...

...
...

segunda-feira, 10 de junho de 2024

Os Mandamentos que falam do amor ao próximo


AMOR AO PRÓXIMO

No encontro de hoje, Jesus nos convida a amar o próximo como a nós mesmos. 0 que isso significa? Você se ama? Você ama a sua vida?

Se eu não me amo não saberei amar os outros. Se eu me amo pouco vou amar pouco os outros, não vou respeitá-los.

Leitura: Jo 13, 1-15

Jesus nos deu vários exemplos e como devemos amar uns aos outros. Um deles foi o lava-pés. Jesus se colocou numa atitude de serviço que só os escravos faziam na época: lavou os pés de todos. Somos iguais. Não superiores e inferiores. Devemos ter uma relação de respeito e de amor uns para com os outros. Por isso, os últimos sete mandamentos nos pedem que vivamos o amor ao próximo.

Lembramos os três primeiros mandamentos que falam do amor a Deus e expliquei hoje os sete últimos sobre o amor ao próximo.

Nos dez mandamentos, os três primeiros falam do amor a Deus e hoje a Igreja apresenta para nós dessa forma:
1) Amar a Deus sobre todas as coisas.
2) Não tomar seu santo nome em vão.
3) Guardar domingos e festas de guarda.

Os outros sete mandamentos que falam do amor ao próximo são:
4) Honrar pai e mãe.
5) Não matar.
6) Não pecar contra a castidade.
7) Não furtar.
8)Não levantar falso testemunho.
9) Não desejar a mulher do próximo.
10) Não cobiçar as coisas alheias.

Depois das atividades, encerramos rezando juntos:
Venha Senhor, nos abençoar, para que em nossa vida nunca nos falte amor. Dê-nos forças para sermos pacientes, bondosos, alegres, tranquilos e caridosos. Afaste de nós a irritação, a maldade, a tristeza, a violência e o egoísmo. Assim, viveremos felizes e ajudaremos o mundo a ser melhor. Amém!




















Os três primeiros Mandamentos falam do amor a Deus



AMOR A DEUS


Jesus disse que o primeiro e mais importante mandamento é este: “Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu entendimento”.

Neste mandamento encontram-se os três primeiros mandamentos: Amar a Deus sobre todas as coisas, não tomar seu santo nome em vão e guardar domingos e festas de guarda.

A um Deus que nos ama tanto só podemos amar com todo o nosso coração. Não vemos com nossos olhos a Jesus, ao Pai e o Espírito Santo, mas acreditamos, temos fé, a certeza de que Deus está sempre perto de nós. Como nós respondemos a esse Deus que nos ama e que está sempre perto de nós? O que fazemos para demonstrar nosso amor?

Jesus nos diz que Deus deve estar em primeiro lugar em nossa vida. O que isso significa?

Às vezes colocamos outras coisas em primeiro lugar e deixamos Deus de lado. O que é mais importante em sua vida? Deus está em primeiro lugar? Há pessoas que colocam em primeiro lugar o celular, o notebook, as redes sociais, a internet, o dinheiro, o poder etc. e deixam Deus de lado. Nem sempre essas pessoas são tão felizes, porque falta Deus em seu coração e conduzindo sua vida.

Quando uma pessoa ama, respeita a outra. Para o povo judeu até o nome de Deus é santo, por isso precisa ser respeitado. Não devemos usar o nome de Deus para justificar nossas ações.

Quando uma pessoa ama procura estar sempre perto de quem ama. Quando essa pessoa está distante, em outro lugar, procuramos manter uma relação através de e-mail, Facebook, carta, mensagem. E como podemos manter uma relação com Deus? Uma das formas é a oração. A oração pode ser pessoal ou comunitária.

Desde o início Jesus nos ensinou a rezar. A Igreja sempre se reuniu para rezar. Vocês lembram que nós vimos que o domingo se tornou o dia da reunião dos cristãos após a ressurreição de Jesus? Por isso o domingo é muito importante para nós. É o dia de celebrarmos juntos a vida, a morte e a ressurreição de Jesus.

Há outros dias festivos além dos domingos que os cristãos são convidados a estar juntos para celebrar: a quarta-feira de cinzas, o triduo Pascal, o Natal etc.

A seguir fizemos as atividades do livrinho.

Finalizamos pedindo perdão a Deus pelas vezes em que o trocamos por outras coisas, em que deixamos de rezar, em que deixamos de dar valor ao Senhor.























































Deus entrega a Moisés as Tábuas contendo os Dez Mandamentos


AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO

No começo de mais um dia de Catequese, lembrando o trato que fizemos no encontro passado de seguir os ensinamentos de Deus, vamos pedir a ele que nos dê força para não nos afastarmos do seus caminhos.

Com as mãos erguidas rezamos:
"Venha, Senhor, nos fortalecer e iluminar. Venha nos dar disposição para seguir sua Palavra. Que ela nos guie no caminho da paz e nos faça felizes e fortes na fé. Venha nos proteger e guiar, para que nenhum se afaste de seus caminhos. Amém!"

Organizei uma breve conversa entre os catequizandos sobre: o que são leis, que leis conhecem, se as leis são importantes e por que, se as leis ajudam as pessoas a serem felizes e como isso acontece, quais as leis que devemos seguir em nosso dia-a-dia e outras questões que surgiram no decorrer da conversa.

Terminada a partilha, expliquei para as crianças que as leis são produzidas somente pelas pessoas. Sabemos que Deus também elaborou leis, que são conhecidas como os Dez Mandamentos. Elas existem e são seguidas há mais de 2.500 anos.

Para entrarmos no nosso tema de hoje, fizemos uma breve recordação dos nossos últimos encontros.

Vimos em encontros anteriores que Deus sempre suscitou pessoas para estarem à frente de seu povo e que Moisés foi uma dessas pessoas chamadas por Deus para ser mediador da libertação do Povo de Israel, após ter feito uma profunda experiência com Deus na sarça ardente.

Foi Moisés que, cinquenta dias após a primeira Páscoa, no Monte Sinai, recebeu as Tábuas da Aliança, ou seja, os Dez Mandamentos. Deus se manifestou a Moisés e ao povo, dando-lhe os Dez Mandamentos que constituem a Sua Lei, a lei do amor a Deus e ao próximo.

O povo fez um trato de seguir os mandamentos de Deus, mas o povo nem sempre cumpriu essa promessa.

Depois de fazer a aliança com Deus, prometendo seguir seus ensinamentos, o povo seguiu viagem pelo deserto. Ainda ia demorar um pouco para chegar à Terra Prometida. Talvez demorasse bastante. Ninguém sabia com certeza quanto ia demorar. E nessa incerteza o povo ficava bastante desanimado. Num desses momentos de desânimo, enquanto Moisés subiu à montanha para rezar, o povo de Deus vacilou e trocou Deus por um bezerro de ouro (Ex 31-36,6).

O povo tinha feito um trato de seguir os mandamentos de Deus, mas virou as costas e esqueceu de cumprir a promessa. Moisés chamou a atenção do povo, mostrando o seu grande erro. Deus era a pessoa mais importante para o povo. Como o povo podia ter abandonado Deus para ficar dançando diante de um bezerro feito de ouro? Mas o povo percebeu o erro que havia cometido e Deus perdoou.

Os Mandamentos expressam a vontade de Deus para o homem, isto é, mostram de que modo Deus quer que os homens vivam, para sermos santos e felizes.
Hoje conhecemos cada um dos mandamentos e compreendemos a importância da Lei de Deus em nossa vida.

Deus fez um pacto de amizade, uma aliança com seu povo e, entregando a Moisés, que era o líder do povo as tábuas contendo os os mandamentos. Essas palavras resumem a lei dada por Deus ao Povo de Israel no contexto da aliança. Essa lei indica o caminho seguro e feliz para viver bem e em paz com Deus, com o próximo, com a natureza e consigo mesmo.

Ao apresentar os mandamentos, traça, para cada um de nós, em particular, o caminho de uma vida livre da escravidão do pecado. Os mandamentos não podem ser compreendidos apenas como proibição, mas sim como projeto de uma vida saudável e frutuosa.

Os três primeiros falam do nosso encontro, da nossa relação com Deus. Nos sete restantes, Deus nos ensina como viver em paz e em fraternidade.

Depois de conhecer cada mandamento, convidei as crianças para uma dinâmica sobre os Dez Mandamentos.
(Ver dinâmica no final da página).

Terminada as atividades, convidei as crianças para a oração final e encerramento.
Motivei: Quando o povo de Deus errou, trocando Deus por um bezerro de ouro, todos se arrependeram e Deus perdoou, para que o povo não errasse mais. Vamos, então, rezar pedindo perdão pelas vezes em que nós erramos e trocamos Deus por outras coisas.

Com a mão no coração, repetimos juntos:
"Deus de amor, queremos pedir que o Senhor nos perdoe por todas as vezes em que trocamos o Senhor por outras coisas, em que deixamos de rezar, em que deixamos de dar valor ao Senhor. Queremos também que o Senhor coloque em nossos corações um amor muito grande e muito forte, para que nunca nos afastemos do Senhor. Amém!"

















































DINÂMICA PARA ENCONTRO SOBRE OS DEZ MANDAMENTOS

As “tabuinhas” foram feitas de EVA e cartolina, e os números com tampinhas de caixas de leite. Separei a turma em duas equipes, cada uma com dez tabuinhas para que encaixem as tampinhas de acordo com o mandamento (Êxodo 20).