...

...
...

sexta-feira, 26 de julho de 2024

O que são e quais são os Sacramentos?



SACRAMENTOS: CELEBRAÇÃO DA PRESENÇA VIVA DE JESUS ENTRE NÓS


Iniciamos o nosso encontro conversando sobre o cartaz e a importância dos sinais em nossa vida. Perguntei às crianças que outros sinais nos orientam em nosso dia a dia. Lembramos sinais que indicam lugares, atitudes, proibições e permissões.

Fizemos uma memória do caminho percorrido e comecei a propor o passo novo que estamos dando, apresentando o sentido do sacramento como sinal sagrado.
Numa conversa com a turma, fizemos uma comparação com os sinais do nosso dia a dia e os sinais que nos dão a graça para perseverar na fé.

Após esta conversa inicial, mostrei que o homem é capaz de comunicar algo não só com palavras e ações, mas também com símbolos e sinais. Nosso mundo é cheio de sinais importantes. Todo sinal e todo símbolo quer comunicar, revelar alguns coisa.

Em nossa vida temos muitos sinais que nos lembram ou mostram alguma coisa, por exemplo: um sorriso, um aperto de mão, um beijo, um abraço, um presente. São sinais para mostrar a amizade, perdão e o amor. Jesus usou muitos sinais para mostrar a amizade, perdão e o amor pelos homens, mas apontou sinais especiais chamados SACRAMENTOS.

Os Sacramentos são sinais que marcam nossa vida de fé, eles tornam atual a presença de Jesus em nosso meio e nos dão força para seguirmos Seus passos em nossa vida do dia a dia.

Os Sacramentos são sete: Batismo, Eucaristia, Crisma, Ordem, Matrimônio, Reconciliação e Unção dos Enfermos.

O Batismo, Eucaristia e Crisma são chamados de Sacramentos de Iniciação Cristã, pois nos colocam no caminho de Jesus.

A Ordem e o Matrimônio são chamados de Sacramentos de Serviço à Comunhão, pois marcam o compromisso das pessoas na vivência de sua vocação na família e na igreja.

Reconciliação e Unção dos Enfermos são chamados Sacramentos de Cura, pois são a graça de Deus agindo em nossos momentos de pecado e fraqueza humana e nos momentos da doença.
Os Sacramentos são sete sinais especiais da graça de Deus chegar até nós. São sinais ou presentes que Ele confiou à sua Igreja. O autor dos Sacramentos é Jesus Cristo.

Após a leitura, conversamos sobre o que nos é narrado no texto de Mateus 28, 18-20 onde Jesus Ressuscitado envia seus discípulos a anunciar o Evangelho, a batizar e ensinar a todo o mundo a Boa Nova. Sublinhei como Jesus promete sua presença com os discípulos todos os dias até o fim do mundo.

Terminada a partilha, resolvemos as atividades do livrinho.

Encerramos o encontro com preces agradecendo a Deus porque Ele é bom e está sempre conosco.

Iniciei rezando:
“Senhor, Tu nos deste os sete sacramentos, que são sinais eficazes do teu amor por nós e que nos acompanham a vida inteira.”

Em seguida, pedi que cada criança lesse sobre um Sacramento e, no final de cada prece todos respondiam:
— Obrigado Senhor, porque tu estás sempre conosco!

Finalizando, rezamos juntos: “Senhor, queremos corresponder à Tua graça, que recebemos através dos Sacramentos, com uma vida plena de fé, esperança e amor. Amém!”






















































Nenhum comentário:

Postar um comentário