...

...
...

segunda-feira, 10 de março de 2014

Deus Caminha com a Gente






Objetivos:

  • Perceber que Deus caminha conosco, com a nossa família, com as comunidades;
  • Entender o que é um pacto de amizade e aliança;
  • Falar da Aliança que Deus fez com o povo para libertá-lo da escravidão.


Ambiente:

  • Bíblia
  • Vela
  • Flores


Recursos:

  • Uma aliança;
  • Preparar faixas com as seguintes frases:
  1. Deus criou o mundo bonito e cheio de coisas lindas e nele colocou o homem e a mulher.
  2. O homem e a mulher se afastaram de Deus pelo pecado, e nasceu a desunião.
  3. Deus não abandona o ser humano; escolhe Abraão para ser o Pai de seu povo.
  4. O Povo de Deus sofre opressão; Deus o liberta por meio de Moisés.
  5. Para que o povo não seja mais escravo, Deus faz com ele uma Aliança e lhe dá os Dez Mandamentos.
  6. O povo se esquece de Deus e peca. Volta a opressão. O povo chora e se arrepende. Deus escolhe homens para libertar o povo: Juízes e os Profetas.
  7. João Batista prepara o caminho para o Messias que quer morar em nosso meio.
  8. Deus escolhe Maria, uma mulher simples, do povo, para ser a Mãe do Salvador.


1. Acolhida

  • Acolher a todos com alegria. Cantar música animada. Sugerimos a nº 6 do CD do Livro Deus é Amor, do Padre Orione Silva.
  • Convidar para a oração inicial, criando clima de silêncio.
  • Convidar para fazer preces espontâneas, pedindo a Deus que abençoe a todos, dando paz, alegria e tudo o que é importante para a gente ser feliz. Fazer preces em forma de ladainha. Cada criança lembra alguém que precisa dos cuidados de Deus e todos respondem: "Toma conta, Senhor! Sugerimos:
           - De nossas famílias;
           - De nossos amigos;
           - De todas as crianças;
           - De todos os que sofrem;
           - De todos os idosos etc.
  • Repetir todos juntos, de mãos erguidas: Ó Deus de amor, Pai de Jesus e nosso Pai querido, cuida de todas as pessoas. Que que todas tenham muita paz e muita alegria, e que todas se sintam amadas pelo Senhor.  Estamos felizes, pois sabemos que o Senhor é um pai bondoso, que sempre cuida de nós com amor. Por isso, queremos viver como seus filhos amados, sempre unidos ao Senhor.  Nós confiamos ao Senhor nossa vida e pedimos força para a nossa caminhada na catequese. Amém!"
  • Cantar algo animado. Pode ser a nº 4 do Livro Somos Igreja, do Padre Orione Silva.


2. Motivação

  • Mostrar aos catequizandos uma aliança de casamento. Deixar que eles falem o que entendem sobre a aliança, o que ela significa.
  •  Para entender melhor o que é Aliança, vamos ouvir uma história.


3. História: A Aliança

(Pode ser feita uma encenação com a história).

Um dia, Fafá estava na cozinha e observou sua mãe que estava cozinhando, de repente, pegou a mão da mãe e disse:

Fafá - Mãe, o que é isto?

Mãe - Isto é uma aliança.

Fafá - Uma aliança?

Mãe - Claro! Cada vez que olho para ela penso no seu pai que está trabalhando longe daqui, para que a gente tenha o que comer ...

Fafá - Foi o papai que te deu esta aliança?

Mãe - Sim ... E eu também dei uma aliança para ele. É para a gente se lembrar um do outro.

Fafá - E quando foi que você deu esta aliança para o papai?

Mãe - Foi no dia do nosso casamento. Eu disse para ele: "João, recebe esta aliança como sinal de meu amor e de minha fidelidade". E ele me disse: "Maria, recebe esta aliança como sinal do meu amor e de minha fidelidade".

Fafá - Mãe, você nunca quis tirar esta aliança do dedo?

Mãe - Claro que sim. Às vezes fico com raiva porque seu pai foi trabalhar tão longe ... mas depois penso que ele fez isso por amor a gente. Então, esta aliança me ajuda ... e é como se ele estivesse aqui, bem perto da gente.

Fafá - Você vai ficar sempre com esta aliança?

Mãe - Claro que sim. Mas tem pessoas que esquecem o  dia do seu casamento, esquecem desta promessa de amor e de fidelidade, e um dia deixam o esposo ou a esposa e o seus próprios filhos para ir atrás de outras pessoas ... Parece até que elas copiam as novelas da televisão.

Fafá - Mãe, você não vai deixar a gente, não é?

Mãe - Claro que não!






3. Desenvolvendo o tema


Como vimos na história, a aliança representa um compromisso de amor e fidelidade entre duas pessoas que se amam.

Assim como duas pessoas se casam, se comprometem a unir suas vidas e caminhar juntas (o uso da aliança é sinal deste compromisso), Deus também fez uma Aliança com seu povo para caminhar com Ele.

Vamos ver como aconteceu essa Aliança:

Nós já vimos que o nosso Deus não é um Deus que fica tranquilo, trancado no céu, bem sossegado, sem ligar para a nossa vida e nossos problemas. Deus nos criou para vivermos felizes e unidos a ele. Nosso Deus vive entre nós. Mas nem sempre o homem caminha com Deus; às vezes prefere agir sozinho.

Após o pecado de Adão e Eva, Deus não abandonou a humanidade, mas prometeu um Salvador. Este Salvador nasceu de um povo especial, formado por Deus. Para começar este povo, Deus chamou um homem. Seu nome era Abrão.

Abrão morava num país onde muitos adoravam deuses falsos, mas ele era bom e conheceu e adorou o único Deus verdadeiro. Deus prometeu que lhe daria um filho, mesmo em sua velhice. Desse filho surgiria o povo eleito de Deus, no qual nasceria  o Salvador do mundo, Jesus. Prometeu também que este povo teria uma terra boa para se viver.





Obediente e cheio de fé, Abrão põe-se a caminho da terra prometida, levando sua mulher Sara, seu sobrinho Lot, seus empregados e seus animais.

Deus fez com Abrão uma aliança, um compromisso de amor. A Bíblia nos diz: "Faço Aliança contigo e com tua prosperidade, uma aliança eterna, de geração em geração, para que Eu seja o Teu Deus e o Deus de tua prosperidade." (Gn 17,57).

Abrão acreditou em Deus e Deus o abençoou. Por ter acreditado nele, Abrão teve o seu nome mudado para Abraão, que significa "Pai de muitos povos". Abraão e Sara tiveram um filho chamado Isaac. Isaac casou-se com Rebeca e teve dois filhos: Esaú e Jacó. Jacó teve doze filhos que deram origem ao povo hebreu, o povo de Israel.

Abraão, Isaac e Jacó são os patriarcas, isto é, os primeiros pais do povo de Israel.

Abraão foi chamado por Deus para ser o Pai do Povo Escolhido, de onde nasceu o Salvador Jesus. Deus fez uma aliança de amor com Abraão e, por ele, com todos os seus descendentes.

O povo hebreu, iniciado com Abraão, Isaac e Jacó, continuou a crescer. Algum tempo depois, este povo deixou a Terra Prometida para morar no Egito, onde se multiplicou muito e, por isto, foi escravizado, sendo obrigado a executar trabalhos pesados e sofrendo muito. O povo orava, pedindo a Deis que o libertasse da escravidão. Deus ouviu a oração do Seu povo e escolheu Moisés, um israelita, para ajudar o Seu povo a sair do Egito.

Um dia, Moisés estava no deserto, quando viu um espinheiro que queimava, mas não se consumia. Foi diante desta sarça ardente que Deus falou a Moisés: "Moisés, Moisés! Não te aproximes daqui! Tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que te encontras é uma terra santa. Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, de Isaac e o Deus de Jacó." (Ex 3,4-6).





Moisés foi ao Faraó, rei do Egito, pedir a libertação de seu povo. O Faraó não concordou em deixar o povo partir.





Depois de muitos sinais do poder de Deus, chegou o momento da partida do povo hebreu.






No dia marcado para a saída, Deus pede que eles façam uma ceia, matando um cordeiro por família, para alimentar-se, e que usem o sangue para marcar suas portas. Diz ainda que o Anjo de Deus passará pelo Egito para manifestar o poder de Deus que salva o oprimido.





Na noite da passagem do Anjo, aconteceu a Páscoa dos judeus. E todos os anos eles ainda comemoram a Páscoa, lembrando a passagem da escravidão do Egito para a liberdade, rumo à Terra Prometida.

Saindo do Egito, os hebreus atravessaram o Mar Vermelho e caminharam pelo deserto, permanecendo nele quarenta anos.






Durante esta caminhada para a Terra Prometida, Deus esteve sempre presente, mas agora, de modo especial, quer fazer aliança com todo o povo, através de Moisés.

Cinquenta dias após a primeira Páscoa, no Monte Sinai, Deus se manifestou a Moisés e ao povo, dando-lhes os Dez Mandamentos que constituem a Sua lei, a lei  do amor a Deus e ao próximo. Os mandamentos expressam a Vontade de Deus para o homem, isto é, mostram de que modo Deus quer que os homens vivam, para serem santos e felizes.







Os mandamentos da lei de Deus são:

I - Amar a Deus sobre todas as coisas.
II - Não tomar seu santo nome em vão.
III - Guardar domingos e festas de guarda.
IV - Honrar pai e mãe.
V - Não matar.
VI - Não pecar contra a castidade.
VII - Não furtar.
VIII - Não levantar falso testemunho.
IX - Não desejar a mulher do próximo.
X - Não cobiçar as coisas alheias.


No dia seguinte, Moisés celebrou a aliança de Deus com o seu povo.

Moisés foi escolhido por Deus para libertar o povo e conduzi-lo à grande aliança com Deus.

Depois que o povo israelita voltou para a Palestina, a Terra prometida, muitas coisas aconteceram. Houve o tempo dos Juízes, dos Reis, dos Profetas. O povo de Israel passou por momentos de união, de lutas e até de divisão do próprio reino.

Sofreram perseguição de outros povos, mas Deus lhes dava a certeza de que estava sempre com eles.

Toda essa história do povo de Israel, que está na Bíblia, chama-se História da Salvação. No Antigo Testamento vemos como Deus preparou os homens para receberem o seu Filho Jesus, nosso Salvador.

Tudo o que a Bíblia conta e aconteceu antes da vinda de Jesus, chama-se Antigo Testamento ou Antiga Aliança. São quarenta e seis da Bíblia que falam da preparação do povo hebreu para a vinda do Salvador.

Toda a história do Antigo Testamento é conduzida para Jesus Cristo. O Antigo Testamento, portanto, prepara o caminho de Cristo. Jesus é o centro da Bíblia.

O povo de Israel esperava um Salvador, pois nunca viveu livre dos inimigos. Então, Deus cumpre todas as promessas  do Antigo Testamento, enviando Seu Filho Jesus ao mundo, não só para libertar o povo de Israel, mas toda a humanidade da escravidão do pecado.

A narração da vida de Jesus, Seus ensinamentos, milagres, paixão, morte e ressurreição, encontram-se nos quatro Evangelhos: o de Mateus, de Marcos, de Lucas e de João.

Os Evangelhos pertencem ao Novo Testamento. Eles nos falam da nova e eterna aliança que Deus fez com os seus filhos, através de Jesus Cristo. Jesus veio ao mundo para nos salvar. Deus cumpre sua promessa enviando seu Filho Jesus ao mundo, não só para o povo de Israel, mas como Salvador de toda a humanidade. Assim, depois de Jesus, não é necessário nenhuma nova aliança.

Esta aliança de Jesus com a humanidade teve seu ponto alto com sua morte e ressurreição. Esta á a Páscoa de Jesus, que trouxe para toda a humanidade a passagem da escravidão do pecado para a liberdade dos filhos de Deus, muito maior e mais profunda que a Páscoa dos hebreus.



4. Leitura: Ag 2,5



"Prometi que o meu Espírito moraria entre vocês, por isso não fiquem com medo."







Conclusão:

Deus quer fazer uma Aliança com o seu povo, isto é, deseja reunir o povo para caminhar com Ele, para que, nunca mais o povo seja escravo de ninguém. Deus se compromete a ajudar seu povo: "Eu serei o teu Deus e tu serás o meu povo." (Ex 6,7)

O homem, por sua vez, aceita a amizade de Deus e promete aderir à sua vontade.

Na Bíblia encontramos o que aconteceu com a Aliança. Ela nos mostra duas coisas:



- Deus nunca falha. Sempre ama a gente apesar de esquecermos da Aliança.


- O homem falha, desobedece, quebra a Aliança. Por isso:
  • Se afasta de Deus, se faz escravo e escraviza outros homens;
  • provoca divisões: ricos, pobres, brancos, negros, jovens e velhos ...;
  • mata ou maltrata os irmãos;
  • mata as crianças inocentes ... (ver exemplos de hoje).

- nosso compromisso:
  • Procurar não perder a amizade de Deus (o catequista deverá explicar como isto se realiza).
  • Observar as coisas no bairro, na escola e em outros lugares: ver o que faz perder a amizade de Deus.



Finalizando, distribuir para os catequizandos as  frases já preparadas.


5. Atividades

  • Pedir aos catequizandos que façam um desenho de acordo com a frase que receberam.
  • Fazer cartazes com os desenhos dos catequizandos.
  • Copiar as frases dos cartazes e escrever uma frase sobre o Encontro de hoje.
  • Escolher oito catequizandos e pendurar neles as oito frases preparadas no início.
  • Deixar que eles mesmos se organizem, conforme a sequência da História da Salvação. Os que ficarem fora da brincadeira deverão observar o jogo.


6. Oração Final e Encerramento

  • Refletir e cantar: "O povo de Deus, no deserto andava ...".
  • Fazer uma celebração da Aliança. Apresentar um símbolo da Aliança, como: anel, papel com algum escrito ("palavra de honra", "eu prometo", "de verdade" ...).
  • Colocar esses símbolos em cima de uma Bíblia aberta, prometendo fidelidade a Deus.
  • Agradecer a Deus as graças que recebemos na catequese e agradecer os nossos pais por nos terem batizado, tornando-nos cristãos.
  • Terminar rezando a oração que Jesus nos ensinou.








Fontes:


  • Bíblia Sagrada
  • Livro Fé - Vida - Comunidade (Ed. Paulus)
  • Livro Somos Povo de Deus (Pe. Orione Silva e Solange Maria do Carmo)

















Nenhum comentário:

Postar um comentário