...

...
...

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Primeira Eucaristia (2014) - Comunidade Nossa Senhora das Graças




Dia 08 de junho de 2014 foi um dia muito feliz para todos nós! Nossos pequeninos, de duas turmas de Catequese, receberam o Sacramento da Eucaristia. Na mesma celebração, minha querida catequizanda Kailane foi batizada. Foi muita emoção!

Eu não havia programado data para este acontecimento, fui cumprindo o planejamento dos encontros e deixei correr. Quando já dava para prever quando seria o último encontro, comuniquei à minha Coordenadora. Dias depois, nós catequistas e a Coordenadora, nos reunimos para marcar datas para os dois últimos encontros (entrega do Pai-Nosso e Profissão de Fé), para a Confissão e para uma reunião com os pais dos catequizandos, para falarmos sobre a roupa e detalhes da festa de confraternização.







Tudo deu certinho! Nos dois últimos sábados que antecederam a véspera do grande dia, fizemos num sábado a entrega da oração do Pai Nosso, e no outro, a Profissão de Fé, com a presença do nosso pároco, Padre Vanildo. Ficamos com o sábado da véspera livre para arrumar o Salão Paroquial.

Dois dias antes, publiquei  no facebook, um convite para a Primeira Eucaristia das crianças. Ficou assim:




A Comunidade Nossa Senhora das Graças está se preparando,
 com grande alegria, para receber os pais, catequizandos 
e comunidades em geral, no próximo domingo, dia 08/06, às 8:00 horas,
 para a Primeira Eucaristia dos nossos pequeninos
 de duas turmas da Catequese.
Foi uma longa caminhada, com muita fé e perseverança,
 tanto das crianças, como das catequistas.
Nesse dia, Jesus Eucarístico se tornará o corpo
 e o sangue vivo em mais treze corações! 






Eu pensava que quando chegasse esse dia, eu estaria ansiosa, mas pelo contrário, estava muito tranquila, muito feliz. Já havia pensado em tudo, já estava preparada para este grande momento. 

Os preparativos foram cuidados com muita delicadeza, com muito zelo, por se tratar de um dia marcante na vida dos catequizandos. Cuidamos de cada detalhe com muito amor, carinho e dedicação.

As crianças comentavam que estavam ansiosas! 

E o grande dia chegou! Deus nos presenteou com uma manhã linda, ensolarada! A igreja estava repleta! A missa foi linda, com momentos de muita emoção! Na mesma ocasião, a minha catequizanda Kailane foi batizada.

Digo que coração de catequista tem que ser forte, pois na hora de colher os frutos, as alegrias vêm numa avalanche, e com tanta intensidade, que "haja coração!"

E foi assim! Numa data tão importante para a nossa Igreja, dia em que comemoramos Pentecostes, minha turminha querida recebeu Jesus Eucarístico pela primeira vez, juntamente com a turminha da catequista Regina. 

Vou postar algumas fotos que mostram um pouco de como tudo aconteceu. Não dá para postar todas, pois tenho mais de quinhentas fotos que registram esse grande momento.









































































































♫ Quem me dará um ombro amigo
Quando eu precisar?

E se eu cair, se eu vacilar
Quem vai me levantar?


Sou eu, quem vai ouvir você

Quando o mundo não puder te entender

Foi Deus, quem te escolheu pra ser

O melhor amigo que eu pudesse ter. ♫




♫ Amigos, pra sempre
Bons amigos que nasceram pela fé
Amigos, pra sempre

Para sempre amigos sim, se Deus quiser! 






♫ "Quem é que vai me acolher
Na minha indecisão?

Se eu me perder pelo caminho
Quem me dará a mão?

Foi Deus, quem consagrou você e eu
Para sermos bons amigos, num só coração
Por isso eu estarei aqui
Quando tudo parecer sem solução." 





♫ "Peço a Deus que te guarde
(Que te guarde, abençoe e mostre a sua face)


E te dê a sua paz!" ♫














"É importante que as crianças se preparem bem para a primeira comunhão e que todas as crianças a façam, porque é o primeiro passo desta forte adesão a Cristo, depois do Batismo e da Crisma."

Papa Francisco





VOU FALAR AGORA UM POUQUINHO SOBRE OS MEUS AMADOS E 

ETERNOS CATEQUIZANDOS ...








Ah, Pedro Moreira, meu catequizando querido! Comigo desde a pré-catequese! Tão cavalheiro! Sempre nos presenteando com flores! Ninguém aguardou tão ansiosamente como ele, por este momento! Tenho tantas histórias pra contar sobre o Pedro que daria para escrever um livro! Um dia, num ensaio, se não me engano, para homenagear as mães em seu dia, perguntei-lhes se estavam mesmo preparados para a apresentação e disse que estava nervosa. Aí o Pedro disse: "Puxa tia, depois de tantas coroações, de tantas coisas que já fizemos, já dava pra você confiar na gente! Não fizemos tudo certinho?!!!" Caramba, ele me desmontou! Verdade mesmo! Eles faziam maior bagunça nos ensaios, mas no dia davam conta do recado direitinho ... (rs). E o Pedro é o que mais fica animado pra participar das atividades na Igreja, dá sugestões e conta tudo em casa para os pais. Ele é um fofo! (foto 1 - na pré-catequese)  

















Essa é a Kailane Sá, comigo desde a pé-cateque (foto 1). Kailane é uma criança muito carinhosa, muito amiga. Tenho algumas historinhas pra contar sobre ela. Uma foi o dia em que falando sobre Maria, e  ao dizer que ela guardava e meditava tudo no coração, resolvi perguntar se eles sabiam o que era meditar, e a Kailane prontamente, disse que sabia, colocando as pernas em cima da cadeira, em posição de yoga, e fez um som assim com a boca: On .. on... on .... Não consegui conter o riso. Depois, é claro, expliquei o que é meditar! rs Em outro encontro, em que falava sobre a Palavra de Deus, dizia-lhes que que a Bíblia é um livro muito antigo, então ela me disse: "Bem se vê que é antigo, pois a tua Bíblia é bem velhinha!" rs Ela era muito tímida, na pré-catequese eu tinha que ir buscá-la do lado de fora da sala, pois ela sempre se escondia, envergonhada, Hoje ela se apresenta no grupo de dança da Igreja e faz tudo muito certinho, com muita graça. Ela é um amor!  Abaixo, cartinha de amor que ela me escreveu, nos tempos de pré-catequese. Pensou que eu não ia guardar? Nesse dia, quase chorei! 





























Olha aí, o Kaiky, meu primeiro catequizando! Sempre esteve comigo! Lembro quando comecei, quando tentei dar catequese lá na Comunidade Santa Maria. Eram quatro crianças, contando com o Kaiky, e as outras três eram da mesma casa, e parece que não havia muito interesse dos pais em levá-los para os encontros. Fiquei tão frustrada que decidi desistir da ideia de ser catequista. Guardei todo o material de catequese numa caixa e ali estava disposta a arquivar esse sonho. Foi quando a Graça me chamou para a Catequese na Matriz. Hesitei um pouco, mas acabei aceitando (quando Jesus chama, não tem como fugir!). Levei o Kaiky comigo. O Kaiky não é mole não! rs Muito levado!!! Quando junta com o Pedro Moreira, é um tal de "Olha, tia, o Pedro!", "Olha, tia, o Kaiky!"; precisava separá-los sempre. Nesse convívio, descobri como o Kaiky é talentoso! Tem uma voz linda! No dia das mães, cantou lindamente para as mães de nossa comunidade! É muito participativo, está sempre animado para as atividades da Igreja! Quero ver o Kaiky no Grupo de Canto e cantando salmos, se Deus quiser! Te amo, Kaiky, meu lindo! 





















Livia, "você é uma gênia!!!" (rs) Josiane fala assim pra ela, porque a Lívia conhece muitos jogos da internet. Lívia Porto, minha catequizanda assídua, interessada, participativa! Não gostava de faltar à catequese! A mãe diz que não havia convite para nenhum passeio (nem para ir ao shopping! rs) que a fizesse desistir de ir aos nossos encontros! Muito sensível! Eu vi lágrimas em seus olhinhos quando ouvimos em um dos nossos encontros a música "Conheço um Coração ...", que fala do amor de Jesus, que morreu na cruz para nos salvar. Ah, lembrei de um dia, lá no início, quando falando ligeiramente, pois ainda não era o momento, sobre a libertação do povo do Egito, disse alguma coisa sobre as pragas do Egito. A Lívia queria saber quais eram e onde estavam na Bíblia. Disse-lhe que no momento certo, falaríamos sobre isso. Ela não esquecia! Quando chegou o momento, falei: "Agora, Lívia, vamos conhecer as pragas do Egito!" rs Ela é uma criança adorável! 















Doce Jovanna! Muito carinhosa, atenciosa e muito alegre! Aprende tudo muito rápido, pois presta muita atenção. Por ser muito quietinha, quando fazia uma baguncinha, eu falava: "Até você, Jovanna?" E ela ria. Gosta de participar das atividades da Igreja. Faz sempre tudo certinho, com muita dedicação! Jovanna chegou depois, já na Catequese, e se enturmou rapidinho. Gosta muito de estar na Igreja, de estar com os amiguinhos da Catequese! Jovanna, minha linda, a tia Gathe te ama!











Esse é o Giovani! Lembro do dia em que ele e o pai se aproximaram de mim, no pátio da igreja, e o pai me falou: "Dona Gathe, queria colocar meu filho na Catequese!" Fiquei toda feliz e pedi que ele me procurasse no sábado. Estava ainda com os pequeninos da Pré-Catequese, mas todos estavam chegando à idade de Catequese e pretendia continuar com eles. Expliquei isso para o Giovani e ele concordou em ficar já na turminha. Ele sempre se comportou com o irmão mais velho das outras crianças, mas não deixava também de fazer uma baguncinha de vez em quando! rsrs É muito carinhoso, educado, atencioso! Muito amigo! O Grupo de canto tem aí mais um talento! Ele toca guitarra! É um pouco tímido, mas já perdeu bastante da timidez, pois trabalhei muito esse seu lado na Catequese. Sempre o "empurrei" para a frente da Igreja, pois não quero que eles sejam iguais a mim nisso, que tenho grande dificuldade de ir lá na frente, de falar em público, sempre preferindo trabalhar atrás ("nos bastidores"). Sei que isso não é positivo! Sei que ele muitas vezes, fez muita coisa só pra me agradar! Quanto deve ter sido difícil pra ele colocar roupa de anjo nas Coroações! rsrs No ano passado, consegui que ele colocasse asas enormes, pois se vestiu de arcanjo Gabriel! kkkk Mas tenho certeza, que um dia, ele vai lembrar com saudade desse tempo! Vai contar com alegria para os seus filhos as suas experiências na Catequese! Obrigada, Giovani, por tudo! Continue sendo essa pessoa linda! Deus te abençoe! 















Juntaram-se a nós, no meio da caminhada, Maria Fernanda De Souza e Thiago Rodrigues, que já haviam iniciado a Catequese onde moravam e vieram caminhar conosco. Que pena que não puderam fazer a Primeira Comunhão no mesmo dia, conforme era também o desejo deles e de seus pais! É que os padrinhos, que moram em São Paulo, não podiam vir para o Rio, por motivos justificáveis. Ambos estavam preparados para receber o Batismo e a Primeira Eucaristia, então foram liberados para receberem os sacramentos na cidade de seus familiares. Foram lembrados, no momento celebração, pelo nosso pároco, que explicou a razão deles não estarem presentes. São carinhosos, educados e muito dedicados! Na festa da Padroeira, Maria Fernanda participou da coreografia, e estava muito linda! Na Coroação do mês de maio de 2013, ela representou com muita graca, Nossa Senhora do Carmo. E o Thiago? Estava lindo vestido de São Miguel Arcanjo, na Coroação do mês de novembro último!!! Senti falta deles entre os outros! Mas, por todo amor que tenho às crianças, o que quero é o melhor para elas! Deus abençoe o Thiago, a Maria Fernanda e sua família! A Catequese continua de braços abertos para eles! 

















E Deus tinha os seus planos! Ele me preparava! No final da Pré-Catequese, Ele me surpreende! Não queria que eu catequizasse somente uma hora e meia, aos sábados! Ele queria agora que eu catequizasse mais uma criança, agora, todos os dias, durante 24 horas! Ele coloca a Josiane na minha vida! Ele esperou que eu ficasse preparada para mais essa missão, pois antes de dizer meu sim a Jesus, talvez não soubesse como lidar com ela, pois trabalhava com adultos e com o lado feio da vida (tenho como formação o Direito, e durante anos exerci minhas atividades junto a Vara Criminal, onde os assuntos não são nada leves!) Fiquei assustada, mas entendi que Deus estava me presenteando. Ele não queria que eu ficasse mais sozinha, Ele estava me dando uma companheirinha. E ela é assim pra mim: minha filha, minha amiga, minha sobrinha, minha irmãzinha mais nova! Ela veio para acrescentar. Ela estava passando por um momento que acho ser o pior, o mais triste para uma criança. Contei para os meus catequizandos o que estava acontecendo, e eles a acolheram com muito carinho. Parece que as crianças ficaram ainda mais unidas com a chegada da Josiane. E ela me ajudou muito na Catequese. Em casa me ajudava a preparar lembrancinhas, a fazer trabalhinhos no computador. É bagunceira também; quando está com o Kaiky, brincam e brigam como se ela tivesse a mesma idade dele! rs Eu agradeço a Deus todos os dias por ter colocado a Jo na minha vida, pois agora, em casa, não me sinto mais só, e para que eu também a educasse na fé, pois não gostava de vê-la tão afastada da Igreja. Naquele momento tão importante, no domingo, mais uma razão para eu estar tão feliz: ter a Josiane entre os meus catequizandos! Que Deus abençoe a minha menina e que ela nunca se afaste dos caminhos de Deus! 










Confraternização no salão  paroquial com os 

pais, familiares e amigos dos catequizandos. 

Muita alegria e descontração!






















































 



















































CARTA AOS PAIS DOS CATEQUIZANDOS








Queridos Pais


Como foi bom fazer parte dessa linda caminhada que seu filho percorreu rumo a Jesus Cristo!

Foram mais de três anos de evangelização e aprendizado. Tanto eu ensinei e evangelizei, como também aprendi e fui evangelizada por seu filho.

Agradeço a todos vocês,  pais e familiares, pela confiança, compreensão e por ter caminhado junto conosco.

A igreja, no dia da Primeira Comunhão fica cheia; repleta de pais e familiares felizes por verem suas crianças indo ao encontro de Jesus Eucarístico. Que isso se torne PERMANENTE! Afinal, a catequese precisa fazer parte por toda a vida da família. 

Nós, catequistas, somos somente um suporte que a Igreja oferece, mas os verdadeiros “catequistas” são você PAI, e você MÃE. Evangelizamos seu filho uma hora semanal, enquanto vocês PAIS tem 24 horas diárias para sempre evangelizar seu filho e ensiná-lo o caminho certo que deve andar (Provérbios 22,6).

Pais, vá e levem sempre seus filhos ao encontro de Jesus!  Levem-os sempre à missa para receber Jesus na Comunhão, que é o nosso alimento espiritual, o que nos dá forças para superar obstáculos diários.

Pais, o coração do seu filho é terra fértil (boa), que poderá dar bons frutos futuramente, mas pra isso é preciso arar a terra, semear, cuidar dia após dia, podar a planta depois de crescida, para que cresça sempre endireitada, e depois disso chegará o momento de colher e saborear com alegria o tão esperado “fruto”.

Não podemos deixar nossa fé morrer! É preciso cultivar nossa fé todos os dias. Precisamos rezar sempre com os filhos e pelos filhos. Ensine seu filho a rezar e pedir a Deus que graças sejam alcançadas, mas não esqueça de ensinar a seu filho a tornar a oração um hábito diário, ou seja, as crianças precisam saber que a oração é igual ao nosso alimento de cada dia, que precisamos todos os dias para nossa nutrição, e assim também é a oração, que nutre nossa força espiritual.

Pais, não se iludam achando que poderão educar seus filhos distantes da Igreja e distante de Deus, que isso é pura ilusão. 

Devemos nos alegrar por sermos filhos de uma Igreja que tem Pai que é nosso Deus, que tem Mãe que é Maria Nossa Senhora, e que tem Jesus que é nosso Salvador e, por isso, nos tornamos uma família Católica, FAMÍLIA essa que deve sempre permanecer unida, indo a missa e celebrando sempre a Comunhão em Jesus Cristo.

Estas são palavras de quem sempre acolheu carinhosamente seu filho e que levará sempre no coração o rostinho de cada um. Peço desculpas por algo que deixei a desejar, mas tenha a certeza que tudo o que fiz foi por amor primeiramente a Deus, a Jesus e a Maria nossa mãe, e por amor e carinho a seu filho.

Saiba que a caminhada não terminou, apenas iniciou. A catequese sempre estará de portas abertas para que seu filho continue firme em Cristo.

Deus os abençoe! Muito obrigada por ter confiado em mim e por ter me dado a oportunidade de fazer tão belo trabalho, tudo para a honra e glória de Jesus! 


Catequista Gathe

(Carta copiada do blog Catequese com Crianças, do catequista Jonathan Cruz, sendo feitas algumas adaptações).





Como é bom ter a consciência do dever bem cumprido!





"A minha alma engrandece o Senhor, 
e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,
porque ele olhou para a humildade de sua serva.
Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz,
porque o Poderoso fez para mim coisas grandiosas."
(Lc 1,47-49)

Obrigada, Jesus!
Obrigada, Mãezinha do Céu!




4 comentários:

  1. Parabéns as catequistas pela linda missão que assumiram de apresentar o Cristo e ser testemunho do Seu amor... E as crianças, desejo que esse dia não se apague da memória e do coração, e que possam viver as maravilhas de ser par com Jesus, e que resplandeçam esse amor!

    ResponderExcluir
  2. Amém! Obrigada, Vania! Eu estou muito feliz e agradecida a Deus por ter me confiado tão bela missão. Foram quase quatro anos de evangelização e aprendizado. Tanto eu ensinei e evangelizei, como também fui evangelizada pelas crianças. Hoje, eu posso dizer, vale muito a pena servir a Jesus! Se existiram dificuldades, nem me lembro mais delas, pois as alegria superaram tudo. Obrigada, mais um vez, pelas suas palavras carinhosas! Paz e bem!

    ResponderExcluir
  3. Eu preciso de uma mensagem para minha filha catequisana, por favor obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja espontânea... Fale o que tiver no seu coração!
      Ela vai fazer a Primeira Comunhão agora? Se sim, parabéns por esse dia tão importante na vida de sua filha, em que vai receber pela primeira vez Jesus na Eucaristia. Abraço fraterno!

      Excluir