não tomar Seu Santo Nome em vão.
3. Guardar domingos e festas de guardas.

Nos restantes, Deus nos ensina a viver em paz e fraternidade:

4. Honrar pai e mãe.
5. Não matar.
6. Não pecar contra a castidade.
7. Não furtar.
8. Não levantar falso testemunho.
9. Não desejar a mulher (nem o homem) do próximo.
10. Não cobiçar as coisas alheias.


Vivenciar os mandamentos hoje significa seguir a própria orientação que Jesus Cristo deu quando lhe perguntaram sobre o maior mandamento: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo (cf. Mc 12,30-31).

Se nos amamos de fato, não queremos fazer nada que nos prejudique. Se amamos o próximo como a nós mesmos, jamais lhe faremos algo que o magoe, o machuque ou o humilhe.


4. Atividade


  • Expor uma Bíblia aberta, num pequeno altar enfeitado, entre duas velas acesas.
  • Explicar para as crianças que a Bíblia traz para nós os ensinamentos de Deus. Por isso, a Bíblia é chamada "Palavra de Deus". O que Deus quer nos ensinar está escrito na Bíblia.
  • Convidar a turma para fazer um trato com Deus, semelhante ao que o povo fez no deserto, aceitando os ensinamentos de Deus escritos na Bíblia e prometendo segui-los com amor.
  • Convidar cada criança a ir até o altar e beijar a Bíblia, para mostrar todo o seu carinho pela Palavra de Deus. Explicar que o beijo é sinal do carinho e do amor que a gente sente pelos ensinamentos de Deus que estão na Bíblia.
  • Deixar tocar a música Bênçãos, da Banda Iahweh.
  • Depois de beijar a Bíblia, fazer uma profissão de fé e compromisso. O catequista pergunta e a turma responde SIM.
          - Vocês querem fazer um trato com Deus?
          - Vocês querem amar e cumprir a Palavra de Deus?
          - Vocês prometem se esforçar para ser sempre fiéis a Deus?
          - Pode-se encerrar, com a mesma música.


Conclusão

Hoje, imitando o povo no deserto, nós também estamos fazendo uma aliança com Deus. Deus promete que vai nos acompanhar sempre e nós prometemos seguir com amor a sua Palavra. Quem segue a Palavra de Deus anda no caminho da paz. Deus só nos ensina coisas boas, coisas que vão nos ajudar a viver melhor e ser felizes. Vamos, portanto, guardar em nosso coração todas as coisas que Deus tem nos ensinado, principalmente o que aprendemos nos encontros de catequese.


5. Oração e Encerramento


  • Estender a mão direita para a Bíblia exposta no altar e rezar juntos: Ó Deus de amor, nós queremos agradecer ao Senhor por tantas coisas importantes que o Senhor nos ensina, por tantas coisas bonitas que estão na Bíblia Sagrada. E queremos hoje, com todo o nosso coração, prometer ao Senhor que faremos todo esforço para seguir tudo o que o Senhor nos ensina. Amém!
  • Motivar a turma para o próximo encontro.





Fontes:

  • Livro do Catequista  - Fé - Vida - Comunidade (Ed. Paulus)
  • Livro Somos povo de Deus - Pe. Orione Silva e Solange Maria do Carmo
  • Livro Crescer em Comunhão - Vol. II  (Ed. Vozes)
  • Livro Iniciação à Eucaristia (Nucap)









Nenhum comentário:

Postar um comentário