...

...
...

sábado, 27 de julho de 2024

Coroação de Nossa Senhora - Maio 2024

 

Encerramento do mês de maio com a Santa Missa presidida pelo Padre Jorge e a Coroação de Nossa Senhora pelas crianças da Catequese.



“Quem é essa que avança como aurora?
Temível como exército em ordem de batalha, brilhante como o sol e como a lua, mostrando o caminho aos filhos seus.”




A Lua não tem luz própria e depende da posição do Sol. Quando olhamos para o céu e a vemos brilhante e imponente, olhamos na verdade o Sol refletido na Lua. O Sol é fonte de luz primária, um corpo luminoso. A Lua é fonte secundária, um corpo iluminado.




Quanto mais perto de Maria, mais próximo estamos de Jesus!






ROTEIRO DA COROAÇÃO

TEMA: DOCE, SUAVE MARIA



1. Um menino leva a imagem de Nossa Senhora, seguida por duas meninas levando o sol  e a lua.

2. Um pouco mais atrás, entra um menino vestido de São Miguel Arcanjo.

4. Em seguida, de dois em dois, entram os demais anjos.

5. O menino e as duas meninas que entraram na frente  se posicionam próximo à  imagem, e de frente para a assembleia.

6. As demais crianças, ao chegarem ao altar, formam um semicírculo diante da imagem para início da coroação,

7. O menino que levou a imagem até o altar, coroa Nossa Senhora,




CANTO DE ENTRADA:

Quem é esta que avança aurora?
Padre Marcelo

Quem é esta que avança como aurora?
Temível como exército em ordem de batalha
Brilhante como o Sol e como a Lua
Mostrando o caminho aos filhos seus

Ah, ah, ah, 
minha alma glorifica ao Senhor
Meu espírito exulta 
em Deus, meu Salvador

Quem é esta que avança como aurora?
Temível como exército em ordem de batalha
Brilhante como o Sol e como a Lua
Mostrando o caminho aos filhos seus

Ah, ah, ah, 
minha alma glorifica ao Senhor
Meu espírito exulta em Deus, meu Salvador

Quem é esta que avança como aurora?
Temível como exército em ordem de batalha
Brilhante como o Sol e como a Lua
Mostrando o caminho aos filhos seus

CANTO PARA O MOMENTO DA COROAÇÃO:

Doce, Suave Maria
Salette Ferreira

Doce, suave, Maria, ó mãe de Jesus
Nossa Senhora Rainha, roga por nós. (2x)

Ah! Minha alma glorifica o Senhor!
Ah! Meu Espírito exulta em Deus!
Ah! És bendita em todas as gerações!
Ah! Minha alma se abandona ao Senhor!

Ah! Que se faça a vontade do Pai!
Ah! És Maria humilde serva de Deus!



REGISTRO DE ALGUNS MOMENTOS DA COROAÇÃO






























































































sexta-feira, 26 de julho de 2024

O Batismo, Eucaristia e Crisma são chamados de Sacramentos de Iniciação Cristã, pois nos colocam no caminho de Jesus.


SACRAMENTOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ

Iniciamos o nosso encontro agradecendo a Deus por estarmos reunidos em Seu nome; o Senhor nos ama e por isso nos reúne como Igreja. Fizemos preces entregando a Deus a nossa vida, renovando o nosso compromisso com Jesus, pedindo que Ele nos ajude a ser seu fiel seguidor e que aumente a nossa fé e a nossa confiança no Senhor.

Vimos no encontro passado o que são os Sacramentos. Vamos relembrar.

Os Sacramentos são sinais que marcam nossa vida de fé, eles tornam a atual a presença de Jesus em nosso meio e nos dão força para seguirmos Seus passos em nossa vida do dia a dia.

Os Sacramentos são sete: Batismo, Eucaristia, Crisma, Ordem, Matrimônio, Reconciliação e Unção dos Enfermos.

Os Sacramentos são sete sinais especiais da graça de Deus chegar até nós. São sinais de vida ou presentes que ele confiou à sua Igreja. O autor dos sacramentos é Jesus Cristo.

Jesus quis deixar os Sacramentos em sua Igreja, pois sabia que precisaríamos deles para vivermos melhor nossa fé, visto que comunicam a graça de Deus em cada etapa de nossa vida.

Os Sacramentos são divididos em três grupos: Sacramentos de Iniciação Cristã, Sacramentos de Comunhão e Serviço e Sacramentos de Cura.

O Batismo, Eucaristia e Crisma são chamados de Sacramentos de Iniciação Cristã, pois nos colocam no caminho de Jesus.

A Ordem e o Matrimônio são chamados Sacramentos do Serviço à Comunidade, pois marcam o compromisso das pessoas na vivência de sua vocação na família e na Igreja.

A Reconciliação e Unção dos Enfermos, são chamados Sacramentos da Cura, pois são a graça de Deus agindo em nossos momentos de pecado e de fraqueza humana e nos momentos de doença.

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre os Sacramentos de Iniciação Cristã, que é o tema desse nosso encontro.

Fizemos a dinâmica: Quem é o Mestre?

Conversamos sobre a dinâmica - É muito difícil saber quem é o líder do grupo quando não sabemos como o grupo funciona. É importante observar e entrar no movimento do grupo.

Iniciação é isto: o caminho que vamos fazendo para aprender pela prática o que fazemos, o porque fazemos e o mistério que está escondido nas coisas que fazemos.

Na iniciação cristã o Mestre é Jesus que nos convida a viver em comunidade. Nossos encontros de catequese são um caminho para aprendermos a viver na comunidade. O primeiro passo deste caminho é o batismo que nos mergulha em Cristo.

Como batizados, já crescidos, somos chamados a participar da missa até compreendermos o mistério que está escondido no pão e no vinho - o Corpo e Sangue de Jesus. Quando compreendemos este mistério, é hora de “comungarmos”. A Primeira Comunhão é o passo que cria em nosso coração o desejo de comungarmos com Jesus todos os domingos na Eucaristia.

A Crisma é o Sacramento que nos fortalece com o Espírito Santo - dom de Deus - para testemunharmos a comunhão com Cristo que celebramos na Eucaristia.
Leitura: Lucas 2,41-52

Depois de meditarmos sobre o texto, em que vimos a passagem em que Jesus é encontrado pelos seus pais no Templo sentado em meio aos doutores, ouvindo-os e interrogando-os.

Os meninos, no tempo de Jesus, quando completavam 12 anos eram levados ao Templo para começar sua vida adulta. Esta era a iniciação na vida do povo de Jesus e acontecia numa das grandes festas do Povo.

Encerrando, disse-lhes:

O reencontro de Jesus com Maria e José e sua obediência quando volta para casa são um bom exemplo para nós.

Rezamos juntos, respondendo à Palavra:

“Senhor Jesus, tu que foste criança como eu, ensina-me a viver minha infância e adolescência crescendo como tu em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens. Ensina-me a ser obediente e a aprender com amor as coisas que tu me ensinas para viver a tua a igreja.”

Finalizamos com a oração do Pai-Nosso.






















O que são e quais são os Sacramentos?



SACRAMENTOS: CELEBRAÇÃO DA PRESENÇA VIVA DE JESUS ENTRE NÓS


Iniciamos o nosso encontro conversando sobre o cartaz e a importância dos sinais em nossa vida. Perguntei às crianças que outros sinais nos orientam em nosso dia a dia. Lembramos sinais que indicam lugares, atitudes, proibições e permissões.

Fizemos uma memória do caminho percorrido e comecei a propor o passo novo que estamos dando, apresentando o sentido do sacramento como sinal sagrado.
Numa conversa com a turma, fizemos uma comparação com os sinais do nosso dia a dia e os sinais que nos dão a graça para perseverar na fé.

Após esta conversa inicial, mostrei que o homem é capaz de comunicar algo não só com palavras e ações, mas também com símbolos e sinais. Nosso mundo é cheio de sinais importantes. Todo sinal e todo símbolo quer comunicar, revelar alguns coisa.

Em nossa vida temos muitos sinais que nos lembram ou mostram alguma coisa, por exemplo: um sorriso, um aperto de mão, um beijo, um abraço, um presente. São sinais para mostrar a amizade, perdão e o amor. Jesus usou muitos sinais para mostrar a amizade, perdão e o amor pelos homens, mas apontou sinais especiais chamados SACRAMENTOS.

Os Sacramentos são sinais que marcam nossa vida de fé, eles tornam atual a presença de Jesus em nosso meio e nos dão força para seguirmos Seus passos em nossa vida do dia a dia.

Os Sacramentos são sete: Batismo, Eucaristia, Crisma, Ordem, Matrimônio, Reconciliação e Unção dos Enfermos.

O Batismo, Eucaristia e Crisma são chamados de Sacramentos de Iniciação Cristã, pois nos colocam no caminho de Jesus.

A Ordem e o Matrimônio são chamados de Sacramentos de Serviço à Comunhão, pois marcam o compromisso das pessoas na vivência de sua vocação na família e na igreja.

Reconciliação e Unção dos Enfermos são chamados Sacramentos de Cura, pois são a graça de Deus agindo em nossos momentos de pecado e fraqueza humana e nos momentos da doença.
Os Sacramentos são sete sinais especiais da graça de Deus chegar até nós. São sinais ou presentes que Ele confiou à sua Igreja. O autor dos Sacramentos é Jesus Cristo.

Após a leitura, conversamos sobre o que nos é narrado no texto de Mateus 28, 18-20 onde Jesus Ressuscitado envia seus discípulos a anunciar o Evangelho, a batizar e ensinar a todo o mundo a Boa Nova. Sublinhei como Jesus promete sua presença com os discípulos todos os dias até o fim do mundo.

Terminada a partilha, resolvemos as atividades do livrinho.

Encerramos o encontro com preces agradecendo a Deus porque Ele é bom e está sempre conosco.

Iniciei rezando:
“Senhor, Tu nos deste os sete sacramentos, que são sinais eficazes do teu amor por nós e que nos acompanham a vida inteira.”

Em seguida, pedi que cada criança lesse sobre um Sacramento e, no final de cada prece todos respondiam:
— Obrigado Senhor, porque tu estás sempre conosco!

Finalizando, rezamos juntos: “Senhor, queremos corresponder à Tua graça, que recebemos através dos Sacramentos, com uma vida plena de fé, esperança e amor. Amém!”